AqvATOPIC: Nova gama inovadora de produtos cosméticos para a dermatite atópica

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, as Termas São Pedro do Sul lideram o consórcio do projecto AqvATOPIC, que permitirá criar uma gama de produtos 100% portuguesa, inovadora e sustentável, que trará ainda mais notoriedade ao destino em particular e ao termalismo português em geral, comenta Ana Jorge da Direção Operacional.

 

1. Enquadramento do projeto
 
O desenvolvimento de estudos científicos tem tornado possível confirmar a capacidade das águas termais para melhorar determinadas afeções cutâneas, através de balneoterapia ou outros tratamentos à base de água termal. 
 
Este facto tem motivado a utilização de água termal na prevenção e/ou no tratamento de diversas afeções dermatológicas e levado ainda à sua comercialização na forma de vaporizadores e/ou incorporadas em diversos produtos cosméticos e de higiene corporal. 
 

2. Testemunho | Ana Jorge, Direção Opeacional

Ana Jorge | Direção Operacional

O projeto AqvATOPIC tem como objetivo o desenvolvimento de uma gama de produtos cosméticos inovadora para complementar o controlo ou atenuação de sintomas em doenças dermatológicas, nomeadamente no eritema e na dermatite atópica, formulada com base em água termal de São Pedro Sul. 

A nova gama de produtos cosméticos em desenvolvimento no âmbito deste projeto “inclui um stick para limpeza, um hidratante emoliente e uma água termal suplementada.

As Termas São Pedro do Sul lideram o consórcio multidisciplinar responsável pelo desenvolvimento deste projeto de inovação (que inclui ainda uma universidade e um parceiro privado) reforçando a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, criando produtos 100% portugueses, sustentáveis, transacionáveis no mercado nacional e internacional, que irão atrair ainda mais notoriedade ao destino em particular e ao termalismo português em geral. 

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projeto AqvATOPIC é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 346 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 210 mil euros. 
 
 
4. Links úteis
 
Projeto AqvATOPIC | Website 
Termas de S. Pedro do Sul | Website 

14/04/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia