CREATOUR: Leia a entrevista com a equipa responsável

A propósito da 3ª Conferência Internacional deste projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020, nos dias 23, 24 e 25 de outubro, conversamos com Nancy Duxbury, investigadora responsável e Sílvia Silva, gestora de investigação.
 
 
1. Entrevista
 
O projeto CREATOUR visa aliar atividades de investigação e atividades demonstrativas para desenvolver uma abordagem integrada sobre o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal. Entrelaça teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo.
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto CREATOUR conta com um Conselho Consultivo que inclui membros de reputação nacional e internacional como os investigadores Professor Doutor Greg Richards (Universidade de Tilburg, Holanda) e Doutor Patrick Brouder (Universidade de Brock, Canadá), bem como a International Creative Tourism Network, a ADDICT -Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e a CIMAC -¬ Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.
 
 
 

Nancy Duxbury, investigadora responsável

Sílvia Silva, gestora de investigação
   
Conversámos com Nancy Duxbury, investigadora responsável e Sílvia Silva, gestora de investigação do projeto Creatour que as levou “a trabalhar de uma maneira diferente, a inovar novos processos de pesquisa e partilha de conhecimento, bem como dedicar mais atenção às estratégias e formação relacionadas com a troca e produção conjunta de conhecimentos entre investigação e prática”.

 

 
1. 1 Quais foram os principais desafios com que se deparam no desenvolvimento do projeto CREATOUR?
 
A diversidade de organizações envolvidas (municípios, agências de desenvolvimento regional, associações culturais, pequenas empresas, novas parcerias) e o amplo conjunto de iniciativas que propuseram desenvolver, formaram um rico e diverso espectro. No entanto, ao mesmo tempo, esse foi um desafio no projeto, uma vez que as diferentes entidades não estavam acostumadas a trabalhar em conjunto (entre diferentes setores), tinham experiências e formas diferentes de trabalho com investigadores e, por isso, trouxeram diferentes expectativas e posições operacionais ao projeto.
 
Esta diversidade, intencionalmente criada, enriqueceu o projeto CREATOUR com uma pluralidade de perspetivas e conhecimentos, enquanto, simultaneamente, desafiou tentativas de agregação. De uma forma geral, os investigadores são confrontados com perspetivas, observações e interpretações, de igual forma complementares e conflituantes - uma base rica, porém desafiadora, para operar.
 
Em síntese, este tem sido um projeto inspirador e desafiante! Desafiante, porque é um projeto diferente que pretende fazer pesquisa com uma forte ligação entre a academia e a sociedade e, por isso mesmo, é também muito inspirador. Achamos que tem dado importantes passos para fomentar a aprendizagem conjunta e inter-sectorial, realçando a importância de criar redes e parcerias, o que permite fazer investigação de uma forma mais criativa, mais inovadora e com maior impacto.
 
Fazer parte de uma rede viva em formação, como é este projeto, significa uma evolução dinâmica de relações dentro de um grupo diverso, e, desta forma, com implicações metodológicas – exigindo uma flexibilidade de adaptação. Ainda assim, a profunda imersão de todos os participantes (investigadores e pilotos) no processo de investigação tem representado exemplos positivos de co-criação de conhecimento.
 
 
1.2 De entre os resultados alcançados, há alguns que gostariam de destacar?
 
São vários os resultados que poderiam ser enumerados: contributo para a definição do conceito de turismo criativo; catalisador do desenvolvimento de uma rede de 40 entidades para promoção de ofertas de turismo criativo nas 4 regiões envolvidas; incentivo de práticas inovadoras de turismo, inspiradas em novos tipos de atividades criativas e artísticas, articulando o local, o vernáculo e as especificidades de lugares em concreto; entre outros.
 
Podemos ainda destacar o contributo do projeto para olhar o turismo como uma forma potencial de desenvolvimento sustentável. Um turismo inspirado nos recursos locais (culturais, humanos e outros), feito de uma forma mais humana e com significado. Estamos, portanto, a falar de novos modelos de turismo criativo baseados em cultura intangível e atividades criativas contemporâneas que podem expandir a "atração" de áreas rurais e remotas. Os lugares e os territórios são uma inspiração, cheios de significados, sentimentos e histórias – estes são os elementos diferenciadores que levam ao aumento da competitividade territorial.
 
Adicionalmente, o CREATOUR inspirou ainda outros investigadores, organizações e municípios, nacional e internacionalmente, com “spin-offs” já lançados nos Açores (“CREATOUR Azores”) e um projeto no norte da Colúmbia Britânica e no Território de Yukon, no Canadá.
 
 
1.3 Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da Vossa empresa?
 
O financiamento do COMPETE2020 foi um suporte essencial para possibilitar que esta experiência de I&D, bem como a diversificação das ofertas turísticas, ocorressem nesta escala. Permitiu uma massa crítica e uma elevada diversidade no projeto, ao mesmo tempo que estabeleceu vínculos entre equipas interdisciplinares nos 5 centros de investigação parceiros, que não haviam trabalhado em conjunto antes.
 
Consideramos que lançou as bases para uma nova forma de ensino e investigação em turismo criativo nos 5 centros de investigação parceiros, ampliando e desenvolvendo os pontos fortes existentes em áreas de estudo relacionadas.
 
O desafio lançado no concurso e o financiamento obtido permitiram a abordagem inovadora deste projeto de investigação e aplicação. Isto levou-nos a trabalhar de uma maneira diferente, a inovar novos processos de pesquisa e partilha de conhecimento, bem como dedicar mais atenção às estratégias e formação relacionadas com a troca e produção conjunta de conhecimentos entre investigação e prática.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto CREATOUR, no âmbito do Programa de Atividades Conjuntas (PAC), é cofinanciado pelo Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
 
O projeto é promovido pelo Centro de Estudos Sociais e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), envolvendo um investimento elegível de 1,8 milhões de euros, a que corresponde um incentivo de 1,3 milhões de euros.
 
 
3. Links
 
 
 

23/10/2019 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia