EcoGreenRoof: Workshop final do projeto

Em declarações ao COMPETE 2020, Paulo Palha, CEO da Neoturf faz um ponto de situação do projeto EcoGreenRoof que visa a investigação de um sistema de coberturas verdes inovador.

 

1. Enquadramento
 
Ocorreu, no passado dia 30 de Março, no CVR - centro de valorização de resíduos, em Guimarães, o Workshop final do projeto EGR - EcoGreenroof.
 
Neste evento, foi possivel perceber,  detalhadamente, todo o processo de desenvolvimento de eco-materiais para coberturas verdes, bem como a importância e potencial dos mesmos.
 
O evento começou com uma apresentação do Eng. Paulo Palha, CEO da Neoturf, promotor deste consórcio de investigação. Na sua apresentação foi possivel verificar a importância que as coberturas verdes, bem como outras soluções com base na natureza, têm para a qualidade e resiliência dos centros urbanos. Destacou também a necessidade de se encontrarem eco-materiais para a aplicação destas soluções, e que, por isso mesmo, o projeto EGR é de enorme importância para o País e um exemplo a nível internacional. Concluiu a sua apresentação demonstrando que este mercado tem enorme potencial, e tem demonstrado um crescimento sustentado.
 
Seguiram-se diversas apresentações de ambito cientifico, de todos os participantes neste projeto. O Professor Dr. Fernando Castro, CEO da W2V - Waste to value, empresa copromotora deste projecto, abordou o tema dos resíduos, da sua relação com a  economia circular e da sua aplicabilidade para o desenvolvimento de eco materiais que possam ser aplicados em coberturas verdes e noutras situações de instalação de vegetação, seja em terreno natural ou sobre estruturas construídas.
 
 
Igualmente interessante foi a apresentação do Dr. André Ribeiro, representando o CVR - Centro de valorização de resíduos, copromotores do projeto. Nesta apresentação foi possivel verificar todo o trabalho pormenorizado de avaliação do desenvolvimento vegetativo, bem como o da rizosfera de novos substratos ecológicos desenvolvidos neste trabalho.
 
Representando o ITECONS, entidade integrante deste consórcio de investigação, esteve o Prpfessor Dr. Nuno Simões, que explicou toda a metodologia, e diferentes tarefas, que conseguiram demonstrar de forma cientifica o comportamento higrotérmico das formulações de substratos ecológicos desenvolvidos ao longo dete trabalho de investigação.
 
Por fim, mas igualmente importante, foi abordada a avaliação do ciclo de vida (ACV) destes novos substratos ecológicos. O investigador sénior do CVR, Lucas Nascimento, evidênciou as enormes vantagens ambientais destas novas formulações, comparativamente com as soluções já existentes no mercado.
 
O evento ocorreu presencialmente, tendo também sido transmitido via web.
 
As reacções recebidas, por parte de participantes foram muito positivas, pelo conteúdo do workshop, mas sobretudo pela inovadora ideia e qualidade  deste promissor trabalho.
 
 

2. Síntese do projeto EcoGreenRoof

O objetivo do projeto EcoGreenRoof consiste no desenvolvimento de substratos ecológicos, através da seleção e utilização de resíduos industriais de base inorgânica e orgânica, para aplicação em coberturas verdes. A Neoturf, empresa de espaços verdes fundada em 1999 e especialista em infraestruturas verdes (coberturas e paredes verdes) e soluções com base na natureza, visa que as formulações sejam tentativamente produzidas, de modo exclusivo, a partir de resíduos industriais e/ou materiais derivados do tratamento de resíduos.

Os substratos produzidos serão testados em condições reais, validando-se os mesmos e o processo de produção inerente, assim como obtendo dados essenciais para a sua comercialização, na componente técnica, económica e também ambiental. 

O projeto será executado em co-promoção por duas entidades empresariais com experiência na execução de coberturas verdes (Neoturf) e na implementação de soluções industriais na área da gestão de resíduos (W2V) por duas entidades não empresariais do SI&I com conhecimento e meios para desenvolver estudos de valorização de resíduos (CVR - Centro para a Valorização de Resíduos) e de soluções de cobertura (ITeCons).

 

3. Apoio do COMPETE 2020  

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto EGR - EcoGreenRoof envolveu um investimento elegível de cerca de 685 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 470 mil euros.

 

4. Links

EcoGreenRoof: Desenvolvimento inovador de substratos para coberturas verdes e jardinagem”  “EcoGreenRoof: a inovação mundial em coberturas verdes” 

Neoturf - Construção e Manutenção de Espaços Verdes

Website

Linkedin 

W2V | Website

C.V.R. - Centro para a Valorização de Resíduos | Website 

ITECONS | Website 

20/04/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia