SprayCork: Desenvolvimento de revestimentos de cortiça projetada

Promovido pela empresa Amorim Cork Composites, o projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 e tem como objetivo desenvolver dois novos revestimentos baseados em partículas de cortiça em dispersão líquida, para aplicação por pulverização. Um revestimento decorativo capaz de conferir o aspeto visual e o toque caraterísticos da cortiça (aplicação em linha industrial) e isolamento térmico, aplicável in loco em superfícies curvas e/ou planas.
 
 
1. Síntese
 
O projeto SprayCork tem como objetivo desenvolver novos revestimentos baseados em partículas de cortiça em dispersão líquida, para aplicação por pulverização. 
 
Pretende-se obter dois tipos de produto, com finalidades distintas:
  • O primeiro será um revestimento decorativo para mobiliário, capaz de conferir o aspeto visual e o toque caraterísticos da cortiça, para aplicação em linha industrial;  
  • O segundo será um revestimento para isolamento térmico, aplicável in loco em fachadas de edifícios ou outro tipo de estruturas, nomeadamente envolvendo superfícies curvas.
Ambos os produtos permitirão à Amorim Cork Composites reforçar a sua posição como agente de inovação na comercialização de produtos de valor acrescentado baseados em cortiça, para além de assegurar a penetração em novas áreas de mercado.
O projeto envolve, como co-promotores, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Viseu e a Associação Rede de Competência e Polímeros. Conta ainda como parceiros associados as empresas BASF, Active Aerogels e IKEA.
 

2. Testemunho de Susana Silva, da Amorim Cork Composites

Susana Silva | Amorim Cork Composites

 

O projeto SprayCork foi desenvolvido em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Viseu, a Associação Rede competência de Polímeros e Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

Com o objetivo de desenvolver novos revestimentos baseados em partículas de cortiça em dispersão líquida, este projeto permite à Amorim Cork Composites reforçar a sua posição como agente de inovação na comercialização de novos produtos de valor acrescentado baseados em cortiça. Além disto, o Spray Cork permitiu ainda desenvolver uma tecnologia para aplicação na área dos revestimentos, produto de casa e aplicações industriais.

 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto SprayCork envolveu um investimento elegível de cerca de 760 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 479 mil euros.
 
4. Links úteis 
 

05/05/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia