A investigação e desenvolvimento estão no ADN da Compta

Entrevistámos Paulo Fernandes, fundador da Compta Emerging Business, uma referência no mercado nacional das Tecnologias de Informação. Nesta conversa, partilhou os principais desafios e resultados alcançados no âmbito do projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 Waste to Value, focado na recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos, destacando a criação de “uma ferramenta que liga toda a cadeia de valor”. 
 
 
1. Entrevista
 
1.1 Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto Waste to Value?
 
O projeto Waste to Value procura ser, acima de tudo, um projeto inovador, trazendo para o mercado ferramentas nunca antes desenvolvidas ou utilizadas. 
Este é o verdadeiro desafio, “adivinhar” o futuro, com projetos de I&D, onde é necessário desenhar e conceber hoje para responder às necessidades de amanhã.
 
Prova disso são as constantes alterações do mercado, as últimas das quais, profundas no domínio dos resíduos e que trouxeram novas alterações nas legislações um pouco por todo o mundo, desde a América à Europa passando mesmo pela Ásia.
 
Como é natural, num projeto de ID, o caminho entre a Ideia, Conceção e a Implementação é sempre longo, sendo este o maior desafio num mercado em constante mutação. Esta circunstância obriga a uma evolução muito grande nos processos de tratamento de resíduos, só possível com o uso da tecnologia.
 
Por outro lado, numa visão mais prática, foi um enorme desafio conseguir responder de forma uniforme a uma grande heterogeneidade de operadores de resíduos. Ainda, como é fundamental no desenvolvimento de soluções, foi necessário envolver os utilizadores finais, aqueles que produzem os resíduos, com o tempo a correr em dois curtos anos de projeto, onde nem sempre foi fácil envolver todos os atores necessários.
 
 
1.2 De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
 
Os resultados alcançados são impressionantes! Continuamos bastante entusiasmados, com o quanto temos conseguido fazer evoluir este vertical. Aquilo que destaco, sem dúvida, são as componentes PAYT* que nos permitiu criar uma ferramenta que liga toda a cadeia de valor do resíduo, desde o ‘Produtor’ ao ‘Destino Final’. Nesta cadeia, fica ainda de fora o produto enquanto novo, antes de se tornar resíduo, porém deixamos a ferramenta preparada, desde já, para um dia poder evoluir para englobar verdadeiramente toda a cadeia, numa lógica de blockchain, sendo possível escalar à medida das mudanças constantes do mercado e do mundo.
 
*PAYT – Significa Pay As You Throw, que traduz o conceito de poluidor-pagador que como o próprio nome indica elabora uma tarifa associada à produção de resíduos de cada cidadão - Tarifa de Resíduos Sólidos Urbanos. 
 
 
1.3 Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
 
Tem sido um acelerador da nossa atividade e uma forma muito importante de balancear o risco que estes projetos que recorrem a tecnologias emergentes e complexas têm. Por outro lado, tem contribuído para a criação de uma cultura e processo de I&D dentro da empresa que estamos certos nos tem trazido a capacidade para abraçarmos ainda mais desafios. 
 
As iniciativas do COMPETE 2020 podem tornar-se fundamentais para o sucesso das empresas, mas apenas se estas souberem tirar partido da oportunidade.
 
A Compta Emerging Business, tem no seu ADN esta vertente de Investigação & Desenvolvimento muito presente. Desde a nossa génese que temos procurado responder às necessidades crescentes do mercado, em áreas verticais, agora o COMPETE 2020 permite que estes saltos tecnológicos sejam acelerados no tempo, aproximando-nos rapidamente da meta que é a chegada ao mercado com os nossos produtos, no momento certo.
 
 

Perfil

Paulo Fernandes, fundador da Compta Emerging Business

Depois de sair em 1994 do IST no curso de Engenharia de Eletrónica Sistemas e Computadores foi Partner durante 13 anos na empresa Sol-S Sistemas e Computadores como responsável pela área IDT.

O percurso académico, passou pela frequência da pos graduação em Gestão na Universidade Católica em 2000 e Segurança de informação na Royal Holloway – University of London em 2010.

A partir de 2017, leciona a Cadeira de Computação Móvel e Ubíqua na NOVA IMS – Universidade de NOVA de Lisboa.

Em 2009, cria a Compta Emerging Business no seio do Grupo Compta com o objetivo de criar produtos/soluções nas áreas do ambiente e sustentabilidade energética. Assumindo assim o cargo de CTO desde o início. Com um foco muito grande em IOT e otimização de processos são desenvolvidos projetos nacionais e internacionais (em três continentes) nas áreas de Software para Gestão de Resíduos, Gestão Energética, Gestão de Espaços Verdes, Gestão Portuária e Deteção de Incêndios.

 

2. Apoio do COMPETE 2020

 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto " Waste to Value” envolveu um investimento elegível de cerca de 1,2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 866 mil euros.
 
 
3. Links
 
 
Compta – Emerging Business, S.A.

03/08/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia