EcoBoard: Nova geração de produtos de comunicação visual sustentáveis

Do consórcio entre a Bi-silque e a Universidade de Aveiro, nasceu o projeto EcoBoard que visa criar uma geração de quadros sustentáveis, com reduzido impacto ambiental e correspondendo, de igual forma, a critérios de reciclagem, reutilização e extensão do ciclo de vida do produto, comenta André Vasconcelos, Administrador da empresa na newsletter semanal do COMPETE 2020.
 
 
EcoBoard: Aplicação do conceito de circularidade à I&D de nova geração de produtos de comunicação visual sustentáveis
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto EcoBoard visa investigar e desenvolver uma nova geração de quadros de comunicação visual sustentáveis com reduzido impacto ambiental e correspondendo, de igual forma, a critérios de reciclagem, reutilização e extensão do ciclo de vida.
 
 
1. Testemunho de André Vasconcelos, Administrador da Bi-silque
 
André Vasconcelos | Administrador da Bi-silque
 
O projeto EcoBoard é um consórcio entre a empresa Bi-silque e a Universidade de Aveiro e que tem por objetivo a Investigação e o Desenvolvimento de uma nova geração de quadros sustentáveis, que apresentem um impacto ambiental reduzido, bem como respeitem os critérios de reciclagem, reutilização e extensão do ciclo de vida do produto. Para tal efeito, as duas organizações propõem-se a investigar e mapear materiais oriundos de fontes renováveis, recicláveis ou de base biológica, que apresentem os menores riscos sociais e ambientas e que permitam o desenvolvimento de uma superfície inovadora que se pareça com uma superfície de cerâmica, e que possibilitem a reintrodução no ciclo produtivo como matéria-prima para novos quadros. O projeto EcoBoard é tido como sendo inovador uma vez que se prende com a introdução de uma solução distinta das demais existentes, a todos os níveis (superfície, matérias-primas utilizadas, processo de produção), tornando-se numa solução sustentável, eficiente e circular.
 
Contudo, é de conhecimento geral que projetos de investigação e desenvolvimento, ainda mais projetos tão ambiciosos quanto o EcoBoard, apresentam elevados custos. E é neste sentido que o programa COMPETE 2020 se torna numa mais-valia. Com o objetivo de “contribuir para a criação de uma economia mais competitiva” e uma vez que este programa “aposta de forma muito significativa no crescimento inteligente e no desenvolvimento de uma economia baseada no conhecimento e na inovação”, com este apoio é possível avançar com a investigação e o desenvolvimento necessários por forma a cumprir todos os objetivos iniciais deste projeto, nomeadamente: criar uma superfície isenta de ghosting, eliminação da utilização de materiais tóxicos nos produtos, redução do número de matérias-primas, eliminar a presença de matérias-primas não recicláveis, duplicar o tempo de vida do produto, reduzir o consumo energético, eliminação de desperdícios.
Figura 1 - Diferentes superfícies de quadros com a aplicação de filmes como soluções de escrita sem ghosting
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020 
 
O projeto EcoBoard é promovido pela Bi-silque em copromoção com a Universidade de Aveiro e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em copromoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 836 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 486 mil euros.
 
 
3. Links
 

16/12/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia