I4M - Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação

Investigação portuguesa cria solução integrada e inteligente de micro molde, sistema de manipulação e de controlo para a produção de micro peças, com a vantagem de reduzir desperdícios (menor consumo do material dos jitos), custos em matéria-prima e processos e impacte ambiental.

 

1. Síntese
 
O projeto I4M - Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação visa a investigação de um novo paradigma de ferramenta vocacionada para micropeças injetadas, materializada numa solução integrada inteligente constituída por um micro molde, um manipulador personalizado e respetivo sistema de controlo. 
Preconiza-se a redução dos desperdícios associada ao menor consumo do material dos jitos e personalização da peça no processo de moldação, permitindo redução de custos em matéria-prima e otimização do tempo de produção, reforçando a posição do fornecedor junto do cliente.
 
No I4M pretende desenvolver-se um sistema de manipulação das micropeças perfeitamente integrado com o micro molde para concretizar as operações de carga, descarga e montagem, atendendo às tolerâncias dimensionais, geométricas e de forma adequadas ao nível de precisão requeridas pelo cliente e às condições operacionais.
 
 
2. Sobre o projeto I4M: Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação
 

 
Em declarações ao COMPETE 2020, Emanuel Ramanlhão, responsável pelo projeto I4M - Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação comenta que este “visa a realização de investigação que permita ao consórcio estabelecer e validar um novo paradigma de ferramenta vocacionada para micropeças injetadas, à base de polímeros, materializada numa solução integrada inteligente constituída por um micro molde, um manipulador de componentes/peças personalizado e o respetivo sistema de controlo. 
 
 

 O projeto I4M envolve um consórcio constituído pela empresa Edilásio Carreira da Silva e duas entidades do sistema nacional I&D, o CENTIMFE (Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos) e o IPN (Instituto Pedro Nunes). 

A miniaturização e a integração mecânica, de funções de controlo e de sensorização dentro de espaços confinados são uma tendência no desenvolvimento de produtos de reduzida dimensão. As previsões para este tipo de microprodutos complexos onde é necessário diversas operações, entre elas a montagem de componentes de reduzida dimensão, indicam que esta continuará a ser uma tecnologia crítica para produtos de alto valor acrescentado num grande número de setores industriais tais como a saúde, telecomunicações, defesa, aeroespacial, farmacêutica, biomédica, automóvel, entre outras. 
Em termos de fabrico, a forte incorporação tecnológica e a integração de funções, envolvendo tecnologias inovadoras e sofisticadas de sensorização, conduzirá ao aumento da eficiência dos sistemas de produção e à diminuição dos defeitos das micropeças. É nesta perspetiva que surge a necessidade da criação de um novo produto, um micromolde, que integre as diferentes soluções capazes de dar resposta às dificuldades dos microprodutos de elevada complexidade, que necessitem de várias operações de montagem, movimentos específicos para alterar a sua geometria e de manipulação específica das micro peças. O molde é por isso a peça central de toda a operação e dinâmica que envolve o fabrico de micro componentes, a que neste projeto se pretende alcançar. 
O programa COMPETE 2020 é sem dúvida uma peça fundamental no suporte deste tipo de projetos, uma vez que permitiu reunir este consórcio com um conhecimento multifacetado no desenvolvimento deste produto de valor acrescentado, revelando-se crucial na sua implementação”.

 

 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto I4M: Inovação no Micro Molde e Micro Manipulação é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, com um investimento elegível de 799 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 521 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 

21/09/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa