Add.Additive - add additive manufacturing to Portuguese industry

Enquadramento

O Fabrico Aditivo (FA) é uma tecnologia de produção que permite produzir componentes a partir de um modelo 3D CAD, normalmente camada a camada. No contexto de competitividade industrial que se verifica atualmente, o FA é uma tecnologia que tem de ser explorada, na medida em que pode responder às exigências do mercado pelo facto de gerar soluções céleres e permitir obter produtos inovadores, com características mecânicas e funcionais semelhantes às obtidas pelos processos definitivos, com grande liberdade ao nível da geometria e seleção de materiais, e com vantagens significativas em termos de flexibilidade, qualidade e custo de produção.

No âmbito do FA, a relação que existe entre material e processo de produção assume uma especial importância, na medida em que estes fatores são interdependentes, ao contrário do que ocorre no método tradicional de subtração de material. O estudo e desenvolvimento desta relação vão permitir a criação de novos produtos, processos e equipamentos, sendo a base de todo o projeto mobilizador. 

O Projeto

O projeto Add.Additive propõe dar resposta às grandes questões de investigação e desenvolvimento que incidem sobre a relação material-processo em métodos de Fabrico Aditivo, alicerçando-se num conjunto de copromotores com saber e experiência nos domínios técnico-científicos relevantes e com representatividade nacional e internacional.

Pretende-se alavancar a valorização dos resultados em diversos setores, através de uma estratégia coordenada entre parceiros industriais e institutos e centros de investigação, sendo o conhecimento gerado valorizado por via de atividades de criação, difusão, transferência, utilização e incorporação de tecnologia assentes em três pilares: ciência e desenvolvimento tecnológico; internalização de saber e tecnologia pelos tomadores; e utilização dos mesmos pelos potenciais utilizadores finais.

A equipa envolvida possui elevados conhecimentos dos pontos de vista científico e tecnológico e conta com a vantagem de se localizar numa zona de grande densidade tecnológica nas áreas que se propõe abarcar. Como resultado deste projeto, serão produzidos novos e mais bem-adaptados materiais, processos produtivos e equipamentos, que gerarão um impacto permanente e de grande repercussão na economia nacional.

Pretende-se assim, contribuir para o aumento da produção nacional na fabricação aditiva, diminuir as importações e aumentar a exportação de tecnologia para a indústria e serviços.

Da dinâmica de desenvolvimentos tecnológicos no âmbito do projeto Add.Additive vão surgir novas formas de produzir, novos modelos de negócio e novos materiais, para além da criação de novos processos de criar de projetar, que deverão ser consolidados com um programa sólido de formação avançada.

Ter-se-á especial preocupação na dinamização de cursos de formação a vários níveis, de forma a garantir a disponibilização de técnicos para a indústria. Desta forma, pretende-se que para além dos sistemas, modelos de negócio, aplicações e apropriação tecnológica, se criem formas para disseminar o know-how e levá-lo para dentro das empresas e organizações de forma a garantir um desenvolvimento sustentável.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, promovido por um consórcio liderado pela ADIRA - Metal Forming Solutions, reunindo um total de 15 empresas e 8 entidades do Sistema Científico Tecnológico, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Programas Mobilizadores), envolvendo um investimento elegível de 8,7 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 5,7 milhões de euros.

07/02/2023 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa