Cancel Stem: projeto de 2,5 milhões de euros para tratamento do cancro

Trata-se de um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, liderado pelo i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, ao qual se juntaram 75 investigadores de 18 equipas de investigação portuguesas, com um objetivo comum: explorar novas formas de entender e combater o cancro.

 

Síntese

O cancro é um dos principais problemas de saúde relacionados com o envelhecimento nos países desenvolvidos. As Células Estaminais do Cancro (CSC) foram identificadas em vários tipos de cancro e desempenham um papel crucial na tumorigénese, metastização, e resistência à terapêutica. Novas terapias anti-neoplásicas precisam ser desenvolvidas tendo as CSC como foco, de forma a inibir o crescimento tumoral, reduzir a frequência metastática e melhorar o tratamento do cancro a nível clínico. 

O projeto de Investigação em Células Estaminais do Cancro, ou Cancel Stem, junta os conhecimentos científicos de 18 investigadores principais de 3 excelentes institutos portugueses (i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, Centro de Neurociências e Biologia Celular – CNC, da Universidade de Coimbra e o Instituto Gulbenkian de Ciência – IGC) que trabalham em questões relacionadas com células estaminais e com cancro. Este consórcio visa identificar os eventos moleculares, celulares e extracelulares do tumor que contribuem para a aquisição de propriedades estaminais dentro de um tecido neoplásico. Além disso, pretendem transferir os resultados obtidos ao longo do projeto para a identificação de novos biomarcadores para monitorizar doentes, assim como estratégias terapêuticas adaptadas para controlar a progressão tumoral e a morte dos doentes. 

O impacto clínico e social deste projeto traduz-se no desenvolvimento de estratégias preditivas e de controlo da progressão do cancro. Pretende-se diminuir a recorrência do cancro, assim como melhorar a estratificação e tratamento dos doentes oncológicos. As diferentes atividades propostas focam mecanismos moleculares, tipos de cancro e modelos experimentais, onde os membros da equipa são reconhecidos como especialistas mundiais. Este projeto vai envolver um grupo multidisciplinar de especialistas (em células estaminais do cancro e biologia de células estaminais, oncologia e oncobiologia, genética, bioinformática, metabolismo, modelos experimentais, biomateriais e farmacologia), onde a interação entre a investigação básica, translacional e aplicada, permitirá abordar o problema de uma forma transdisciplinar. 

No geral, o objetivo é colocar o projeto Cancel Stem no mapa internacional da investigação em CSC (Células Estaminais do Cancro) e torná-lo uma plataforma de referência científica e tecnológica nas redes europeias que trabalham sob este tema. 

A proposta é relevante e inovadora no SCTN (Sistema Científico e Tecnológico Nacional), tendo como foco uma área de investigação que ainda se encontra nacionalmente muito fragmentada. Este consórcio cria uma oportunidade única para avançar rapidamente na produção de novo conhecimento em CSC (Células Estaminais do Cancro), facilitando a sua tradução em tecnologias, produtos e soluções que contribuirão para o desenvolvimento económico e social do país. 

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto Cancel Stem foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica e contou com um investimento elegível de 2,5 milhões de euros e um incentivo FEDER de 1,9 milhões de euros.

Joana Paredes, investigadora do i3S que coordena este mega projeto, explica a importância do financiamento obtido nesta área:

«Fiquei muito feliz em termos tido uma resposta positiva relativamente à nossa candidatura. Primeiro, porque vai permitir consolidar a investigação nacional em "Cancer Stem Cells", que é uma área que se encontra muito fragmentada no nosso país. 

 

Segundo, porque vai permitir agregar excelentes investigadores que trabalham em oncobiologia (essencialmente no i3S), em biologia celular básica (especialmente no IGC) e no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas (como é o caso do CNC), possibilitando fortalecer a colaboração que já existe entre grupos de investigação destas instituições”.  

 

Consórcio

O consórcio do projeto Cancel Stem foi estrategicamente desenhado para reunir uma equipa de investigadores nacionais, com competências complementares, para alcançar objetivos comuns.  Assim, este projeto envolve, além do i3S, outras duas unidades de investigação nacionais de topo: CNC.IBILI, da Universidade de Coimbra e o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), de Oeiras. 

A equipa é multidisciplinar e complementar: os investigadores do i3S trabalham em oncobiologia; os do IGC estudam aspetos básicos da biologia celular; e os do CNC.IBILI trabalham em biologia de células estaminais e no desenvolvimento de estratégias terapêuticas.

 

Links

Website do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto 

Website do Centro de Neurociências e Biologia Celular – CNC, da Universidade de Coimbra 

Website do Instituto Gulbenkian de Ciência – IGC 

07/02/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020