CONDADE: A aposta da Heliotextil em adesivos têxteis inovadores

CONDADE: Inovadores adesivos têxteis condutores
 
A propósito deste projeto, conversamos com David Macário, Innovation Manager na Heliotextil que nos elucidou o âmbito, os desafios e os principais resultados alcançados, bem como a pertinência do apoio dos fundos comunitários. 
 
1. Síntese
 
Cofinaciado pelo COMPETE 2020, este projeto da Heliotextil desenvoveu adesivos têxteis inovadores, destinados à incorporação de dispositivos eletrónicos em roupas. O objetivo é desenvolver adesivos que permitam ultrapassar falhas no processo produtivo a nível da falta de condutividade, flexibilidade, aderência e compatibilidade com as temperaturas de transferência e a resistência à lavagem.
 
O projeto será executado em copromoção com a Universidade de Aveiro, o plano de investimento é caracterizado pelo investimento em pessoas especializadas na investigação, equipamentos e materiais adequados, abrangendo diversas atividades de estudo inovação sobre polímeros e processos, investigação industrial e aplicação prática.
 
 
2. Testemunho do responsável do projeto 
 
A propósito deste projeto, conversamos com David Macário, Innovation Manager na Heliotextil que nos elucidou o âmbito, os desafios e os principais resultados alcançados, bem como a pertinência do apoio dos fundos comunitários. 
 

 

“O projeto CONDADE surgiu da necessidade da Heliotextil de desenvolver adesivos especiais para aplicações inovadoras dos seus processos industriais, entre elas, a eletrónica impressa. Trouxe a possibilidade de desenvolver e conhecer melhor a ciência por de trás dos adesivos têxteis que utiliza na nossa atividade industrial. Além disso a colaboração com a Universidade de Aveiro revelou-se essencial para a conceção do projeto e desenvolvimento de soluções inovadoras. 
Na Heliotextil, equipou-se um laboratório dedicado à investigação de materiais que recebeu uma pessoa que trabalha totalmente dedicada a este projeto, reforçando a equipa de I&D com outras competências. Outro avanço importante ao abrigo do projeto CONDADE, foi a certificação do sistema de gestão de IDI da Heliotextil segundo a NP4457 conseguido em Outubro de 20202. 
A visão das necessidades do mercado e requisitos tecnológicos da Heliotextil na área dos transferes têxteis, permitiu que a UA desenvolve-se uma solução verdadeiramente adequada e indispensável para criar novos produtos, valorizando os produtos da Heliotextil, com formação especializada da equipa do projeto em materiais, técnicas de caracterização e processos de impressão têxtil. A relação empresa-universidade é fundamental para criar pontes de conhecimento, com o enriquecimento não só da equipa empresarial, mas também na formação de jovens académicos em ambiente industrial, melhorando a sua empregabilidade e perceção do mercado de trabalho”.

 

 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinaciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT Empresarial, na vertente em co-promoção, o projeto CONDADE: Inovadores adesivos têxteis condutores envolveu um investimento elegível de 2 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 1,5 mil euros.
 
 

27/05/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
FEEI