i-RoCS: Uma solução robotizada de limpeza automática

 
Abílio Borges, CEO na Atena, Automação Industrial faz um ponto de situação deste projeto que visou «o desenvolvimento de uma solução robotizada e inovadora, de limpeza automática de diferentes tipos de espaços, sem intervenção humana, com o objetivo primordial de redução da pegada de carbono, contribuindo para uma maior sustentabilidade».
 
i-RoCS: Research and Development of an Intelligent Robotic Cleaning System
 
 
1. Síntese
 
Pretende-se desenvolver uma solução que permita a lavagem automática de pavimentos, sem intervenção humana, possuindo uma autonomia elétrica e de lavagem de longa duração, com capacidade de armazenamento e gestão energia e reutilização da água, planeamento de operações de limpeza e de trajetórias no espaço a higienizar. 
 
Este projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020, é promovido por um consórcio constituído pela ATENA, CLIMEX e Universidade de Aveiro, com o apoio da Fábrica de CACIA (Renault) e pretendem introduzir no mercado uma solução autónoma e capaz de garantir uma gestão eficiente de energia, água e consumíveis, pautada pela redução da pegada de carbono.
 
Assim, o projeto resultará numa solução de lavagem automática de pavimentos industriais, sem intervenção humana, dotada da capacidade de reaproveitar a água, permitindo assim aumentar a autonomia e a eficiência da lavagem. A solução i-RoCS irá ter incorporado um Sistema de Visão, capaz de controlar a qualidade da operação, de forma automática. De igual forma, a solução permitirá gerir de forma eficiente os recursos de tempo, energia, água e consumíveis, em função das reais necessidades de limpeza/higienização do pavimento em causa. A solução destina-se a qualquer tipo de empresas com grandes pavilhões, tais como Indústria, Logística, Hospitais e Healthcare, Centros Comerciais/Leisure e Escritórios. 
 
 
2. Testemunho de Abílio Ribeiro Borges | CEO na Atena, Automação Industrial, Lda
 
Abílio Borges | CEO na Atena, Automação Industrial, Lda.
 
O “i-RoCS – Research and Development of an Intelligent Robotic Cleaning System”, é um projeto cujo objetivo é o desenvolvimento de uma solução robotizada e inovadora, de limpeza automática de diferentes tipos de espaços, sem intervenção humana, tais como: Indústrias, Logística, Hospitais, Healthcare, Centros Comerciais/Leisure e Escritórios.
 
 
O “i-RoCS” pretende criar um equipamento inovador, com uma autonomia de longa duração (6 a 8 horas), com capacidade de armazenamento e gestão de energia, reutilização da água, planeamento de operações de limpeza e de trajetórias no espaço a higienizar. Este é dotado de algoritmos de Inteligência Artificial, para realizar uma gestão eficaz de energia elétrica, água e consumíveis, com o objetivo primordial de redução da pegada de carbono, contribuindo para uma maior sustentabilidade. 
 
 
Os copromotores possuem competências importantes em I&D para o desenvolvimento do projeto, nomeadamente, a vasta experiência na investigação e desenvolvimento de sistemas de automação e robótica (ATENA); de sistemas de gestão e processos de lavagem/higienização (CLIMEX-Ricardo Mascarenhas) e o conhecimento científico em múltiplos domínios: eletrónica, telecomunicações, informática, visão artificial, química, ambiente e design (UA-Pedro Fonseca). 
 
 
A validação e testagem num ambiente real e exigente, com diferentes tipos de padrões de pisos, de diferentes líquidos e matérias de sujidade, conta com o apoio da RENAULT/CACIA (Constantino Pinto), que disponibiliza os meios e recursos necessários para a implementação da solução.
O projeto “i-RoCS”, tem como desafios mais relevantes o trabalho em grupo do consórcio de empresas. Criando a necessidade de coordenação e planeamento do trabalho entre os diferentes participantes e diferentes grupos multidisciplinares: Projeto mecânico, Design de equipamentos, Projeto elétrico, programação PLCs, Visão Artificial, ROS, Desenvolvimento de algoritmos, Processos de limpeza e Tratamento de águas. 
 
 
A diversificação das áreas de negócio, através da criação e produção de sistemas sofisticados e inovadores, orientados tanto para o mercado nacional como europeu e extracomunitário, é também um importante objetivo deste projeto. 
 
A transferência tecnológica de conhecimentos e adoção de novas abordagens, nomeadamente: a navegação autónoma e mapeamento dos pavilhões; a utilização da visão artificial, algoritmos de Inteligência Artificial e Deep Learning, propõe-se permitir, de forma automática, a identificação e classificação do estado e necessidade de limpeza; a monitorização do funcionamento do “i-RoCS” com recurso às tecnologias IoT e Web, em dispositivos móveis e computadores; os sistemas de tratamento de água em tempo real e sua reutilização; são conhecimentos que consolidam as estruturas das empresas envolvidas e ajudam a perspetivar um futuro com maior competitividade, capacidade técnica e oportunidade de internacionalização.
 
O envolvimento de uma equipa jovem, com diferentes perspetivas, ditaram a necessidade de integrar novas abordagens de design do sistema, complementando o projeto mecânico e as preocupações de sustentabilidade ambiental. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, este projeto envolveu um investimento elegível de cerca de 634 mil euros e um incentivo FEDER de 402 mil euros.
 
 
4. Links
 

10/02/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia