Recorde alguns dos projetos de I&D que visam combater a Covid-19

> MultiMed: Acabamentos multifuncionais em tecido para aplicações médicas 

Filipa Fernandes, investigadora e diretora científica na Ooze Nanotech, sintetiza o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que visou o desenvolvimento de uma linha inovadora de artigos têxteis reutilizáveis para a proteção da população exposta aos agentes infeciosos covid-19.  Mais especificamente, visou desenvolver soluções de materiais de composição natural com comportamento super-hidrofóbico, antimicrobiano, antifúngico e antiviral para aplicações em máscaras comunitárias, uniformes, aventais e outros artigos para o setor hospitalar. Apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto MultiMed envolveu um investimento elegível de 409 mil euros e um incentivo FEDER de 327 mil euros. Publicado em 16.12.2021 https://www.compete2020.gov.pt/detalhe/detalhe/69737-MultiMed-FilipaFernandes-NL331-16122021 

 

> TEX4SafeCare: Têxteis-lar com propriedades antimicrobianas que alertam o utilizador para uma possível contaminação

Em conversa com o COMPETE 2020, Marco Barros, responsável pelo TEX4SafeCare , falou deste projeto que "teve como missão desenvolver uma linha de têxteis-lar com propriedades antimicrobianas e que permitam alertar o utilizador para uma possível contaminação."  O projeto TEX4SafeCare tem como objetivo desenvolver produtos inovadores com propriedades antimicrobianas e que permitam alertar o utilizador para uma possível contaminação, limitando assim que estes tipos de artigos sejam uma fonte de infeção e, deste modo, evitando a propagação da COVID-19. O principal mercado alvo dos novos produtos será os lares de idosos e IPSS, tendo igualmente interesse para as áreas de hotelaria, restauração (no caso das cortinas) e uso doméstico. Publicado em 16.12.2021 https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/NL_TEX4SafeCare_57765

 

> Covitec4Life: Covid Protective Clothing for Life

Em declarações ao COMPETE 2020 Ricardo Silva, responsável do Covite4Life, falou do contributo dos copromotores, dos objetivos do projeto e da importância dos Fundos Comunitário. “Foi um projeto desenvolvido num contexto desafiante, fruto do esforço técnico e dedicação, em tempo recorde, de todos os co-promotores: CITEVE, PAFIL e COLTEC, com o contributo do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, parceiro importante na avaliação dos protótipos gerados. Os objetivos do projeto Covitec4Life eram sem dúvida ambiciosos. O projeto consistiu em duas linhas de I&D de impermeabilização dos substratos têxteis diferenciadoras no contexto da proteção dos profissionais expostos à COVID 19, distinguindo-se pelo conforto melhorado, sustentabilidade e menor impacto ambiental, seja ao nível de Dispositivos Médicos (DM) e de Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

Publicado em 16.12.2021 https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/NL_Covitec4Life_49277 

 

> SMASK: Máscara Inteligente com biossensor colorimétrico

Em conversa com o COMPETE 2020, a responsável do projeto, Mónica Vieira, falou do SMASK e da importância dos Fundos Europeus.

Não existe, à data, nenhuma máscara de proteção que dê indicação específica sobre a sua capacidade de proteção ao longo do período de utilização. Neste sentido, é objetivo do presente projeto, o desenvolvimento de um biossensor colorimétrico, incorporado numa superfície têxtil, com capacidade de indicação direta da capacidade de proteção das máscaras de proteção de nível 2 e de nível 3 – máscaras para uso social de proteção respiratória, que dê ao utilizador informação sobre a capacidade de filtração do equipamento, com um sensor de humidade; e do estado de contaminação, com um sensor de existência de contacto com o vírus SARS-CoV2. O projeto SMASK é promovido pelo Instituo Politécnico do Porto em co-promoção com a Clothius. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Optimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível de 169 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 135 mil euros. Publicado em 22/06/2021 https://www.compete2020.gov.pt/newsletter/detalhe/NL_SMASK_70241 

> InovPNT 

Entrevistamos Ana Costa, Project Manager no PIEP e responsável do InovPNT

O projeto propõe o desenvolvimento de materiais termoplásticos inovadores com propriedades antimicrobianas e funcionais adequadas ao combate do novo coronavírus, que possam ser utilizados para a produção de filamento fino e/ou revestimentos termoplásticos para uma prova de conceito aplicada a TNTs funcionais. Pretende-se que, no final do projeto, se obtenha um substrato funcional de TNT antimicrobiano e funcional, validado experimentalmente do ponto de vista mecânico e toxicológico.

