EXPERT A+, um projeto que contribui para a eficiência energética e hídrica dos edifícios

Em declarações ao COMPETE 2020, António Tadeu, Presidente da Direção do ITeCons comenta que “um dos principais objetivos deste projeto é desenvolver uma plataforma dedicada à promoção e especialização das empresas que intervêm em infraestruturas complexas, auxiliando os projetistas, peritos e gestores na tomada de decisões informadas”.
 
 
 
ExpertA+ | Promoção da eficiência energética e hídrica em infraestruturas complexas
 
 
1. Sìntese
 
Conversamos com o Professor António Tadeu, Presidente da Direção do ITeCons sobre o projeto EXPERT A+, de extrema importância na promoção da competitividade do tecido empresarial nacional e na promoção coletiva da eficiência energética e hídrica de infraestruturas complexas.
 
Em Portugal, o processo de conversão/utilização de energia contribui para cerca de dois terços do total das emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa. Atualmente, as infraestruturas complexas, como centros hospitalares, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), estabelecimentos de ensino, complexos desportivos, piscinas municipais e centros comerciais, estão sujeitos à emissão periódica de certificado energético, este documento deverá conter informação para o consumidor acerca do desempenho energético e das oportunidades de melhoria a implementar. Contudo, existe um conjunto de desafios inerente à definição de estratégias de racionalização de consumos nestas infraestruturas.
 
Tendo em conta o nexo água-energia, também a redução do consumo de água promove a eficiência energética, se se considerar, por exemplo, a energia necessária para aquecer ou pressurizar a água nas infraestruturas. Existem também oportunidades de melhoria nos sistemas públicos, na captação, na bombagem e no tratamento de água e de águas residuais.
 
O Projeto Expert A+ visa contribuir para o aumento da especialização das pequenas e médias empresas que intervêm na construção, gestão, manutenção e requalificação de infraestruturas complexas, responsáveis por um consumo intensivo de energia e água. Um dos principais objetivos deste projeto é desenvolver uma plataforma dedicada à promoção e especialização das empresas que intervêm em infraestruturas complexas, auxiliando os projetistas, peritos e gestores na tomada de decisões informadas.
 
Esta consciencialização sobre a eficiência energética e hídrica de grandes edifícios motivou a organização de seminários Expert A+. Neste âmbito, o Itecons convidou instituições, empresas, projetistas, peritos e gestores de infraestruturas complexas a participarem nestas ações de sensibilização para debaterem os principias desafios que os edifícios responsáveis por grandes consumos de energia e água representam. O primeiro seminário Expert A+ decorreu no dia 7 de dezembro de 2018, nas instalações do Itecons, em Coimbra. O sucesso desta primeira sessão levou o Itecons a promover uma segunda edição, que decorreu no dia 15 de fevereiro de 2019, no Porto.
 
Para além das ações destinadas aos profissionais do sector, o Itecons tem vindo a criar ações destinada ao público em geral com o intuito de sensibilizar os utilizadores destes espaços para o seu papel na redução de consumos energéticos e hídricos.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “ExpertA+ | Promoção da eficiência energética e hídrica em infraestruturas complexas“ é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio às Acções Colectivas, com um investimento elegível de cerca de 412 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 350 mil euros.
 
 
3. Links úteis
 
>Página do projeto ExpertA+ 
 

27/09/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia