EasyFloor: Painéis sanduíche para a reabilitação de pisos de edifícios

O objetivo do projeto EasyFloor consiste no desenvolvimento de painéis sanduíche inovadores em polímero reforçado com fibras para a reabilitação de pisos degradados em madeira de edifícios antigos.

 

Enquadramento

Os edifícios antigos apresentam geralmente paredes resistentes em alvenaria, sendo os pisos constituídos por barrotes em madeira. Em Portugal, esta tipologia corresponde essencialmente aos edifícios construídos antes de 1940.

A durabilidade limitada da madeira, em resultado dos frequentes ataques biológicos a que pode ser sujeita (fungos, térmitas, caruncho), conduz à degradação prematura dos pisos dos edifícios antigos e à consequente necessidade da sua substituição. Adicionalmente, importa referir que a generalidade deste tipo de pisos não cumpre as atuais exigências regulamentares em termos estruturais e de desempenho térmico e acústico.

A degradação natural dos materiais associada à ausência de programas de manutenção e/ou reabilitação deste tipo de edificado tem conduzido à sua significativa degradação.

Esta situação, que se verifica um pouco por toda a Europa, é particularmente gravosa em Portugal, onde cerca de 1 milhão de edifícios tem necessidades de reabilitação.

 

Projeto

O objetivo do projeto EasyFloor consiste no desenvolvimento de painéis sanduíche inovadores em polímero reforçado com fibras (FRP) para a reabilitação de pisos degradados em madeira de edifícios antigos.

Serão desenvolvidos, por pultrusão, dois protótipos de painéis sanduíche, com campos de aplicação distintos em termos de vãos e/ou sobrecargas:

  1. painéis compósitos de 2ª geração com lâminas em polímero reforçado com fibra de vidro (GFRP) e
  2. painéis híbridos com lâminas em polímero reforçado com fibra de vidro e carbono (G/CFRP) na face inferior e argamassa reforçada com fibras de ultraelevado desempenho (UHPFRM) na face superior, garantindo uma maior rigidez de flexão e axial do piso, e melhorando o desempenho acústico e em situação de incêndio.

As faces laterais dos painéis incorporarão um sistema de ligação por encaixe, com abas laterais em GFRP, permitindo a colocação em obra dos painéis por movimentação vertical e aumentado a resistência e rigidez ao corte.

Face às soluções de reabilitação tradicionais, os sistemas a desenvolver e a testar numa instalação piloto, procurarão garantir, a um custo competitivo, um desempenho melhorado em termos de:

> Leveza (sobrecarregando pouco a construção existente);

> Facilidade de transporte;

> Rapidez e facilidade de montagem;

> Cumprimento das exigências regulamentares de segurança estrutural e desempenho térmico, acústico e em situação de incêndio;

> Ausência de manutenção;

> Durabilidade;

> E possibilidade de reutilização.

A solução proposta tem ainda a vantagem de ser facilmente exportável.

Entrada do Campus Novartis (Basileia, Suíça): instalação de painéis sanduíche (foto esq.) e aspeto final (foto dir.) - Foto do Mestrado Integrado em Engenharia Civil

 

Consórcio

O projeto é liderado pela empresa ALTO, especialista em soluções à base de perfis de GFRP, em consórcio com o Instituto Superior Técnico e a Universidade do Minho, líderes no estudo de materiais GFRP/UHPFRM e de painéis sanduíche em materiais compósitos.

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (I&DT Empresarial) na vertente de projetos em Co-promoção, envolvendo um Investimento elegível de 1.491mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 913 mil euros.

 

Informação Relacionada

Atualmente estão a decorrer as seguintes Teses:

> No IST – Instituto Superior Técnico de Lisboa

- Miguel Proença, “Development of pultruded composite sandwich panels with an innovative snap-fit connection for the rehabilitation of deteriorated timber floors in old buildings”, Tese de Doutoramento em Engenharia Civil, IST.

- Rui Teixeira, “Utilização de painéis sanduíche em compósito FRP Comportamento face à ação de cargas pontuais”, Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil, IST.

- Pedro Lourenço, “Comportamento a temperatura elevada de materiais de núcleo em madeira de balsa utilizados em painéis sanduíche em compósitos de GFRP”, Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil, IST.

> Na UM – Universidade do Minho

- Hassan Abdolpour, “Development of Prefabricated Modular Houses in Pure Composite Sandwich Panels” Tese de Doutoramento em Engenharia Civil, Universidade do Minho, 2017;

- Fábio  Cruz, “Desenvolvimento e caracterização de painéis sanduíche híbridos para a reabilitação de pisos de edifícios.” Dissertação de Mestrado, Mestrado Integrado em Engenharia Civil, Universidade do Minho, 2016.

 

Ficha do Projeto

Mestrado Integrado em Engenharia Civil | Temas para Dissertação - 2015/2016 (Página 27)

02/05/2017 , Por Célia Pinto