NEXTSTEP - NEXT distribution SubsTation improvEd Platform

Liderado pela Efacec Energia, este projeto visa desenvolver um inovador Posto de Transformação e efetuar a sua demonstração na rede de distribuição em Baixa Tensão, agregando a experiência  e a expetativa da indústria com o conhecimento e a capacidade científica que as entidades do consórcio aportam.

 

Síntese

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto NEXTSTEP visa desenvolver um inovador Posto de Transformação – PT. 

Os parceiros Efacec Energia – promotor líder do consórcio, Efacec Electric Mobility, Eneida, Universidade de Coimbra, INESC TEC e ITeCons agregam a experiência e a expetativa da indústria, ao conhecimento e capacidade científica que as entidades do SCTN aportam ao projeto, visando a criação e a aplicação de novo conhecimento científico, bem como a demonstração da inovadora solução na rede de distribuição em Baixa Tensão da EDP Distribuição, parceiro subcontratado. 

De forma resumida, no âmbito deste projeto serão desenvolvidos:

>   Um invólucro modular com elevado desempenho térmico, acústico, físico e mecânico, incluindo: materiais sustentáveis; sensorização ambiental e regulação inteligente da ventilação natural; personalização urbana; cobertura e fachadas verdes, em prol desse desempenho e da captura de CO2.

>  Soluções para resiliência de rede: sensorização sem fios de grandezas elétricas e ambientais (energy harvesting, plug and play, intermutáveis/operáveis).  

>   Um controlador do PT com: arquitetura modular e distribuída; monitorização e self-healing remoto da rede BT; monitorização da condição dos ativos; gestão de ativos DER e de iluminação pública; mapeamento automático e agnóstico de smart meters.

>  Um transformador MT/BT, segundo o Ecodesign, com melhor eficiência energética, menor ruído sonoro e um novo sensor de descargas parciais – DP.

>   Celas MT de menor volume e adaptadas ao novo sensor DP e ao novo detetor de defeitos.  

>  Um dispositivo de aplicação flexível – no PT e na rede BT – para: regulação de tensão; prestação de serviços de rede, e.g. mitigação da distorção harmónica, equilíbrio de fases, compensação de cavas e de fator de potência.

>  Um sistema de armazenamento de energia, segundo o Ecodesign, para: acrescentar dimensão à função do dispositivo anterior; aportar eficiência energética, com suporte de capacidade durante processos de self-healing.

O projeto NEXTSTEP também trará benefícios ao nível dos processos produtivos mais verdes e eficientes, nomeadamente, através:

(i) Do uso de invólucro com atributos eco-friendly, mormente por usar materiais mais leves e sustentáveis e por apresentar cobertura e fachadas verdes, promovendo a captura de CO2 e um melhor desempenho térmico do PT, essencial ao seu funcionamento; 

(ii) Da aplicação de práticas de ecodesign, quer no processo construtivo do transformador MT/BT, quer do sistema de baterias do componente de armazenamento, que enaltecem o atributo verde e eficiente do PT; 

(iii) Do uso de dielétricos verdes no transformador MT/BT e do uso de ampolas isentas de gás SF6 nas celas MT, em prol do papel eco-friendly da solução. 

O NEXTSTEP reforçará fortemente vários domínios prioritários identificados (Energia e TIC), colocando Portugal numa posição de destaque, ao permitir que a Efacec se diferencie face aos seus concorrentes internacionais, através da oferta de um produto inovador e pioneiro, a nível internacional, transacionável e de enorme valor acrescentado, mas também promovendo outras empresas nacionais a esse patamar de diferenciação tecnológica. 

 

Enquadramento

O sector da Energia Elétrica destaca-se pelo seu papel no desenvolvimento sustentável e competitivo do território português. Para se tornar mais autossuficiente e sustentável energeticamente, Portugal tem apostado na área das TIC e na investigação e desenvolvimento de dispositivos inovadores, dotando a sua rede elétrica de inteligência (Smart Grid), a fim de coordenar, em tempo real, as capacidades, as interoperabilidades e as necessidades dos ativos que compõem a mesma com maiores níveis de fiabilidade, sustentabilidade, eficiência, resiliência e estabilidade, reduzindo os custos e os impactos socio-ambientais envolvidos. Esta estratégia segue as grandes linhas de desenvolvimento a nível europeu, mormente a RIS3, que define as bases para um desenvolvimento energético sustentável. 

Em Portugal, além das metas definidas pelo PNAE e PNAER, foi desenhada uma estratégia nacional para a especialização inteligente (ENEI), onde as temáticas da eficiência energética, integração de fontes de energia de base renovável e redes elétricas inteligentes sustentam o interesse no desenvolvimento da solução prevista no projeto NEXTSTEP. 

O projeto insere-se centralmente em dois dos domínios prioritários transversais definidos na ENEI - o da Energia e o das TIC - visando desenvolver e produzir um novo modelo de Posto de Transformação (PT). 

 

ENEI – Estratégia de Especialização Inteligente 

Os domínios prioritários - Energia e TIC - manifestam um elevado carácter de transversalidade face ao desenvolvimento dos restantes sectores e atividades económicas nacionais. Assim, pode-se destacar o seu impacto significativo no domínio das Tecnologias de Produção e Indústria de Produto, em prol de uma indústria mais competitiva, sustentada e baseada num sistema energético eficiente e fiável (fábricas do futuro), bem como no domínio das Tecnologias de Produção e Indústria de Processo, pela via do uso e combinação de tecnologias avançadas e transversais de forma intensiva, em prol de processos mais eficientes, na utilização de recursos e na eficiência energética, em prol do crescimento “verde”.

A solução inovadora em desenvolvimento para o PT permitirá aumentar drasticamente a eficiência junto aos locais de consumo, ao oferecer mecanismos de resiliência de rede e de gestão em prol da eficiência energética, suportados por sistemas inteligentes distribuídos e por standards de comunicação, o que enaltece o papel das TIC nas Smart Grid. Como muitas indústrias são sensíveis às interrupções de serviço e à qualidade de onda da energia recebida,  o projecto inclui uma solução tecnológica de monitorização remota, que aporta uma visão integrada permitindo que algoritmos inovadores intervenham, em prol da prestação de um serviço de energia com elevado nível de qualidade.

Algumas das TIC desenvolvidas - e.g. sensorização inteligente de grandezas elétricas e ambientais - potenciam uma utilização abrangente, podendo também ser utilizadas noutros domínios industriais, em prol da eficiência dos sistemas de produção, bem como dos processos produtivos, visando uma maior competitividade. 

 

Apoio do COMPETE 2020

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente de co-promoção, o projeto NEXTSTEP: NEXT distribution SubsTation improvEd Platform envolve um investimento elegível de cerca de 2.7 milhões de euros e um incentivo FEDER de cerca de 1.6 milhões de euros.

 

Links úteis

Website do projeto 

Efacec 

ENEIDA, WIRELESS & SENSORS, S.A 

INESC TEC - INSTITUTO DE ENGENHARIA DE SISTEMAS E COMPUTADORES, TECNOLOGIA E CIÊNCIA 

UNIVERSIDADE DE COIMBRA 

INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM CIÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO – ITECONS 

20/06/2017 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020