Indústria 4.0 a Quarta Revolução industrial

 

A Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial é impulsionada pelas tecnologias inovadoras que causam efeitos profundos, quer nos sistemas de produção quer nos modelos de negócio.

A Indústria 4.0 ou a Quarta Revolução Industrial é o momento no qual nos encontramos. Assistir à diminuição dos custos por um lado, e ao aumento de capacidade das tecnologias como os smartphones, os tablets e os computadores portáteis, por outro, faz com que uma faixa bastante alargada da população viva “online”. A internet faz parte do dia-a-dia na vida das pessoas, sendo o canal de comunicação preferencial e o destino de todas estas e outras tecnologias de onde se conclui que tudo e todos estão interligados.

 

Mas o que é a indústria 4.0?

A indústria 4.0 agrega tecnologias e métodos disruptivos como os que descrevemos a seguir:

- Big Data Os sistemas informáticos que existem hoje em dia, os computadores de elevada capacidade e as redes de comunicação abrangentes e de baixo custo, fazem com que seja possível armazenar com rapidez uma grande quantidade de informação, que depois de tratada e analisada em tempo real, facilitará tomar decisões com base nessa informação de valor com mais precisão e confiança.

- Advanced Analytics trata-se de um conjunto de métodos e técnicas avançadas para ajudar na elaboração de previsões com base na informação (Big Data) e efetuar simulações e análise de cenários que permitam antecipar riscos, tomar decisões e otimizar processos. Enquanto os modelos tradicionais se baseiam na análise da informação histórica, as ferramentas de Advanced Analytics colocam o seu foco na previsão de eventos e comportamentos futuros.

- Cloud Computing é um sistema informático em que o armazenamento de dados é efetuado em servidores especializados e cujo acesso à informação, serviços e programas é efetuado remotamente via internet. Um computador será no futuro nada mais que um chip com ligação à internet.

- Internet das coisas (Internet of Things IoT)  é um conceito que significa interligar os aparelhos do dia-a-dia, máquinas, equipamentos de transporte, eletrodomésticos, e mesmo pequenos objetos de uso diário à internet, interagindo entre si e “lendo” o ambiente à sua volta através de sensores (temperatura, humidade, presença, etc), transformando objetos estáticos em elementos dinâmicos de uma rede integrada, cujas centrais utilizarão essa informação de forma inteligente. Prevê-se que esta forma de ligação digital estimule o surgimento de novos produtos e serviços diferenciados.

O fundamento básico da Industria 4.0 sustenta que através da interligação das máquinas, sistemas de produção e equipamentos, farão com que as empresas tenham a capacidade de criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor, e assim, controlar e comandar os processos de produção de forma independente.

 

Em que consiste a transformação da indústria 4.0?

A indústria 4.0 procura a transformação metodológica e tecnológica do modelo de produção. Como em qualquer processo de transformação, é necessário analisar qual é o ponto de partida, decidir o horizonte a atingir e definir a forma de empreender esforços para construir o caminho.

No presente, o grau de maturidade tecnológica da empresa determina que se projetem uma ou mais fases e, consequentemente, o processo de mudança resultante - progressivo ou mais direto - para realizar a transformação tecnológica do modelo de produção. As empresas podem ser classificadas em 3 tipos, segundo a sua maturidade tecnológica:

Estas diferentes fases tecnológico-organizacionais determinam vários itinerários de transformação como atualização tecnológica, adoção de tecnologia 4.0, e transformação acelerada. É necessário ter presente que estas tecnologias inovadoras possibilitam em muitos casos, que as PME possam passar de modelos tradicionais operativos às tecnologias avançadas.

O passo seguinte na digitalização da economia vai permitir processos mais eficientes, redução nos consumos de energia, minimização de desperdícios, com produtos de elevada customização e adaptados ao cliente. As fábricas serão cada vez mais automatizadas, com sistemas ligados entre si.

A Industria 4.0 está aí e compete às empresas analisar as mudanças nos mercados e adaptar as suas estratégias de forma a aproveitar as novas oportunidades. Os gestores devem começar hoje a preparar as suas empresas para esta transformação digital, com os melhores recursos e a estrutura adequada, de forma a dar resposta aos desafios que se aproximam.

“A mudança é a lei da vida. E aqueles que olham apenas para o passado e para o presente irão certamente perder o futuro.”

John F. Kennedy

 

Programa de investimento da Portugal Ventures

 

Call Indústria 4.0 é um novo programa de investimento da Portugal Ventures dirigido a empreendedores e empresas com o objetivo de promover a criação de start-ups e spin-offs empresariais e universitárias no âmbito do conceito de Indústria 4.0, contribuindo para acelerar o desenvolvimento e modernização da indústria nacional, tornando-a mais produtiva e rica, eficiente, flexível, e globalmente competitiva. Aqui.

 
 

Artigos e vídeos relacionados com a Indústria 4.0

Indústria 4.0. Só os mais preparados sobrevivem à digitalização | de Ilídia Pinto in Dinheiro Vivo de 23 janeiro 2016

“Depois da invenção da máquina a vapor, em 1784, da eletricidade e da produção em massa, em 1870, e da eletrónica e da produção automatizada, em 1969, começa agora a discutir-se a próxima fase da manufatura com uma completa digitalização dos sistemas produtivos, interligando máquinas, pessoas e processos.”

Revolução Industrial - Um pouco de história da Indústria 1.0 até a Indústria 4.0 | de Maicon Boettcher in Linkedin 26 novembro de 2015

Indústria 4.0 - A nova revolução industrial da Europa | de Roland Berger Strategy Consultants in Jornal de Negócios de 11 maio 2014

“A nova revolução industrial na Europa está em curso, pelo que todos os países terão de promover o ajustamento das suas estratégias de desenvolvimento industrial, de modo a evitar que percam o "novo comboio" do desenvolvimento económico do espaço europeu.”

 

Uma nova revolução industrial - Indústria 4.0 | IHM Engenharia | vídeo

 

 

Fonte: Artigo de Joaquin Sierra in Vida Económica, Newsletter N. 77 de novembro de 2016 e artigo de Marcos Ramos in Pontotga de Junho de 2016.

29/11/2016 , Por Vanda Cardoso Pinheiro