J&J Teixeira aposta em mobiliário hospitalar inovador

Denominada Wooden, a nova linha de mobiliário terá funcionalidades antibacterianas e antiestáticas, de nível permanente (mantém-se com o uso), um design apelativo, com formas em 3D e a possibilidade de entrega rápida. 

 

Síntese 

No âmbito do projeto Wooden - For Your Health Care, a J&J Teixeira visa lançar uma nova linha de mobiliário hospitalar, denominada Linha Wooden, cujas principais características são a incorporação de funcionalidades antibacterianas e anti estáticas, de nível permanente (ou seja, mantém-se com o uso), possuindo ao mesmo tempo um design apelativo. 

Com foco em Portugal, destacam-se para o mercado internacional  Suíça, Alemanha, França, Inglaterra, Qatar, Kuwait, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Além desta linha de mobiliário, a empresa irá também disponibilizar um serviço inovador ao cliente, designado “Idea to Production in 24h” e que visa entregar uma encomenda de um produto do seu mix de produção em 24 horas após a aprovação técnica do cliente. Todos estes investimentos irão exigir a utilização de uma nova tecnologia, de novas operações produtivas, de um inovador processo de gestão organizacional e de uma nova abordagem de Marketing.

Desta forma, o projeto Wooden- For Your Health Care irá exigir a utilização de nova tecnologia, de novas operações produtivas, de um inovador processo de gestão organizacional e de uma nova abordagem de Marketing.

 

O projeto

A J&J Teixeira, S.A. tem como missão dinamizar a Indústria de carpintaria e do mobiliário ajudando a transformar em realidade os espaços sonhados pelos seus clientes, promovendo o desenvolvimento integrado das pessoas, da organização e da comunidade, criando serviços, soluções e produtos inovadores que contribuam para a afirmação internacional de Portugal como criador e produtor de excelência.

O projeto Wooden- For Your Health Care visa lançar no mercado internacional uma nova linha de mobiliário com um nível de serviço inovador, que irão exigir a utilização de nova tecnologia, de novas operações produtivas, de um inovador processo de gestão organizacional e de uma nova abordagem de Marketing.

 

Inovação 

…do Produto 

A J & J Teixeira tem no seu ADN a procura incessante de soluções inovadoras em produtos de carpintaria para a construção civil e de mobiliário para vários Mercados, diferenciando-se pela capacidade de responder às exigências técnicas e funcionais de forma a superar as diferentes e mais exigentes especificações de utilização. Exemplo dessa procura é o desenvolvimento da inovadora linha de mobiliário decorativo hospitalar Wooden, de elevada performance e estando adequada para interligar-se com as exigências da alta tecnologia de vanguarda existente sempre ao serviço da medicina e da adequada interface com as pessoas, no ambiente hospitalar. Os móveis são produzidos a partir de um material inovador de elevada densidade, permitindo obter elevadas performances físicas, mecânicas e químicas, sendo este revestido a termolaminados inovadores de Alta-Pressão. 

A JJT, procura diferenciar-se pelo design dos móveis em si, sendo que nesta linha há também uma forte integração de design, na forma e no colorido dos móveis. Através de pesquisa no sector hospitalar a JJT detetou que todo o setor hospitalar, aspira a que o ambiente do hospitalar, seja mais agradável e que gere um ambiente positivo. Dentro deste espirito, a JJT fornece uma gama variada de cores (24), que os clientes podem selecionar ou misturar nos móveis o que lhes permita construir um ambiente mais positivo. Adicionalmente, os móveis possuem formas especiais e não as tradicionais retangulares, o que ajuda a gerar um ambiente mais familiar, mais agradável e desejavelmente mais otimista, em todos os intervenientes hospitalares.  A JJT pretende não só vender os móveis a avulso (independentes), mas essencialmente conceber o projeto e design do ambiente hospitalar, fornecendo todo o material desde bancadas de laboratório, mesas, secretárias, biombos de compartimentação horizontal e/ou vertical, ou seja projeto Chave na Mão. 

… Organizacional

Para ultrapassar o constrangimento atual de longos lead times desde a encomenda à entrega, a JJT irá lançar um inovador serviço que denominou "IDEA to PRODUCTION in 24H". Para tal, torna-se necessário inovar na área organizacional, colocando os Departamentos de Design, Técnico, Produção, Compras, Logística e Comercial a operar de forma integrada, com capacidade de reprogramação das encomendas 2 vezes por dia.

…na Área de Marketing 

Estes novos produtos e serviço serão promovidos debaixo de uma marca própria a criar pela JJT, que será denominada WOODEN, sendo registada a nível Nacional e Internacional.

A parceria com a Universidade do Minho - TECMINHO é de extrema importância uma vez que permitirá o desenvolvimento dos novos produtos e transferência de conhecimento, dando assim resposta a questões e necessidades mais específicas das inovações.

 

Apoio do COMPETE 2020

Promovido pela J&J Teixeira, o projeto Wooden - For Your Health Care conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, envolvendo um investimento elegível de 5,5 milhões de euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 3,3 milhões de euros.  

Links

Website http://www.jjteixeira.pt/default.aspx?idioma=pt

Youtube https://www.youtube.com/user/jjteixeiracarpentry

Facebook https://www.facebook.com/jjteixeirasa

Tecminho- Departamento de Engenharia Informática e Departamento de Engª Mecânica da Universidade do Minho http://www.tecminho.uminho.pt/index.php

18/07/2017 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE 2020