Intelligent4DMoulds: fabricação de moldes com zero defeitos

Falámos com Vitor Vinhais, R&D Manager na Arqtech sobre este projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visa desenvolver um sistema tecnologicamente inovador com novos processos na produção de moldes, com recurso a técnicas de visão computacional e realidade aumentada.
 
 
Projeto Intelligent 4D Moulds: Sistema inteligente para análise da qualidade no processo de construção de moldes
 
A combinação de visão artificial e realidade aumentada é a solução perfeita para alcançar o objetivo do projeto Intelligent4DMolds: otimizar o desenho, produção e o controlo de qualidade dos moldes. 
Falámos com Vitor Vinhais, R&D Manager na ASG que nos falou do projeto, dos desafios, dos resultados alcançados e da importância do apoio dos fundos comunitários.
 
1. Âmbito
 
O projeto Intelligent 4D Moulds é um projeto essencial para o crescimento e transformação de uma das empresas de moldes mais antigas do setor. Se, por um lado, o projeto permite a investigação e implementação de tecnologias avançadas no âmbito da digitalização e na exploração de tecnologias de realidade aumentada para fomentar a competitividade desta indústria tradicional e da economia nacional. Por outro, permite que a empresa A. Silva Godinho se abra a novos e modernos processos e metodologias de IDI. De realçar também que a outra empresa do consórcio é uma start-up denominada Arqtech com o foco na investigação, desenvolvimento e posterior comercialização das tecnologias em estudo neste projeto, sendo suportadas em termos científicos pelo CCG – Centro de Computação Gráfica. O consórcio tem funcionado com grande entrosamento permitindo alcançar resultados muito interessantes.
Devido à pandemia foi necessário adiar o encerramento do projeto para 31 dezembro de 2020, estando, neste momento, em curso os testes de implementação em ambiente industrial.
 
2. Resultados Alcançados
 
Como conclusões a reter neste projeto e após os vários testes realizados em chão de fábrica, pode-se dizer que:
 
> Relativamente ao módulo de Assistência e Colaboração Remota, no momento atual estão a ser realizados testes em chão de fábrica para aferir a fiabilidade das comunicações entre operadores.
 
 
 
 
As comunicações testadas até agora revelaram excelente fiabilidade onde ambos operadores têm acesso a uma visualização real dos problemas a trabalhar podendo incorporar nesse ambiente hologramas que acrescentam informação técnica para uma melhor colaboração entre pares. 
 
 
 
> Relativamente ao módulo de Controlo Dimensional e Geométrico, os resultados obtidos excedem as expetativas pois nos testes realizados as divergên>cias aferidas entre os modelos CAD e as peças maquinadas são da ordem da centésima de milímetro, tendo uma fiabilidade bastante grande no processo de aquisição dos dados. 
 
Uma das mais valias do módulo é o facto de se poder realizar a inspeção logo após a maquinação sem que os moldes tenham de ser manipulados.
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto “Intelligent 4D Moulds” envolveu um investimento elegível de 515 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 323 mil euros.
 
«O contributo do COMPETE é e tem sido essencial para a evolução da empresa ASG Moldes. Se por um lado o incentivo financeiro permite que a empresa encare a participação em projetos conjuntos com menor risco, por outro lado, e fundamentalmente, permite aproximar e unir as ENE SI&I e as empresas levando a um incremento substancial dos processos e procedimentos de I&DT nas empresas. Isto conduz à melhoria do desempenho da empresa garantindo o seu crescimento e a sua sustentabilidade para o futuro», comenta Vitor Vinhais, responsável pelo projeto.
 
4. Links
 

19/11/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
FEEI