MultiBiorefinery

Estratégias multiuso para a valorização de uma gama alargada de subprodutos e resíduos agroflorestais e das pescas: Um passo em frente na criação de uma biorrefinaria integrada.

 

Enquadramento

MultiBiorefinery visa a promoção da bioeconomia Portuguesa através da valorização de subprodutos e resíduos florestais, agroalimentares e da pesca. É um projeto de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico multidisciplinar, apresentado por um consórcio de unidades de investigação com competências complementares, que procurarão capitalizar e otimizar meios e recursos existentes e criar massa crítica para acelerar a produção de conhecimento e soluções para desafios societais, principalmente nos setores de saúde e alimentação, assegurando práticas amigas do ambiente.

 

Projeto

O objetivo do projeto MultiBiorefinery é o de desenvolver e utilizar estratégias multiusos e tecnologias inovadoras e sustentáveis, com recurso à biotecnologia industrial e à química verde, para a valorização de subprodutos e resíduos com a finalidade de se avançar para uma biorrefinaria verdadeiramente integrada capaz de lidar com matérias-primas diversas.

Serão eleitos casos de estudo de subprodutos da floresta (raízes e nós de Eucalyptus globulus e cascas e agulhas de Pinus pinaster), da agricultura (subprodutos de melão, de adega e de tomate) e pesca (espinhas de peixes, águas residuais da salga do bacalhau e de cozedura da indústria de conservas) com vista à sua transformação em produtos de valor acrescentado.

Os principais produtos finais incluirão biopolímeros e uma gama de compostos bioativos, produtos químicos de base e biocombustíveis.

Mais especificamente, o projeto MultiBiorefinery foca-se:

  1. na extração e caracterização de produtos de alto valor obtidos por técnicas sustentáveis;
  2. no desenvolvimento de novos processos de transformação química e de bioconversão;
  3. na formulação de formas adequadas para conservação, utilização e incorporação de extratos bioativos e funcionais;
  4. na avaliação da toxicidade e bioatividade dos compostos extraídos e formulados usando ensaios pré-clínicos (químicos, enzimáticos, modelos celulares);
  5. na demonstração de novos processos à escala piloto;

O projeto MultiBiorefinery visa contribuir para estimular alguns dos eixos estratégicos de desenvolvimento consagrados na Estratégia Nacional de Especialização Inteligente nomeadamente as Tecnologias de Produção e Indústrias de Processo, com especial ênfase na Química Verde e Biotecnologia Industrial.

Além disso, é um projeto cujo fio condutor está alinhado com os conceitos de Economia Circular e Simbiose Industrial e com as propostas da Iniciativa Europeia de utilização eficiente de recursos no âmbito da Estratégia Europa 2020 de apoio à transição para uma utilização eficiente dos recursos numa economia de baixo carbono, de modo a alcançar um crescimento sustentável.

 

Promotores

É um projeto de investigação científica e de desenvolvimento tecnológico multidisciplinar apresentado por um consórcio de seis unidades de investigação:

  1. CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro da Universidade de Aveiro (UA)
  1. Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (UM)
  1. Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas - REQUIMTE - Rede de Química e Tecnologia - Associação (REQUIMTE-P)
  1. iNOVA4Health - Programa de Medicina Translacional (iBET, CEDOC/FCM, IPOLFG e ITQB) - Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET)
  1. Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta da Universidade de Coimbra (UC)
  1. Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa (UCP)

É objetivo do consórcio desenvolver e utilizar estratégias multiusos e tecnologias inovadoras e sustentáveis, com recurso à biotecnologia industrial e à química verde, para a valorização de subprodutos e resíduos com a finalidade de se avançar para uma biorrefinaria verdadeiramente integrada capaz de lidar com matérias-primas diversas.

 

Apoio

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT): Programas de Atividades Conjuntas (PAC), envolvendo um Investimento elegível de 2.486 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 1.757 mil euros.

 

Artigos Relacionados

Ficha do Projeto | EN

11/04/2017 , Por Célia Pinto