Inovação de produto e processo e aumento da capacidade produtiva no fabrico de componentes para automóveis elétricos e híbridos

A SONAFI pretende, com este projeto, desenvolver novos componentes auto para dar resposta à nova geração de veículos - elétricos e híbridos - por via do aumento considerável do nível de automação, rapidez, eficiência energética e ambiental do seu processo produtivo.

Enquadramento

A SONAFI - Sociedade Nacional de Fundição Injetada, S.A. é uma sociedade constituída em 1951, altamente especializada na injeção e fabricação de componentes em alumínio, direcionada para o setor automóvel.

A SONAFI é considerada uma das empresas pioneiras na fundição injetada em Portugal, cumprindo com os requisitos altamente exigentes da indústria automóvel.

Os investimentos, realizados ao longo dos anos, destinaram-se à aquisição de equipamentos produtivos e software de gestão com o intuito de satisfazer necessidades de inovação tecnológica.

Atualmente, a capacidade transformadora da SONAFI é dirigida para a indústria automóvel, concebendo e fabricando peças (componentes) de geometria complexa que integram a motorização dos veículos.

A indústria automóvel é cada vez mais exigente no que respeita à qualidade total, eficiência produtiva, inovação tecnológica e eficiência ambiental, o que requer políticas de investimento em novas tecnologias do produto e em processos mais sofisticados para responder à evolução dos mercados internacionais.

As perspetivas futuras para a Indústria Automóvel baseiam-se na produção de novos veículos com motorizações eco eficientes, determinando a oferta de novos componentes com características específicas. Desta forma, implicará alterações significativas na oferta de componentes auto em termos de funcionalidade, resistência, leveza, durabilidade, proporcionando menor consumo de combustível.

Deste modo, a SONAFI tem necessidade de investir em novas tecnologias de fabrico e no desenvolvimento de novos produtos por serem decisivos para a competitividade e induzirem processos de otimização nos consumos.

O Projeto

A nova geração dos veículos elétricos e híbridos é um segmento de mercado emergente e que na próxima década substituirá incrementalmente o segmento de motores a combustão.

Neste contexto, a SONAFI pretende, com este projeto, seguir as tendências futuras da Indústria Automóvel, por via do reforço da sua competência tecnológica através de um grau superior de automação, eficiência e produtividade de forma a possibilitar o desenvolvimento de componentes de nova geração destinadas a veículos elétricos e híbridos.

Desta forma, implicará alterações significativas na oferta de componentes auto em termos de funcionalidade, resistência, leveza, durabilidade, assegurando fatores de competitividade ao nível da qualidade/ sustentabilidade ambiental.

A SONAFI propõe, assim, desenvolver a sua capacidade instalada por via da aquisição de equipamentos produtivos inovadores que representam o estado da arte em termos tecnológicos - permitirão incrementar as quantidades produzidas e o Valor Bruto de Produção (VBP).

A nova geração de veículos tem como requisitos a leveza, resistência e durabilidade dos componentes, contribuindo para atingir a meta «zero emissões» e garantir maior autonomia. A redução de peso é uma das formas mais eficazes de melhorar a eficiência energética de veículos. Assim, a crescente aplicação do alumínio - de forma transversal no setor Mobilidade -tem em vista a redução de consumos, a redução do peso e o aumento da eficiência ambiental.

A SONAFI pretende, com este projeto, através da aquisição de equipamento de tecnologia avançada, desenvolver os seguintes componentes para o setor automóvel:

- Componentes para sistemas de frenagem (travagem) regenerativos: Com os sistemas de frenagem convencionais, a energia gerada através do combustível perde-se. Um sistema de frenagem regenerativo recupera tanta energia quanto possível em forma de potência elétrica para o veículo;

- Componentes para conversores de energia: Esta componente converte a eletricidade da bateria em energia de acionamento mecânico. Com a recuperação da energia de frenagem, este conversor funciona exatamente de forma oposta: utiliza a energia de acionamento mecânico para gerar potência para a bateria;

- Componentes para inversores: O inversor com sistema eletrónico é a ligação entre a bateria e o conversor da bateria. Converte a tensão da corrente direta da bateria de alto rendimento em tensão alternada, que se utiliza para colocar a componente de conversão de energia em marcha;

- Peças estruturais multifuncionais: No fabrico da carroçaria de um automóvel deve-se aliar o mínimo impacto ambiental à máxima eficiência. Desta forma, é cada vez mais necessário utilizar o máximo de peças em alumínio nas carroçarias de todo o tipo de carros;

Para além destes componentes, a SONAFI desenvolverá para veículos elétricos e híbridos bombas de água, carcaças dos motores, suportes para transmissões e acionamentos elétricos, compressores, carcaças de transmissão, entre outros.

Pedro Cardoso, CEO da SONAFI e responsável do projeto, fala do momento crítico que o setor automóvel atravessa "nesta fase de total revolução tecnológica e reinvenção do automóvel" e o papel do COMPETE 2020 neste processo:

“O sector automóvel é, por natureza, um sector extremamente rigoroso, em termos de desenvolvimento, gestão e competitividade, que obriga a investimentos contínuos para suportar estas exigências.

Particularmente no momento em que se encontra o sector, nesta fase de total revolução tecnológica e reinvenção do automóvel, o apoio do “Compete 2020” tem permitido à Sonafi acompanhar os seus clientes no desenvolvimento e produção de novos componentes para sistemas inovadores como motores elétricos, sistemas de travagem regenerativos e sistemas de conversão de energia.

Com a aquisição destes equipamentos capazes de fazer face a novas exigências, como paredes mais finas, peças mais leves, geometrias mais complexas, requisitos de limpeza e precisão, a Sonafi tem conseguido manter um posicionamento diferenciador no mercado automóvel.”

 

Apoio do COMPETE 2020

O projeto promovido pela SONAFI conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de cinco milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 2,5 milhões de euros.

05/02/2019 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa