tech4COVID19: empreendedores portugueses unidos para combater o vírus

O objetivo do movimento tech4COVID19 é criar projetos que ajudem a combater a doença. O primeiro a ser anunciado, sob forma STOP COVID-19, é uma angariação de fundos gerida pela GoParity que visa reunir o valor mínimo de cem mil euros para ajudar a financiar a compra de materiais médicos urgentes.
 
Vídeo Movimento Tech4Covid19 | Manifesto (Clique na Imagem)
 
 
1. Síntese
 
O movimento chama-se tech4COVID19 e o que começou por ser um grupo informal de 25 empresas da comunidade da Founders Founders, em pouco tempo já conta com cerca de 4000 voluntários e perto de 30 projetos em marcha.
 
A comunidade que se foi criando em meados de março já conta com mais de uma centena de startups, grandes empresas, incubadoras e outras entidades, espalhadas um pouco por todo o país de áreas tão variadas como cibersegurança, saúde, manutenção, recursos humanos, consultoria, serviços na nuvem, comércio eletrónico e dispositivos médicos. 
 
Não somos mais B2B, ou B2C; somos H2H - Human to Human, pode ler-se no website do tech4COVID19.
 
 
2. Objetivos
 
> melhorar o rastreamento de redes de contágio, facilitar videochamadas entre médicos e doentes;    
> criar uma rede de suporte a médicos e enfermeiros deslocados ou a pessoas que necessitam de ajuda para ir às compras ou à farmácia;
> criar um chatbot para se tirarem dúvidas dos apoios concedidos pelo estado às empresas e às pessoas singulares;
> acelerar a compra de material hospitalar e lançar um crowdfunding para compra desse mesmo material;
> disseminar informação, recrutamento e coordenação de profissionais de saúde ou ainda criar um sistema que permita à população verificar sintomas sem necessidade de ir ao médico, são apenas alguns dos objetivos dos projetos.  
 
3. Links úteis
 

25/03/2020 , Por Cátia Silva Pinto