BIKE UP: Reforçar o empreendedorismo qualificado e criativo no setor das bicicletas

Promovido pela Abimota, projeto BIKE UP visa reforçar o empreendedorismo qualificado e criativo no setor das bicicletas, potenciando a resposta aos desafios societais, através de ideias inovadoras e empresas que reforcem a competitividade, a transformação digital, a mobilidade sustentável e o ajuste às exigências dos mercados. Afinal, o nosso país é líder mundial em produção de bicicletas!
 
 
1. Atividades 
 
No âmbito do projeto BIKE UP está a decorrer uma iniciativa promovida pela Abimota- BIKE SQUAD - que consiste na realização de um conjunto de visitas a entidades e infraestruturas de incubação e aceleração do ecossistema de dinamização de empreendedorismo Português.
 
Calendário:
 
> 1.º Bike Squad
Aveiro | 23.02.2023
Parque da Ciência e Inovação, Aveiro
Das 14:30h às 17:00h
 
 
> 2.º Bike Squad
Guimarães | 28.03.2023
AVEPARK – Parque de Ciência e Tecnologia
Das 14:30h às 17:20h
 
 
2. O projeto
 
O projeto BIKE UP insere-se na estratégia da ABIMOTA, constituindo-se como mais um contributo significativo para aumentar o dinamismo e a competitividade do cluster das bicicletas, e deste modo, a notoriedade e peso do setor ao nível internacional.
 
 
O projeto BIKE UP tem como objetivo estratégico geral o reforço do empreendedorismo qualificado e criativo no setor das bicicletas e componentes, sensibilizando e potenciando o apoio à geração de ideias inovadoras que respondam aos desafios de competitividade e às novas tendências que se registam. E pretende promover o surgimento de empresas que respondam ao processo de aceleração tecnológica do setor, às oportunidades decorrentes da mobilidade sustentável, da transformação digital e dos novas exigências e hábitos dos consumidores.
 
Assim, a promoção do empreendedorismo será suportada pelo alinhamento entre as necessidades do mercado empresarial e a oportunidade de surgirem novas empresas de base tecnológica e/ou criativa que apoiem a suficiência do mesmo.
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio Ações Coletivas, o projeto BIKE UP envolveu um investimento elegível de 365 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 310 mil euros.
 
 
4. Links úteis
 

23/02/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia