PROJETO 100% MODAPORTUGAL ARRANCA COM PÉRIPLO INTERNACIONAL

O ano de 2018 do projeto de internacionalização 100%MODAPORTUGAL arranca, simultaneamente, em Londres e em Berlim, onde decorrem duas feiras dedicadas à confeção de vestuário e à moda sustentável. Fashion SVP em Londres, um certame profissional dedicado às soluções de sourcing para a indústria de confeção, acolhe as empresas Fermir, Marfel, Rorene e Tetribérica que, durante dois dias (16 e 17 de janeiro) darão a conhecer as suas capacidades de produção aos clientes maioritariamente do Reino Unido, mas também a visitantes provenientes de fora de terras de Sua Majestade.

Ao mesmo tempo, de 16 a 18 de janeiro, na feira Ethical Fashion Show, que se realiza no edifício Kraftwerk em Berlim, estarão presentes nove empresas portuguesas que responderam positivamente aos exigentes critérios de admissibilidade definidos pela organização da feira (Messe Frankfurt) em conjunto com a Get Changed! The Fair Fashion Network. Quatro dessas empresas estarão a expor as suas coleções com o apoio do projeto conjunto de internacionalização do CENIT: Elementum by Daniela Pais, Light Factory Shop, Näe Vegan e Näz. A Ethical Fashion Show, integrada na Berlin Fashion Week, constitui o único evento europeu exclusivamente dedicado à moda ética e sustentável, dividido em seis segmentos: Greenshowroom, Urbanvibe, Moderncasual, Craft, Individual e Kids.

De Berlim, o 100%MODAPORTUGAL abraça o kidswear e segue para Florença, onde decorre de 18 a 20 de janeiro na Fortezza da Basso, a conceituada feira dedicada ao universo de moda infantil, Pitti Bimbo. A representação portuguesa será assegurada por seis empresas: Andorine, Baby Gi, Huggee, Piccola Speranza, Snug e Vandoma. Os números da edição passada (junho 2017) ilustram a importância desta feira no segmento de vestuário infantil: 10.000 visitantes, dos quais 6.700 compradores internacionais para conhecerem as propostas de 540 coleções provenientes de toda a Europa.

Ainda no âmbito do baby e kidswear, o projeto 100%MODAPORTUGAL testemunha a forte dinâmica e vitalidade que se verifica nas empresas dedicadas a este setor, marcando presença em mais quatro importantes feiras na Europa e nos EUA, nas quais apoia a presença de 24 marcas nacionais. Na capital alemã, de 23 a 24 de janeiro, a semana arranca na Playtime Berlim, onde Blake, Huggee, Laranjinha e Metro tentam angariar e fidelizar clientes deste importante mercado.

No fim-de-semana seguinte, Paris e Londres dividem as atenções dos clientes internacionais, com as feiras Playtime e Bubble. A primeira realiza-se em Paris, de 27 a 29 de janeiro e contará, entre outras, com a presença das marcas lusas: Andorine, Carlota Barnabé, Grace Baby&Child e Snug, apoiadas pelo projeto 100%MODAPORTUGAL.

Do outro lado do Canal da Mancha, em Londres, nos dias 28 e 29 de janeiro, a feira Bubble revela as mini-propostas assinadas por oito promissoras marcas nacionais: Baby Gi, Benedita, Coobie, Huggee, Isabella Babywear, Miel à Moi, Piccola Speranza e Veridiana.

Depois destas duas intensas semanas para os negócios internacionais, o projeto entra no mês de fevereiro com mais duas feiras dedicadas à moda infantil, Indx Kidswear e Playtime e conclui este périplo internacional, marcando presença da incontornável feira de confeção, Première Vision em Paris.

Em Birmingham, nos dias 11 e 12 de fevereiro, seis marcas portuguesas voltam a manifestar a sua preferência pelo mercado do Reino Unido, participando na Indx Kidswear: Baby Gi, Chua, Dot, Huggee, Piccola Speranza e Pureté du Bébé. Enquanto isso, do outro lado do Atlântico, Andorine, Benedita e Kaleidoscope enfrentam o gigante mercado dos Estados Unidos, numa presença mais reduzida, mas capaz de garantir a melhor representação portuguesa na Playtime New York, que se realiza no Javits Center de 11 a 13 do mesmo mês.

Finalmente, o roteiro dos negócios internacionais apoiados pelo projeto do CENIT e da ANIVEC, regressa à confeção e à mais importante feira do setor, que se realiza duas vezes por ano e que reúne mais de 1.900 expositores, distribuídos pelas diferentes áreas de fios, tecidos, artigos em pele, design, acessórios e manufacturing e consegue captar a atenção de 60.000 visitantes provenientes de cerca de 125 países, a Première Vision, que se realiza de 13 a 15 de fevereiro.

De entre a numerosa participação portuguesa no certame, integradas no projeto 100% MODAPORTUGAL, sete empresas portuguesas revelam aos atuais e futuros clientes internacionais a excelência da confeção nacional: António Manuel de Sousa, Dicasi, Fermir, Marfel, Goucam, Rorene e Unilopes.

«Para além de terem sido definidos pelas empresas, os mercados abrangidos pelo projeto 100% MODAPORTUGAL são também os que têm demonstrado uma boa reação ao investimento efetuado, os que apresentam comprovada apetência para o consumo de produtos de moda portuguesa, bem como mercados estratégicos capazes, através do seu comportamento, de estabelecer tendências de consumo e influenciar a atitude global dos consumidores originários de outras latitudes», destaca Manuel Lopes Teixeira, CEO do CENIT.

O projeto 100%MODAPORTUGAL é promovido pelo CENIT - Centro de Inteligência Têxtil, em parceria com a ANIVEC - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção e financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 - Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 

 

Fonte: Cenit

07/02/2018 , Por Célia Pinto