O projeto foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Empresas - COVID-19, envolvendo um investimento elegível de 315 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 261 mil euros.

Publicado em 24/06/2021 https://www.compete2020.gov.pt/newsletter/detalhe/Newsletter_InovPNT_63526_entrevista_Ana_Costa

 

> COVID-19 - Software de computação visual para monitorizar as regras de distanciamento social

A solução proposta no âmbito deste projeto consiste na utilização de inteligência artificial ("IA") para monitorizar o cumprimento das regras definidas pelo governo, DGS e OMS, no que diz respeito ao distanciamento social, uso de máscara de proteção individual e número máximo de pessoas por metro quadrado, bem como dar suporte na tomada de decisão para evitar o incumprimento.

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto COVID-19 - SW de Monitorização das regras de distanciamento através de computação visual envolveu um investimento elegível de 112 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 89 mil euros.

Publicado em 25/06/2021 https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/Proj_69999_NL308

 

> STOP SARS-CoV-2 – Soluções que ajudam a travar pandemia

As medidas de proteção são sem dúvida o passo primordial para a diminuição do efeito do coronavírus SARS-CoV-2 na nossa Vida. Mas, se a proteção disponível inibir a proliferação de um vírus, esta será a ajuda essencial para a redução dos efeitos pandémicos.

STOP SARS-CoV-2: Strategic Thin-films Opposed to Pandemia é o nome do projeto que tem como alvo criar a partir de filtros existentes micrométricos e submicrométricos que possuam para além do elevado grau de eficácia para a retenção de partículas/organismos de dimensão nanométrica, capacidade de tornar o SARS-CoV-2 inviável.

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, o projeto STOP SARS-CoV-2 envolveu um investimento elegível de 212 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 182 mil euros.

Publicado em 25/06/2021 https://www.compete2020.gov.pt/newsletter/detalhe/Proj69683_NL308

 

> SM4S - Safety Materials for Shoes 

Elio Parodi, administrador da ROPAR/Arcopedico - empresa de calçado com forte ligação ao sector da saúde - falou ao COMPETE 2020 sobre o projeto SM4S: Safety Materials for Shoes que visou o desenvolvimento de solas de calçado com propriedades antivirais por forma a impedir que o calçado seja um meio de transporte de vírus, em locais de acesso generalizado. contribuindo para o combate à atual situação pandémica de COVID-19.

A solução proposta consiste na aditivação de um ou mais constituintes da reação do poliuretano com agentes antivirais, sem alteração das propriedades intrínsecas do material final, nomeadamente nas suas características mecânicas.  

Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção (Covid-19), o projeto SM4S: Safety Materials for Shoes envolveu um investimento elegível de 153 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 123 mil euros. Publicado em 15/04/2021 https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/68501-SM4S-NL298-15042021

 

> CoVis: Monitorização inovadora de sinais vitais com tecnologia wireless

Falámos com João Milheiro, da Wavecom sobre o projeto CoViS, cofinanciado pelo COMPETE 2020, que está a desenvolver uma solução de monitorização, em tempo real, de sinais vitais com recurso a técnicas que não exigem contacto com o paciente. Além de ser mais confortável, permite aos profissionais de saúde evitar o contacto permanente com pacientes que possuam doenças altamente contagiosas, como é o caso do coronavírus SARS-CoV-2.

Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção (Covid-19), o projeto COVIS envolveu um investimento elegível de 379 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 308 mil euros.

Publicado em 15/04/2021 https://www.compete2020.gov.pt/noticias/detalhe/70090-CoViS-NL298-15042021

04/05/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia