Portugal Bike Value conquista, em Berlim, um EEPA - Prémios Europeus de Promoção Empresarial

O projeto “Portugal Bike Value” foi o grande vencedor na categoria 4 “Apoio à internacionalização das empresas” na final dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2020 (EEPA). A final desta competição na fase europeia realizou-se por ocasião da SME Assembly 2020, onde a Comissão Europeia galardoou vários vencedores, dos 185 participantes entre eles, um projeto português.

 

O sector das 2 rodas em Portugal

Em 2019 Portugal afirmou-se como o maior produtor europeu de bicicletas, com dois milhões e 700 mil unidades, tendo as exportações nacionais valido 400 milhões de Euros e, para a ABIMOTA, esta vitória reflete o reconhecimento internacional do Portugal Bike Value, mas “sobretudo espelha o bom momento que o setor das duas rodas nacional atravessa. Quando implementamos este projeto em 2015, Portugal exportava qualquer coisa como 150 milhões de Euros e quase triplicamos esse valor em cinco anos” afirma Gil Nadais, Secretário Geral da associação.

A Abimota assume ainda que “Este crescimento e, sobretudo o reconhecimento internacional do setor português, deve-se a todo o trabalho realizado pelo setor, que afirmou Portugal como destino de qualidade, inovação e empreendedorismo".

Em Portugal existem fábricas altamente especializadas a produzir e a criar todos os componentes de uma bicicleta utilizando tecnologia de ponta. O Secretário Geral da associação destaca que

“Temos entre nós, a primeira empresa do mundo a soldar quadros em alumínio através de robôs, as linhas de pintura mais avançadas, mas também a empresa que faz os selins para bicicleta mais leves do mundo, uma das empresas que mais patentes registou no país, fábricas que fazem rodas quase em exclusivo para equipas de competição e dentro de poucos meses, a primeira fábrica de quadros de carbono fora do continente Asiático. Temos também maior fábrica de montagem de bicicletas e a maior fábrica de rodas para bicicleta da Europa".

 

O que é o Portugal bike value?

Criado em 2015 o Portugal Bike Value é um projecto que visa apresentar o potencial do território nacional para localização de indústrias, pela integração com centros tecnológicos, universidades e autoridades locais.

O “Portugal Bike Value” é um projeto promovido pela ABIMOTA – Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas, em parceria com a Universidade de Aveiro que pretende também demonstrar a capacidade das empresas que produzem em Portugal de fornecer os mercados externos, contando para isso com as elevadas capacidades e competências da indústria portuguesa, a excelente evolução do sector nos últimos anos e o crescimento significativo que se prevê num futuro próximo.

O projeto Portugal Bike Value foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Coletivas (SIAC) e envolveu um investimento elegível de 517 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 286 mil euros.

 

Não deixe de ler a Newsletter Portugal na vanguarda da produção de bicicletas

18/11/2020 , Por Célia Pinto