“INOVBORDALLO” inovar a cerâmica caldense mantendo o ADN

 

A marca Bordallo Pinheiro

Ao falarmos da marca Bordallo Pinheiro associamo-la de imediato à tradição secular na arte da cerâmica, à história e à vida cultural portuguesa.

No legado de Raphael Bordallo Pinheiro observamos centenas de modelos cerâmicos de criatividade ímpar, inspirados em tradições locais, na fauna e na flora para uso decorativo. As personagens do quotidiano português foram modeladas com elevado sentido crítico e pertinência. Na azulejaria, observa-se a influência de várias épocas, correntes artísticas e culturas como o Naturalismo, o Renascimento, a Art Nouveau e o hispano-mourisco ou arte mudéjar.

Baseada na olaria caldense, a produção cerâmica é considerada de inegável qualidade artística, exuberante, criativa e de alto nível técnico, principalmente ao nível da modelação e dos vidrados, obtendo uma grande projeção e transformada num polo de atração nacional e internacional, imortalizando assim a cerâmica caldense.

 


 

Sendo o gato o seu animal preferido, Bordallo também se inspira em tantos outros como as andorinhas, insetos, peixes, batráquios, lagartos, mexilhões, sardinhas ou animais de caça. Traz para a cerâmica a crítica social e política, como o seu famoso Zé Povinho.

 
 

A sua peça decorativa mais conhecida é a “Jarra Beethoven” que ultrapassa os 2,60m de altura, tendo sido oferecida ao Presidente do Brasil, Campos Sales, e ainda hoje está no Museu das Belas Artes, no Rio de Janeiro. 

Bordallo nas suas palavras: "effectivamente é a obra mais completa que tenho feito. Se Deus até ao fim, posso apresental'a como objecto raro, pela difficuldade de execução" (30 de Agosto 1895).

 

 

O legado a Bordallo procura posicionar-se no mercado respeitando a sua história, preservando as técnicas centenárias de reprodução dos modelos, mas inovando e adaptando-se às tendências modernas, com produtos de cariz contemporâneo.

A Bordallo situa-se essencialmente em dois segmentos de mercado, o de louça decorativa e louça utilitária, com valorização pelo design e riqueza artística e cultural do produto à medida do seu cliente. Artistas, designers, decoradores de interiores, entidades públicas (câmaras municipais), são também um segmento em ascensão nos últimos anos.

 

Projeto

O projeto INOVBORDALLO” aposta na inovação e na automação dos processos existentes, de modo a permitir o aumento da capacidade produtiva, através de uma maior flexibilidade, eficiência e diferenciação nos produtos (desde peças de tamanho normal a peças gigantes, com produção simultânea), fortalecendo a competitividade e reforçando a cadeia de valor.  

Partindo do património imaterial da Bordallo, do seu conhecimento centenário e das caraterísticas únicas e diferenciadoras dos seus produtos, beneficiando do profundo conhecimento dos produtos e processos do mercado em que atua, torna-se preponderante flexibilizar a produção, introduzir processos inovadores, desenvolver novos produtos, promovendo o crescimento das vendas e a expansão nos mercados internacionais.

O presente projeto permitirá uma maior flexibilidade e diferenciação de produtos (desde peças de tamanho normal a peças gigantes, com produção simultânea) que serão produzidos de forma mais eficiente, fortalecendo a competitividade e reforçando a cadeia de valor.

É com a aquisição de uma série de equipamentos produtivos, alteração do layout da unidade fabril, adoção de novos processos de fabrico e otimização do ciclo produtivo, que se perspetiva um forte impacto na competitividade, celeridade nos processos, maior flexibilidade e eficiência no fabrico de peças de pequenas e grandes dimensões, enfatizando a diferenciação de produto.

 

Em conclusão, este é portanto um projeto que inova por via de novos processos adotados com a aquisição de equipamentos novos, muitos dos quais a serem desenhados à medida, inovando igualmente pela forma como serão acoplados, permitindo à Bordallo alcançar os seus objetivos estratégicos, incrementar a produção e reafirmar-se nos mercados internacionais, e ainda, no futuro, dedicar-se à diversificação da produção, dando respostas permanentes às exigências do consumidor com o desenvolvimento de novas linhas.

Operar o novo equipamento irá requerer novos postos de trabalho qualificados, a par de equipamento informático de suporte.

 

Apoio

O projeto INOVBORDALLO” tem como promotor a FAIANÇAS ARTISTICAS BORDALO PINHEIRO, S.A. e conta com cofinanciamento do Programa COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos Inovação Empresarial (Produtiva), envolvendo um Investimento elegível de 7 milhões de euros, que resultou num Incentivo FEDER de 3 milhões de euros.

 

Artigos relacionados

Site da Bordallo Pinheiro AQUI

Página do Facebook “Bordallo Pinheiro” AQUI

 

19/09/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro