Inovação na monitorização e gestão de redes de distribuição de água

Em declarações ao COMPETE 2020, Fabíola Freitas, Gestora de I&D da Wada Solutions faz um ponto de situação do projeto Water Data Solutions que “visa a investigação e desenvolvimento de um sistema inovador de monitorização e gestão de redes de distribuição de água, desde os locais de armazenamento (reservatórios) até aos pontos de entrega (utilizadores finais). Este projeto responde às atuais necessidades das entidades gestoras de incrementar a eficiência operacional e financeira dos serviços de abastecimento de água.”
 
 
 
1. Síntese
 
1.1 Âmbito
 
O projeto WDS visa a investigação e o desenvolvimento de um sistema inovador de monitorização, gestão da rede de distribuição e avaliação da qualidade de água. A sua principal função será a monitorização da rede de distribuição de água com a deteção de perdas de água, implementando simultaneamente um sistema indicativo de qualidade da mesma. 
 
A solução WDS permitirá, por exemplo, a gestão da rede de distribuição e consumos de água dos seus utilizadores, auxiliada por algoritmos de inteligência artificial e a gamificação da relação entre os utilizadores finais e a entidade gestora. Adicionalmente, o WDS incluirá a medição de vários parâmetros da qualidade da água na rede de distribuição. Esta forma, deverá contribuir, de forma simples para atualizar as entidades gestoras de redes de abastecimento de água relativamente à sua capacidade de abastecimento e qualidade da água. 
 
O WDS apresenta um caráter radicalmente inovador face às soluções atualmente disponíveis no mercado e pretende dar resposta a problemas atuais, como o combate à escassez de água, contribuindo para a eficiência no uso da água, assim como para a permanência da excelência da qualidade com que esta chega às torneiras dos consumidores finais. 
 
1.2 Consórcio
 
Atenta à evolução dos materiais e tecnologias de controlo e comunicação, a WADA Solutions, líder do projeto, reuniu um consórcio multidisciplinar com valências complementares nas áreas chave da inovação onde conta com dois parceiros: a Universidade de Aveiro - RISCO e I3N - e o CeNTI (Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes), que se propõem a desenvolver atividades de I&D para o desenvolvimento da solução WDS.
 
1.3 Financiamento 
 
O projeto Water Data Solutions foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresarial - na vertente em copromoção - envolvendo um investimento elegível de cerca de 723 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 532 mil euros.
 
1.4. Testemunho de Fabíola Freitas, Gestora de I&D da Wada Solutions
 
Fabíola Freitas | Gestora de I&D da Wada Solutions
 
Para além da concessão do incentivo, o contributo do COMPETE 2020 permitiu o alinhamento de sinergias entre entidades de investigação estratégica e desenvolvimento tecnológico, promovendo a dinamização do tecido económico nacional. 
O apoio do COMPETE 2020, para o desenvolvimento do projeto, irá potenciar e dinamizar a competitividade e a internacionalização de solução nacional escalável e aplicável em todo o mundo.
 
 
2. Sobre a WADA Solutions
 
A gestão eficiente da água depende da disponibilidade atempada de informações essenciais para os técnicos, apoiando-os na tomada de decisão.
 
A Wada Solutions é uma empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de tecnologias de monitorização e gestão aplicadas ao setor da água. Dado o seu core business, a Wada Solutions detém o conhecimento sobre o setor de gestão e eficiência da água.
 
Especialista em desenvolvimento de tecnologia, monitorização e gestão remota, a Wada Solutions recolhe, analisa e disponibiliza informações essenciais, comerciais e técnicas, para a gestão eficiente dos sistemas de abastecimento de água e para uma utilização mais sustentável da água.
 
 
3. Links
 

13/05/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia