Porto de Leixões: Investimentos visam aumentar competitividade portuária

O conjunto de investimentos a realizar inclui o prolongamento do quebra-mar, o aprofundamento do anteporto e da bacia de rotação, um novo terminal  e melhorias no porto de pesca, o que “permitirá responder à pressão da procura por navios de maior dimensão no porto de Leixões, a qual se faz sentir em todos os segmentos de mercado, nomeadamente na carga contentorizada” esclarece a Presidente do Conselho de Administração da APDL (Administração Dos Portos Do Douro, Leixões e Viana Do Castelo).

 

1. Síntese

Em declarações ao COMPETE 2020, Guilhermina Rego, Presidente do Conselho de Administração da APDL - Administração Dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo esclareceu que

“o investimento no Prolongamento do Quebramar Exterior do porto de Leixões em 300 metros, com a alteração da sua inclinação, no valor previsto de 60 milhões de euros, é um investimento crucial para o porto de Leixões, um porto da rede principal das redes transeuropeias de transporte (RTE-T), incluído no Corredor Atlântico que serve diretamente a sua área de influência (hinterland) constituindo-se como um porto estratégico para as empresas exportadoras portuguesas.”

A operação visa criar melhores condições de navegabilidade e de agitação marítima no anteporto, conferindo maior quietude e segurança aos navios aquando da sua aproximação ao porto, reduzindo os riscos associados e permitindo o acesso ao porto por parte de navios de maior dimensão, que hoje não têm condições para o fazer. Além disso contribuirá para o aumento da produtividade portuária na sequência da diminuição dos tempos de espera.  

“O concurso público desta importante obra, com comparticipação aprovada pelo COMPETE 2020, foi lançado no passado mês de fevereiro e permitirá responder à pressão da procura por navios de maior dimensão no porto de Leixões, a qual se faz sentir em todos os segmentos de mercado, nomeadamente na carga contentorizada. A comparticipação comunitária deste investimento público de valor elevado viabilizará o seu desenvolvimento a curto prazo, permitindo poupanças relevantes nos custos de transporte das mercadorias ao longo da cadeia logística, para além de externalidades ambientais positivas”. 

A empreitada deverá esta concluída em 2023.

 

 

2. Apoio do COMPETE 2020

O projeto “Porto de Leixões - prolongamento do quebramar, no âmbito do novo terminal de contentores ” é cofinanciado pelo COMPETE 2020, no âmbito do Eixo Prioritário IV, ao abrigo do Aviso 03/RAIT/2016. Estima-se que o investimento total deste projeto ascenda a 60,4 milhões de euros, com um investimento elegível ajustado de 36,6 milhões de euros.

 

3. Links úteis

APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.

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19/03/2019 , Por Cátia Silva Pinto
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