Alaska - Interactive Digital Signage Platform

O projeto Alaska, promovido pela EDIGMA, S.A., visa o desenvolvimento de uma plataforma tecnológica de distribuição e atualização em tempo real de conteúdos interativos, disponível e acessível independentemente da localização dos utilizadores da plataforma ou dos próprios postos de Interactive Digital Signage (IDS).

Enquadramento

Digital Signage (DS) é uma forma de comunicação institucional que tem como objetivo transmitir uma mensagem, que pode ser informativa, promocional ou de outro âmbito, a um determinado público-alvo, e que, para isso, utiliza as possibilidades de um meio digital, normalmente um ecrã LCD ou LED, ou mesmo uma projeção, podendo ter diferentes tamanhos e formatos, consoante o contexto em que é utilizado. Com o decréscimo no custo destas tecnologias, o número de instalações de Digital Signage tende a crescer, até porque são várias as vantagens face aos meios tradicionais, como a facilidade de publicar, atualizar e replicar conteúdos, a possibilidade de utilizar uma sequência de imagens ou mesmo um vídeo, ter mais o que uma mensagem num mesmo espaço, etc.

Mais recentemente, ao unir este meio digital ao conceito de interatividade criou-se o conceito de Interactive Digital Signage (IDS). Este tem como objetivo não apenas transmitir passivamente a informação mas criar um relacionamento direto com o público.

O Projeto

O projeto Alaska tem por principal objetivo efetuar uma mudança de paradigma na forma como é efetuado o controlo e gestão de postos de DS, bem como é efetuada a distribuição e atualização de conteúdos. Pretende-se uma plataforma cloud-based de desenvolvimento assente numa arquitetura distribuída para a criação de uma visão global das várias soluções de DS para uma gestão centralizada.

Será uma plataforma versátil, na medida em que possibilitará a criação de conteúdos interativos para ser aplicada em qualquer ambiente (shopping, museus, retalho, publicidade de rua, gaming, monitorização de smartcities etc.). Será também totalmente customizável, sendo possível a criação de qualquer conteúdo a partir de uma folha em branco. O objetivo passa por poder customizar o conteúdo para qualquer tipo de cliente, sem ser conhecido qual o equipamento ao qual será aplicado, sendo, portanto, uma solução integrável e chave-na-mão. Além disso, a entidade promotora pretende que a plataforma seja desenvolvida independentemente da plataforma onde vai ser utilizada. Isto é, não estará preparada apenas para hardware da Edigma, mas sim para qualquer hardware de outras empresas., nos quais se pretende realizar diversos testes para aferir o seu correto funcionamento.

Pretende-se criar uma abstração que permita criar e distribuir conteúdos de forma transparente, sem necessidade de conhecer a infraestrutura física da rede de postos DS. Os clientes poderão visualizar em tempo real (live preview) o conteúdo que está a ser exposto nos diferentes equipamentos, bem como o seu estado (hardware e software). A plataforma permitirá então a gestão de conteúdos e gestão de equipamentos através de um dispositivo (tablet, computador, smartphones, etc.), assentando numa web app.

Pretende-se uma plataforma que permita a gestão de equipamentos sem necessidade de deslocação ao local, a partir de uma simulação do hardware e software. A partir de um dispositivo, pode ser realizada a manutenção dos equipamentos, reboot, realizar atualizações ao sistema, mudar de conteúdos, entre outros. Este objetivo compreende vantagens quando se lida com redes complexas, evitando que os recursos humanos desperdicem tempo em deslocações desnecessárias quando podem resolver as situações remotamente, sendo este um processo menos moroso e com menos esforço de recursos humanos.

Além da possibilidade de se poder simular a execução de uma campanha com as características de um determinado posto de DS, idealmente pretende-se fazer a execução real da campanha nesse mesmo posto (ou seja, a campanha será processada remotamente no próprio posto) pelo que os resultados seriam reais, uma vez que seriam gerados no posto a que se destina a campanha. Pretende-se então dotar a empresa da capacidade de responder a um mercado em crescimento através de uma plataforma tecnológica que simplifique a distribuição e atualização de conteúdos e permita que qualquer perfil de colaborador possa trabalhar sob a plataforma, independentemente da sua localização física, trabalhar conjuntamente com outros colaboradores (trabalho colaborativo), sem interferir uns com os outros. Para tal, é necessário garantir que existe uma sincronização entre as várias partes, a gestão automática de conflitos e a persistência de versões distintas de uma mesma campanha em desenvolvimento, tendo em consideração que também se pretende trabalhar numa campanha em modo offline. Estes conteúdos são principalmente aplicações interativas que pretendem apelar à atenção e informar o público-alvo através da interação, pelo que vão muito além da simples exibição de apresentações ou vídeos promocionais.

Pretende-se também que as campanhas sejam executadas tendo em consideração o contexto em que o posto se encontra, isto é, pretende-se que seja possível definir, para uma campanha, um conjunto de comportamentos distintos em função de variáveis características de cada posto, como a sua localização e/ou dos interfaces de que dispõe, etc. Isto permitirá que "campanha" seja um conceito mais abrangente e que inclua um projeto de promoção multiplataforma, contra o modelo atual de várias cópias de uma mesma campanha que são, por sua vez, customizadas ao contexto de cada posto. A solução deverá ser context-aware e reagir de acordo com o seu local, o seu ambiente, horário, entre outros de forma a direcionar os conteúdos de acordo com o contexto em que se insere. A título de exemplo, esta característica da solução seria indicada para segmentar a publicidade num shopping, onde a concentração de pessoas aumenta em determinado local, a determinada hora (hora de almoço, eventos realizados no shopping, etc.), direcionando a publicidade para esse contexto (menus de almoço, promoções em vigor, etc.). Para tal, a Edigma pretende dotar a solução de algoritmos de aprendizagem automática, Inteligência Artificial e Machine Learning, para que a solução possa "aprender" ao longo do tempo.

Neste projeto pretende-se que o conceito de interatividade seja abrangente e agregue os conceitos tecnológicos mais recentes, nomeadamente Internet of Things, pelo que se pretende disponibilizar suporte para uma panóplia de tecnologias de interação que vão além da interação com o ecrã tátil. Estas incluem a integração com tecnologias embebidas em dispositivos como smartphones (Bluetooth, Wifi, NFC, Beacons) ou outros periféricos como câmaras, microfones, realidade aumentada, óculos de realidade virtual, sensores RFID, ou outros equipamentos.

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, envolvendo um investimento elegível de 505 mil euros o que resultou num incentivo de cerca de 273 mil euros.

26/01/2018 , Por Miguel Freitas
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