SELF_Bridges: uma solução disruptiva de ponte modular

O Diretor da BERD, José Fernandes, em declarações ao COMPETE 2020, esclareceu a finalidade do projeto SELF_BRIDGES:

"A BERD em consórcio com o ITECONS tem em curso o projeto SELF_BRIDGES - Long Span Modular Bridges: smarter, extensible, lighter and fast assembly, no âmbito do Programa COMPETE 2020. Este  projeto visa desenvolver uma solução de ponte modular, com componentes pré-fabricados e pré-montados, adaptados para várias configurações e de rápida instalação, incorporando novas tecnologias de montagem, nomeadamente soluções extensíveis e/ou colapsáveis, capaz de reduzir o número e o volume dos componentes bem como facilitar e acelerar a sua instalação no local.

O projeto resultará numa solução de ponte modular inovadora, diferenciada das soluções atualmente existentes no mercado, nomeadamente na gama de vãos (≥120m), que permitirá reduzir custos de transporte e de montagem. De igual modo, pretende-se desenvolver uma solução que incorpore na estrutura uma tecnologia avançada de sensorização das deformações e do comportamento à fadiga, permitindo monitorizar e controlar o comportamento estrutural remotamente e em contínuo.

Em 2018 a BERD venceu um concurso público no Peru para a aquisição de 148 pontes modulares de vãos correntes entre os 15 e os 60m.

O COMPETE2020 permitirá apoiar o desenvolvimento e colocar no mercado uma solução disruptiva e inovadora tecnologicamente de ponte modular de grande vão."

Enquadramento

O projeto “Long Span Modular Bridges: Smarter, Extensible, Lighter and Fast Assembly” designado pelo acrónimo SELF_Bridges insere-se no contexto dos sistemas avançados de construção de pontes modulares, o qual se encontra em franco crescimento a nível mundial, na medida em que permite dar resposta a situações de mobilidade (infraestruturas ferroviárias e rodoviárias), de catástrofe natural, de aplicações militares, entre outras. De igual modo, a resposta rápida à necessidade crescente de infraestruturas que permitam criar uma malha de distribuição e logística na era da globalização, têm sido as principais causas para a procura de pontes modulares como solução para o rápido estabelecimento, restabelecimento ou melhoramento de vias de comunicação.

O processo de construção de uma ponte modular de “grande vão” implica múltiplos custos e riscos associados, destacando-se os materiais necessários à construção da estrutura, os recursos humanos, o tempo do processo, o risco de acidente, entre outros. Neste sentido, torna-se evidente que o mercado carece de soluções que permitam reduzir o tempo gasto no processo e atuar na sustentabilidade da própria construção. Existem lacunas científicas e tecnológicas que prevalecem no mercado e que têm limitado a capacidade de resposta das empresas, refletindo-se assim numa oferta muito limitada no setor para pontes modulares de grande vão.

 

Ponte modular de grande vão

O Projeto

O projeto SELF_BRIDGES, é promovido pela BERD (Líder) e pelo ITeCons (ENESI&I), e visa a investigação e desenvolvimento de uma solução de ponte modular, com componentes pré-montados, configuráveis e de rápida instalação, incorporando novas tecnologias de assemblagem para os componentes, nomeadamente soluções extensíveis ou dobráveis, capaz de reduzir o número e o volume dos componentes pré-montados e de facilitar a sua instalação no local. O projeto parte de uma oportunidade de mercado identificada pela BERD, relativamente a soluções de montagem rápida capazes de dar resposta a situações de mobilidade, catástrofe natural, aplicações militares, entre outras.

Assim sendo, de forma a satisfazer as necessidades dos seus clientes, a BERD pretende vir a comercializar uma solução de ponte modular inovadora, diferenciada das soluções atualmente existentes no mercado, capaz de permitir reduzir custos de transporte e facilitar o processo de montagem de pontes modulares em obra. De igual modo, tem como objetivo o desenvolvimento de uma solução que incorpore na estrutura uma tecnologia avançada de sensorização, das deformações e do comportamento à fadiga, permitindo monitorizar e controlar o comportamento estrutural via TIC. Pretende-se, igualmente, desenvolver um sistema de reforço integrado que permita ultrapassar a limitação do vão livre máximo entre apoios de 120 metros para 150 metros.

Como referido, o consórcio do projeto é constituído por duas entidades, com competências multidisciplinares e complementares entre si. A BERD é uma empresa especializada na realização de atividades de I&D relacionadas com soluções de pontes. No âmbito das pontes modulares, a empresa possui uma área de negócio dedicada, nomeadamente a MBS (Modular Bridge Solutions), em que desenvolve, projeta, fabrica, fornece e instala Soluções de Pontes Modulares para venda ou aluguer, destinadas a aplicações civis ou militares, nos cinco continentes. Por sua vez, o ITeCons é uma entidade não empresarial do Sistema de I&I que possui uma vasta experiência na conceção, desenvolvimento e validação de novos produtos e sistemas tecnológicos aplicados à indústria da Construção.

Pretende-se, com as atividades do projeto, definir as exigências funcionais, as novas soluções construtivas e respetivos processos, desenvolver a solução, os protótipos e os respetivos ensaios de validação. Em simultâneo, os resultados de I&D do projeto serão promovidos de forma ampla, através da participação em eventos de natureza tecnológica e científica, junto do público e do setor alvo, bem como através da produção de artigos em coautoria entre a BERD e o ITeCons.

Como resultado do projeto, pretende-se que a BERD disponibilize no setor das pontes modulares uma solução disruptiva capaz de satisfazer as necessidades específicas do setor e criar um novo paradigma no mercado das pontes modulares de grande vão.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto, que é promovido pela BERD - Projeto, Investigação e Engenharia de Pontes S.A. em parceria com o ITECONS - Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 858 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 602 mil euros.

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22/05/2020 , Por Miguel Freitas
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