Criação de uma unidade produtiva de dispositivos médicos à base de ácido hialurónico

A Bohus BioTech Portugal, Lda. dedica-se à fabricação de dispositivos médicos à base de ácido hialurónico extraído de cristas de galo, sendo uma tecnologia única apenas dominada por duas empresas a nível mundial. Esta tecnologia permite que o ácido hialurónico produzido apresente características únicas uma vez que apresenta um elevado peso molecular viscoelástico, hoje em dia impossível de replicar com o ácido hialurónico fermentado.

 

A Unidade de Produção

Com este projeto a Bohus BioTech Portugal pretende criar uma unidade de produção de ácido hialurónico no concelho de Sousel.

O edifício sede da empresa, propriedade da Autarquia de Sousel e arrendado à empresa promotora deste projeto por um período de 10 anos é constituído por um pavilhão multiusos que será remodelado para implementar a unidade de produção.

Neste edifício será criada uma sala limpa, o espaço onde ocorrerá a parte principal do processo de produção. A sala limpa será construída de acordo com a ISO 14644 para que o ambiente, todas as superfícies, todo o equipamento e o ar estejam limpos e livres de partículas e bactérias. Este ambiente de sala limpa assume especial importância para que os produtos não sejam afetados.

Seguindo o circuito do processo produtivo existe a seguinte configuração:

As matérias-primas darão entrada pelo armazém, seguindo posteriormente para a sala de esterilização, onde, através de diversos equipamentos de esterilização, a saber: forno de esterilização, autoclave e máquina para lavar e esterilizar, será feito o trabalho de desinfestação, limpeza e esterilização das matérias. Após este processo, as matérias serão levadas para a sala de dissolução, onde serão colocadas no liquidificador para realizar a sua mistura. A solução obtida seguirá para a sala de enchimento de seringas, onde se encontra a máquina de enchimento. Acabado este processo, as seringas são levadas para uma nova sala de esterilização onde são preparadas para serem embaladas.

Na sala de embalamento encontram-se duas máquinas, sendo uma destinada a etiquetagem e a outra à montagem do blister, conferindo uma segurança adicional à embalagem das seringas. É então feito um controlo de qualidade das embalagens numa sala de inspeção, seguindo os blisters para a sala de embalamento final.

 

Dispositivos médicos à base de ácido hialurónico

Os dispositivos médicos a serem produzidos pela Bohus Biotech Portugal na unidade produtiva caracterizam-se por serem produtos facilmente diferenciados pela qualidade apresentada, que permite uma melhor e mais fácil recuperação pós-operatória dos pacientes submetidos a cirurgias oftalmológicas, bem como pela melhoria das condições de trabalho por parte dos profissionais de saúde durante a sua utilização nas referidas cirurgias.

As áreas competitivas críticas para o negócio em que a empresa se insere são o "know-how", a tecnologia e a inovação, pois este setor exige um conhecimento profundo das técnicas de produção e uma evolução constante dessas técnicas, assim como a utilização e atualização da tecnologia mais evoluída e uma inovação constante. A nível técnico e de produção, o projeto possibilita à empresa tirar partido da mais avançada tecnologia e inovação produtiva existente para a produção de dispositivos médicos oftalmológicos. Com a aquisição de um forno de esterilização, autoclave e máquina para lavar e esterilizar, bem como um liquidificador para realizar a mistura, torna-se possível, através da utilização destes elementos, a criação de um processo produtivo eficiente e eficaz.

Cerca de 20% da produção desta empresa visa o abastecimento do mercado nacional, verificando-se por isso a substituição de importações uma vez que não existe nenhuma unidade produtiva instalada em Portugal a produzir dispositivos médicos com estas características, que cada vez mais são procurados pelos profissionais de saúde tendo em conta as vantagens já referidas. A restante produção (80%) destina-se à exportação, nomeadamente para o mercado europeu e para a comunidade de países de língua portuguesa.

Testemunho de

Jorge Pereira | CEO da Bohus BioTech Portugal

A Bohus Biotech Portugal é uma empresa de biotecnologia que procura expandir a sua atividade, focando-se em especial nos mercados lusófonos. O apoio do COMPETE 2020, no âmbito dos Sistemas de Incentivos à Inovação Produtiva, foi determinante para a instalação da unidade industrial em Sousel, permitindo a construção de uma sala limpa e aquisição da tecnologia necessária ao seu funcionamento. Desta forma, o Alentejo passa a ter mais uma unidade que ser quer de referência, contribuindo para a criação de postos de trabalho e de valor acrescentado numa região onde a captação de investimento é decisiva para dinamizar o tecido económico e contrariar as tendências de despovoamento.

 

Apoio COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de 5,5 milhões de euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 3,3 milhões de euros.

16/07/2018 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa