AINanoTEC - Programa Empreendedor de Startups baseado em Inteligência Artificial e Nanotecnologia

Em conversa com o COMPETE 2020, Denise Branco, responsável pelo projeto, falou do AINanoTEC e do consórcio que o implementa:

    
Denise Branco | Responsável pelo AINanoTEC

 

"O AINanoTEC é um programa que promove o empreendedorismo tecnológico e científico nas áreas da Inteligência Artificial (IA), Nanotecnologia e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) através de um conjunto de Bootcamps, Programas de Aceleração e de Scale-Up. A decorrer no seio do Consórcio constituído pela Associação Fraunhofer Portugal Research, o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia (INL) e a InovaRia – Rede de Inovação em Aveiro, o AINanoTEC tem contribuído para a dinamização e expansão de um ecossistema crítico para o desenvolvimento competitivo da economia local, regional e nacional e, também, para a projeção de Portugal como um dos palcos de referência internacional nas áreas tecnológicas que constituem o foco do programa. Mais perto das empresas, indústrias, organizações de I&D, I&I, e de quem procura empreender e ser positiva e responsavelmente disruptivo nestas áreas tecnológicas, este programa financiado pelo COMPETE permite a concretização de uma interação inovadora e de impacto entre cientistas e empreendedores que, juntos, promovem o desenvolvimento do saber, e a sua transformação aplicada, para responder a desafios concretos da indústria nacional e internacional."

Enquadramento

O empreendedorismo em áreas tecnológicas é um fenómeno crescente em todo o mundo, uma vez que contribui para a criação de emprego, sustentabilidade da competitividade da atividade económica de um País. No entanto, apesar de ser um fenómeno bem enraizado na nossa sociedade, ainda não está suficientemente desenvolvido e sistematizando, levantando sérios desafios a quem é empreendedor ou a quem pertence ao ecossistema de empreendedorismo e inovação. A razão do desempenho relativamente fraco da Europa em inovação é o investimento reduzido em I&D comparativamente a países como os EUA ou o Japão. Outra explicação é a especialização da I&D em setores de média tecnologia, ao invés de alta tecnologia. Em particular, a Europa está atrasada no setor das tecnologias de informação e comunicação (TIC), que era o motor do crescimento no final dos anos 90 nos EUA.

O fosso de inovação da Europa é uma consequência da sua lenta mudança industrial, com poucas novas empresas de alta tecnologia a terem sucesso a nível global. Isto significa que as novas empresas tecnológicas enfrentam barreiras quando tentam entrar nos mercados e, posteriormente, crescer na Europa. Colmatar esta lacuna requer mais empresas de elevada intensidade tecnológica em setores emergentes.

O projeto AINanoTec insere-se no contexto do empreendedorismo tecnológico, estimulado pelo carácter inovador que as soluções baseadas em Inteligência Artificial (AI), TIC e Nanotecnologias aportam na geração de novos modelos de negócios e na criação de empresas competitivas no mercado global. Assim, é possível afirmar que o presente projeto irá promover a criação de novas empresas, em setores de alta intensidade tecnológica e, por isso, contribuir para uma resposta à problemática identificada.

O Projeto

O projeto AINanoTec apresenta uma abordagem inovadora que procura dar uma resposta efetiva aos principais desafios existentes. Para maximizar o sucesso da abordagem proposta, o projeto será posicionado na interface existente entre os investigadores-empreendedores, procurando competências chave para a criação de negócios de base tecnológica.

O projeto AINanoTec dá prioridade a ideias/tecnologias e startups tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial, TIC e Nanotecnologias no intuito de criar condições favoráveis à aceleração e scale up de modelos de negócios que resultem de atividades intensivas de conhecimento, de forma rápida e sustentada, a partir da prossecução dos seguintes objetivos operacionais:

1. Criar e estabelecer um mecanismo integrado de captação e seleção de ideias, tecnologias e startups que resultem de atividades intensivas em conhecimento (resultados de I&D), focada nos domínios científicos e tecnológicos da Inteligência Artificial, Tecnologia da Informação e Comunicação e Nanotecnologias (Scanning of ideias & startups);

2. Angariar uma rede de stakeholders internacional, constituída por entidades estratégicas e ligadas ao ecossistema de empreendedorismo e inovação, capaz de assegurar o efeito multiplicador das ações do projeto e de dar visibilidade às ideias/tecnologias e startups de elevado potencial junto de parceiros-chave;

3. Criar uma rede de mentores especializada e multidisciplinar, a envolver nas fases de bootcamp, aceleração e scale-up, proporcionando um total alinhamento com as necessidades de apoio das ideias/tecnologias e startups participantes no projeto, em diferentes estágios de desenvolvimento e maturidade. Disponibilizar o acesso presencial e/ou remoto à rede de mentores;

4. Angariar uma rede de investidores (Venture Capital, Business Angels) nacionais e internacionais, disponibilizando o acesso/consulta no âmbito do projeto, a oportunidades de financiamento do scale up de tecnologias/produtos;

5. Criar equipas multidisciplinares, envolvendo empreendedores e investigadores nas áreas de IA, TIC e Nanotecnolgias, para o desenvolvimento de projetos (ideias/tecnologias) num ambiente de imersão, co-criação, competição e partilha de experiências (Bootcamp - Capacitar e Match Making);

6. Implementar programas de aceleração de ideias/tecnologias, envolvendo mentores com competências e histórico nas áreas da IA, TIC e Nanotecnologia, promovendo um desenvolvimento/crescimento concertado e sustentável dos projetos empresariais participantes (Acceleration - Getting Ready (to Market);

7. Implementar programas de apoio personalizado, de acordo com o nível de maturidade das tecnologias e produtos, assim como das necessidades apresentadas pelas startups (Scale up - Establishing well in the market).

O projeto reúne um consórcio constituído por entidades pertencentes ao ecossistema de empreendedorismo internacional, que se distinguem pela sua reputação e prestígio junto do setor alvo, nomeadamente nas TIC e Inteligência Artificial: Fraunhofer Portugal e INOVA-RIA; e nas Nanotecnologias: o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.

O Apoio do COMPETE

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 669 mil euros o que resultou num incentivo FSE de 568 mil euros.

 

Links do Consórcio

Associação Fraunhofer Portugal Research: Website

Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia: Website | Linkedin | Twitter

InovaRia: Website | Facebook | Linkedin

 

02/05/2022 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa