Projeto OptimOdour - promoção da eficiência energética

 

O Projeto OptimOdour é um projeto de IDI empresarial com elevado cariz tecnológico que pretende desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs, visando atingir a melhoria do desempenho energético e consequente redução de custos operacionais.

 

Enquadramento

Este projeto enquadra-se na promoção da eficiência energética em ETARs, propondo-se desenvolver uma solução integrada e inteligente, apoiada na monitorização real de parâmetros críticos da qualidade do ar interior das ETARs e nas suas condições de operação, que permita gerir de forma automatizada e informada a capacidade de ventilação necessária na ETAR.

Os objetivos técnico-científicos definidos para o projeto foram os seguintes:

- Investigar a correlação de condições de operação da ETAR com a concentração de poluentes específicos no ar interior, por forma a identificar padrões de operação que contribuam para diferentes perfis de emissão de poluentes.

- Desenvolver um software dedicado ao controlo do sistema de ventilação em ETARs, capaz de gerir os inputs dos sensores de poluentes e qualidade do ar e atuar sobre o regime de ventilação.

- Desenvolver plataforma de interface com utilizador para visualização em tempo real da monitorização dos sensores e gestão de set-points da programação do software.

- Otimizar solução integrada de controlo de ventilação inteligente por forma a maximizar a eficiência energética associada à ventilação em ETARs.

O objetivo global do projeto OptimOdour é desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs visando atingir melhoria do desempenho energético.

 

Projeto

O Projeto OptimOdour é um projeto de IDI empresarial com elevado cariz tecnológico que pretende desenvolver um produto inovador para controlo inteligente da ventilação em ETARs, visando atingir a melhoria do desempenho energético e consequente redução de custos operacionais.

O projeto OptimOdour será desenvolvido em co-promoção envolvendo um consórcio formado pelo promotor-líder Guiatel, uma empresa com atividade internacional pronunciada na área dos sistemas de informação e telecomunicações, e pela WeDoTech, uma empresa de base tecnológica com um enfoque principal em biotecnologias para tratamento de odores.

Este projeto será desenvolvido à escala real numa ETAR modelo comparando a situação de base existente com a introdução da solução OptimOdour, avaliando-se os ganhos energéticos decorrentes da gestão adequada do regime de ventilação em função das flutuações da qualidade do ar interior.

Este sistema será desenvolvido tendo como input parâmetros da qualidade do ar interior da ETAR quantificados por sensores online e como output uma gestão inteligente das necessidades de ventilação por automação. Será desenvolvido um protótipo, constituído por um software dedicado ao controlo deste sistema e uma plataforma de interface com o utilizador, que será testado em ambiente real, mais especificamente em ETARs da SIMDOURO e SIMTEJO (Grupo Águas de Portugal), parceiros deste projeto. A solução será otimizada por forma a maximizar a eficiência energética da ventilação. O resultado do Projeto permitirá à Guiatel alargar a sua atual gama de produtos e avançar na integração de conhecimento altamente especializado nas suas soluções de sistemas de informação.

A WEDOTECH consolidará a sua posição inovadora na área de desodorização oferecendo ao mercado soluções sustentáveis e competitivas com reduzidos pay-backs. O impacto económico do Projeto será potenciado pelo facto de ambos os parceiros atuarem neste mercado pelo que será facilitada a entrada em novos clientes nacionais.

O Projeto OptimOdour permitirá ainda explorar sinergias entre ambas as empresas para uma abordagem ao mercado internacional.

 

Apoio

O projeto OptimOdour: Otimização inteligente de sistemas de ventilação em ETARs foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 341 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 243 mil euros.

 

 

Consórcio

Promotor - GUIATEL - SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES S.A.

Co-promotor - WEDOTECH - COMPANHIA DE IDEIAS E DE TECNOLOGIAS LDA

Parceiros - SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, S.A. / SIMTEJO - Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, S.A.

 

 

 

 

 

 

09/11/2016 , Por Célia Pinto