Pilar Morais, uma mulher que aprendeu que: humildade + ambição = combinação vitoriosa

 

 

Tive a sorte de crescer (e ainda cresço, todos os dias) numa família que me deu livre arbítrio. Não tenhamos ilusões - é uma armadilha. Fazer as coisas à nossa maneira implica aceitar a maneira das coisas, as consequências das nossas opções. Implica passar a vida a estudar as ações-reações, a otimizar processos e melhorar rentabilidades.

Nunca me identifiquei com o “raparigas contra rapazes”, a equipa vencedora é aquela que se complementa e sabe dar a mão quando é necessário. E também sabe esticar a mão quando é necessário. A vida mostrou-me que não é o género feminino que estica a mão assim como não é o género masculino que dá a mão. É quem o souber ou puder fazer melhor, na altura certa.

Pensando bem, foi isto exatamente que eu fui encontrar na Frulact - líderes pelo exemplo e pelos valores, não pelo género ou título.

Um desassossego para ver mais mundo, ter mais mundo, ir mais longe nos relacionamentos, exigir mais das parcerias e abraçar a vertigem do “e porque não?”

E deste modo a fronteira entre a casa e o trabalho torna-se ténue e eu acho que é exatamente esse o segredo - não travar uma luta de prioridades ou um jogo de forças. Permitir que tudo se encaixe, sem "mortos e feridos".

Perguntam-me se a indústria é sexy - a indústria é extremamente sexy (casei com um engenheiro vá, sou suspeita). Haverá algo mais excitante do que produzir em equipa?

Mais do que oferecer um produto, oferecer todo um serviço? Dedicado e com a promessa de ser exclusivo? Um iogurte de morango não é só um iogurte de morango, é a história da dedicação de quem nutriu e colheu o fruto, o “cozinhou” na fábrica e permitiu que chegasse ao frigorífico da nossa casa, exatamente no dia em que precisávamos dele.

Aprendi que a humildade + ambição = combinação vitoriosa. Olha, são todos substantivos femininos......


Outra Informação de Interesse

Nome: Pilar Morais Habilitações Académicas: licenciada em engenharia alimentar pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica | fez um mestrado em Dairy Science na Universidade de Reading, Inglaterra |  MBA Executivo na Porto Business School Percurso Profissional: Depois de trabalhar na indústria de lacticínios (Queijo Saloio, S. A.) em Investigação e Desenvolvimento, trabalhou em Inglaterra como técnica de compras para um fabricante de refeições para a grande distribuição (Solway Foods) e foi gerente de uma loja gourmet (The Cambridge Cheese Company). Regressada a Portugal, ingressou na Frulact S. A., na direção de Desenvolvimento, como gestora técnica. Depois assumiu responsabilidades na direção de Inovação da Frulact e em seguida na direção geral de Desenvolvimento e Inovação. Atualmente as suas funções estão relacionadas com a Gestão da Inovação e Intelligence no grupo Frulact Mais Informação: Tem 2 filhos e vive no Porto.


 

// Sobre o Grupo Frulact //

A FRULACT iniciou a sua atividade especializando-se na conceção, desenvolvimento e produção de preparados de fruta para aplicação nos produtos lácteos. Passadas 3 décadas, a FRULACT é cada vez mais um agente de inovação, industrialização e comercialização de ingredientes para as indústrias alimentares e de bebidas, em particular para aplicação em lacticínios, gelados, bebidas e pastelaria industrial. Em termos internacionais, a FRULACT tem conseguido uma forte presença, apoiada por uma estratégia clara e por competências de gestão que a transformaram num dos mais importantes atores, granjeando uma posição de liderança em diversas geografias e ocupando assim o top 5 mundial nesta área de negócio. O Grupo Frulact dispõe atualmente de 8 unidades industriais em 5 países (Portugal, França, Marrocos, África do Sul e Canadá). O Grupo Frulact emprega diretamente mais de 725 colaboradores, e tem um volume de negócios na ordem dos 112 milhões de euros.

06/03/2018 , Por Célia Pinto