Portugal Exporta

Enquadramento

A exportação é um dos impulsores de crescimento mais importantes da economia portuguesa. É estratégico para a nossa economia otimizar o potencial exportador das empresas nacionais, que é precisamente o trabalho que tem vindo a ser feito pela AICEP através da sua plataforma digital Portugal Exporta.

O desafio da AICEP era chegar a todas as empresas exportadoras ou potencialmente exportadoras, e acompanhá-las de forma personalizada no seu caminho à internacionalização. Para fazer isso a AICEP recorreu à digitalização desenvolvendo, através de um projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, a plataforma Portugal Exporta. Com esta plataforma digital criaram um caminho personalizado para cada empresa otimizar todo o seu potencial exportador.

Apresentação da Plataforma Digital

A ideia da plataforma digital Portugal Exporta é ajudar as empresas a implementarem o seu processo de internacionalização de forma precisa, encontrando mercados estratégicos, garantindo a presença em feiras internacionais, etc.

Uma das ferramentas que a plataforma dispõe é de um processo de apoio, de forma digital, à internacionalização das empresas em quatro etapas. Na primeira etapa, a plataforma ajuda a empresa a fazer o seu próprio diagnóstico de internacionalização. Este é o primeiro passo para construir um Plano de Ação customizado que vá ao encontro das necessidades específicas da empresa. O Diagnóstico de Internacionalização indica ao ICEP se a empresa está preparada para a exportação e internacionalização. Se a empresa estiver preparada para a internacionalização terão acesso à MY AICEP, para que possam selecionar mercados e iniciar um Plano de Ação para a exportação. Caso a empresa ainda não esteja pronta para a internacionalização, a AICEP irá recomendar recursos para preparar a empresa para a exportação.

Na segunda etapa, e com base no perfil de internacionalização, a AICEP através da plataforma indica à empresa os mercados de maior potencial exportador para os seus produtos ou serviços. A plataforma ajuda a empresa a perceber quais os mercados com maior potencial face às características e ao rumo desejado pela empresa, que dificuldades poderá encontrar e como ultrapassá-las. De entre os mercados alvo da empresa, a plataforma ajuda a decidir pelos de maior potencial para exportação.

Na terceira etapa, com base em toda a informação recolhida e nas intenções da empresa, a plataforma prescreve um programa de ação de abordagem aos mercados escolhidos, que poderá passar por uma ação de capacitação, deslocação ao mercado para conhecimento das suas características, com análise das tendências do consumidor, agenda de contactos com diversos players da área/sector, presença numa feira ou um fórum de conhecimento.

E finalmente, na quarta etapa, através dos especialistas e delegados internacionais, a AICEP acompanha a entrada da empresa no mercado selecionado. De acordo com o plano de ação é delineado o trajeto para a Internacionalização, iniciando a exportação da produção da empresa, adaptando os seus produtos ao gosto dos consumidores, conhecendo cada vez mais os seus concorrentes e, por último, monitorizando a colocação dos seus produtos e respectivo consumo para um melhor acompanhamento pós-venda.

Outra das ferramentas da plataforma Portugal Exporta é o apoio dado às empresas para exportarem através do e-commerce. A AICEP dá a conhecer à empresa os fatores mais decisivos para crescer através das exportações online.

Qualquer empresa portuguesa que queira iniciar ou intensificar as suas exportações recorrendo ao e-commerce precisa de saber se está preparada para enfrentar esse desafio. Para isso a empresa realiza um diagnóstico da AICEP para saber qual o seu nível de maturidade em relação ao e-commerce.

As empresas só obterão bons resultados no comércio eletrónico se estiverem bem informadas e capacitadas em relação aos vários aspetos que este envolve. A AICEP desenvolveu na plataforma o Programa Exportar Online para responder às necessidades das empresas portuguesas no que respeita à exportação online. O Programa Exportar Online é um instrumento de apoio direto às empresas portuguesas que pretendem apostar na internacionalização digital. Inclui produtos e serviços de informação, capacitação, consultoria, seleção de marketplaces, e incentivos específicos.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio da Modernização da Administrativa (SAMA) TIC - Regime Geral, envolvendo um investimento elegível de 632 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 360 mil euros.

28/10/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa