BOP - Projeto de Investigação para nova Bomba de Óleo com componentes em Polímero

 

 

 
Ana Conceição, responsável do BOP, falou ao COMPETE 2020 do projeto e da sua contribuição para a diminuição das emissões de CO2:

"O projeto BOP enquadra-se no compromisso da indústria automóvel de diminuição das emissões de CO2 e redução do consumo energético fóssil, pesquisando soluções tecnológicas e económicas que permitam reduzir o peso dos veículos sem comprometer o desempenho, qualidade e segurança dos mesmos. A Renault Cacia em parceria com o CENTIMFE, promoveu o desafio de investigar a aplicabilidade de materiais poliméricos à bomba de óleo, um dos componentes produzidos na fábrica desde há vários anos. O principal objetivo é o desenvolvimento de uma tampa de material polimérico a utilizar na bomba de óleo de cilindrada variável com um peso inferior ao actual.

A tampa é um componente crítico da bomba de óleo e a sua performance está diretamente relacionada com o desempenho e resistência ao desgaste dos componentes da bomba, o que pode contribuir para a contaminação do sistema de lubrificação do motor e para a sua falha. Numa fase inicial do projeto, foram analisadas diferentes soluções de materiais poliméricos existentes no mercado que fossem ao encontro dos requisitos técnicos e funcionais da peça. Realizaram-se ensaios de caracterização tribológica aos materiais selecionados, fazendo uma análise comparativa com o desempenho obtido para a solução atual em alumínio.

Para a primeira vaga de protótipos foram selecionados materiais com diferentes composições, como por exemplo a percentagem de fibra de vidro, e diferentes características. Os ensaios experimentais realizados com os protótipos da tampa da bomba de óleo permitiram identificar as soluções de materiais mais vantajosas, tendo também em conta o aspeto económico. Os materiais estudados têm uma densidade inferior à do alumínio o que irá permitir apresentar uma solução com peso inferior à existente atualmente, indo ao encontro dos objetivos do projeto.

Em síntese, a contribuição para a diminuição global do peso do veículo e o facto de o processo produtivo ser energeticamente mais eficiente leva à diminuição do consumo de CO2, indo ao encontro do desafio energético para alcançar a meta da neutralidade de carbono fixada pela Comissão Europeia."

Apoio

O projeto promovido pela Renault Cacia, em co-promoção com o CENTIMFE, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de co-promoção, envolvendo um Investimento elegível de 820 mil euros o que resultou num Incentivo de 548 mil euros.

 

Link para a notícia do BOP na Newsletter 129 -  https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/Proj.17583_BOP

27/09/2019 , Por Miguel Freitas
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