iCare4NextG: Cuidados preventivos e assistência domiciliária

O projeto iCare4NextG cofinanciado pelo COMPETE 2020, criou um conjunto de serviços para melhorar o bem-estar e a prestação de cuidados em casa, integrando necessidades de diferentes estágios da vida, diferentes cuidadores e diferentes diagnósticos, explica Susana Rodrigues, PMO na Glintt.

 

1. Síntese
 
O projeto iCare4NextG desenvolveu uma estrutura de serviços e uma plataforma tecnológica necessários para atender às necessidades de integração dos cuidados domiciliários e personalizados de forma a melhorar o bem-estar e a prestação de cuidados em casa, alinhados com os conceitos de previsão, prevenção, personalização e participação.
 
A integração da assistência significa que o apoio prestado, que incorpora vários fornecedores diferentes, é disponibilizado ao utilizador final de maneira agregada, evitando um amplo conjunto de dispositivos ou aplicações difíceis de usar.

 

2. Testemunho 

Susana Rodrigues | PMO na Glintt

 

O envelhecimento da população e o aparecimento de doenças crónicas que não podem só ser tratadas em unidades de saúde, exigem cuidados preventivos e assistência domiciliária. A pandemia da Covid19 veio acelerar a crescente necessidade de atendimento domiciliário e, consequentemente, de desenvolvimento rápido e personalizado de novos serviços.

O projeto iCare4NextG pretende desenvolver um framework de serviços para melhorar o bem-estar e a prestação de cuidados em casa, alinhados com os conceitos de previsão, prevenção, personalização e participação. Trata-se de um projeto que envolve diferentes parceiros com know-how distintos que em conjunto conseguem criar um projeto único e inovador na área da saúde.

A aprovação da candidatura do iCare4NextG  por parte do COMPETE 2020 foi fundamental para possibilitar a colaboração entre a Glintt, empresa tecnológica líder no mercado da saúde, o Instituto Politécnico de Porto (IPP) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), parceiros altamente motivados para criar novos serviços e soluções na saúde, combinando, diferentes tecnologias como a plataforma da Glintt, dispositivos IoT do IPP e o Health Chatbot do ISEP. 

A solução concretiza-se em dois casos de uso de monitorização à distância: o COVID19: care@home e o Alzheimer@Home. Podem saber mais sobre os casos de uso no vídeo que partilhámos. 

Vídeo: https://youtu.be/cjtDcvUFGII

 

3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto iCare4NextG: Integrated Care for Next Generation é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito de Projetos de I&D Industrial à Escala Europeia, envolvendo um investimento elegível de cerca de 560 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 372 mil euros. 
 
4. Links úteis
 

14/04/2023 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia