WireLOX: Monitorização remota do nível de oxigénio líquido

Em entrevista ao COMPETE 2020, Leonel Lourenço, Project Manager na Linde Healthcare faz um ponto de situação do projeto WireLOX e dos resultados já alcançados, destacando a importância da parceria com o Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI).
 
 
1. Síntese
 
À data de hoje o nível de oxigénio nos reservatórios, designados por homelox, pode apenas ser verificado em casa do doente. Tal constitui um desafio pois não permite acesso à informação prévia e em tempo real do nível de oxigénio, e com ela definir o melhor momento de visita ao doente. Para segurança do doente, muitas vezes a troca dos homelox é realizada quando o conteúdo de oxigénio líquido é ainda de 30%, com desperdício do restante.
 
O projeto WireLOX nasce da necessidade de monitorizar remotamente o nível de oxigénio líquido para melhor programação das visitas domiciliárias para reposição dos homelox, de acordo com a prescrição médica, minimizando contactos e diminuindo riscos de contágio no atual contexto de pandemia devido à covid-19.
 
Leonel Lourenço | Project Manager na Linde Healthcare
 
2. Entrevista | Leonel Lourenço, Project Manager na Linde Healthcare
 
2.1 Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto?
 
O WireLOX é um dispositivo plug&play que comunica sem intervenção humana o nível de oxigénio líquido no domicílio do doente. Esta informação é depois tratada e usada para determinar o melhor momento para abastecer e garantir a continuidade do tratamento. 
 
Por definição o grande desafio é garantir que a introdução do WireLOX potencia as melhorias de eficiência sem pôr em causa a o bem-estar dos nossos doentes. Tratando-se de uma nova tecnologia, o nível de incerteza foi um aspeto que obrigou a um seguimento próximo e mecanismos de resposta rápida para eventuais desvios do comportamento esperado. 
 
Estas medidas permitiram que todos os testes tenham sido executados com sucesso e sem riscos para os nossos doentes.
 
 
2.2 Os objetivos definidos para o projeto foram alcançados? 
 
Os objetivos do projeto estão organizados em duas categorias, de Investigação & Desenvolvimento e qualidade no serviço prestado ao doente. 
 
Os objetivos de investigação e desenvolvimento foram alcançados com sucesso. Hoje podemos dizer que passamos de uma página em branco para uma solução concreta que valida o conceito da nova forma de fornecimento de oxigénio líquido.  
 
No que diz respeito à qualidade do tratamento prestado ao doente, acreditamos que existe um caminho a percorrer no amadurecimento da tecnologia.
 
Por se tratar de um dispositivo auxiliar à prestação de cuidados ao doente, é imperativo informação de forma consistente e fiável. Os testes feitos permitiram perceber que existem variáveis como o local onde o WireLOX opera que afetam o seu funcionamento. Em função do local, o acesso insuficiente à rede poderá impedir a comunicação de nível de oxigénio. Pontos como este devem ser assegurados antes da utilização massificada do WireLOX.     
 
 
2.3 De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
 
A existência de um dispositivo é claramente o grande marco deste projeto, mas não só. 
O processo de desenvolvimento incluiu várias versões e ideias testadas. De toda discussão e validação de ideias resultou um conhecimento importante para a operacionalização e comunicação com os nossos doentes e técnicos de saúde.
 
Salientar também um processo automatizado, e integrado com os nossos sistemas de informação, que permite o tratamento desta informação com mínimo de intervenção humana e, assim, evitar erros de interpretação ou digitação. 
 
 
2.4 Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
 
O COMPETE 2020 foi o mote para a parceria com o nosso parceiro Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI). No CeNTI encontramos um parceiro disponível e comprometido em alcançar os objetivos do projeto.  
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos I&D Empresas e Infraestruturas de Ensaio e Optimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível de 160 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 128 mil euros.
 
 
4. Links
 
Linde 
 
CENTI

27/01/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia