Highlight - Novas soluções para moldes de injeção com ultra alto brilho

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o foco da investigação do projeto Highlight incide numa nova aplicação de processos aditivos para a criação de sistemas de arrefecimento e na criação de aços ferramenta com novas composições químicas e estruturais compatíveis com a possibilidade de atingir o polimento ultra alto brilho; uma imposição que cada vez mais tem de ser tida em conta no fabrico de moldes para injeção comenta Nânci Alves, Gestora de Projetos na ITJ - Internacional Moldes, Lda.
 
 
 
1. Síntese
 
O projeto HIGHLIGHT liderado pela empresa ITJ visa contribuir para melhorar o desempenho do molde pelo recurso a novas composições de aço ferramenta, indisponíveis no mercado. O foco da investigação industrial incide numa nova aplicação de processos aditivos, em particular SLM (Selective Laser Melting) já usada na Indústria, para criar novos sistemas de arrefecimento, com maior eficácia de escoamento do calor resultante de um novo design do sistema de arrefecimento, de elevado grau de complexidade, por circulação de fluido baseado na teoria construtal.
 
 
2. Testemunho Nânci Alves, Gestora de Projetos
 
Nânci Alves | Gestora de Projetos
 
HIGHLIGHT é um projeto em copromoção liderado pela empresa ITJ - Internacional Moldes, Lda, com participação da empresa RAMADA AÇOS e das entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação Universidade de Coimbra (CEMMPRE) e CENTIMFE.
 
Como promotor líder do projeto HighLight, a ITJ considera que o apoio concedido pelo COMPETE 2020 é fundamental para que o projeto atinja os objetivos que foram definidos para este projeto. 
O foco da investigação industrial deste projeto incide numa nova aplicação dos processos aditivos para a inclusão em insertos/postiços de moldes de novos sistemas de arrefecimento interno de elevada eficácia baseados na teoria construtal. Além disso, contribuir para a criação de novas composições químicas de aços ferramenta compatíveis com a possibilidade ser possível atingir, com destreza, polimento ultra alto brilho. 
 
 
Os sistemas de arrefecimento dos componentes dos moldes, em particular dos insertos moldantes, além de induzirem uma melhoria da qualidade dimensional/geométrica da peça, também contribuem para melhorar as características óticas das superfícies. Assim, o projeto investiga novas configurações para os canais de arrefecimento levarem o fluido de refrigeração a zonas críticas da cavidade moldante com base na teoria construtal, onde como fronteira os limites dimensionais dependem das tecnologias de fabrico aditivo selecionadas.
 
O ultra alto brilho da superfície é uma imposição dos clientes, em particular do setor automóvel, que tem de ser considerada no fabrico de moldes para injeção de peças de plástico de elevado aspeto estético.
 
O projeto surge numa perspetiva de resposta a um cenário de elevada competição global, onde a contínua pressão sobre o preço de venda do molde obriga os seus fabricantes a procurarem soluções de produção mais rápidas e que permitam resolver diferentes aspetos técnicos no mesmo processo de fabrico, de modo a reduzir a cadeia de produção e o prazo de entrega.
 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
O HIGHLIGHT é um projeto em copromoção liderado pela empresa ITJ, com participação da empresa Ramada Aços e das entidades não empresariais do Sistema de Investigação e Inovação CENTIMFE e Universidade de Coimbra.
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, este projeto envolveu um investimento elegível de 1,1 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 769 mil euros.
 
 
4. Links
 

10/02/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia