CREATOUR: Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais

Enquadramento

CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais / criativas e outras partes interessadas localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.

O projeto integra abordagens teóricas e metodológicas de desenvolvimento cultural e setor criativo, turismo e desenvolvimento regional e está estruturado de acordo com as dimensões-chave para a valorização do sector criativo:

1) construir conhecimento e capacidade,

2) apoiar o desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao lugar, e

3) reforçar a formação de redes e clusters.

O objetivo geral é desenvolver uma abordagem  integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais, fortalecendo ligações dentro e entre regiões portuguesas.

CREATOUR entrelaça teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo.

Em face da base de conhecimento inexistente sobre o turismo criativo em Portugal, e limitado e fraturado sobre o turismo em pequenas cidades e áreas rurais em geral, o CREATOUR desenvolve um quadro de investigação multidisciplinar para robustecer e contextualizar as atividades e análises.

 

Projeto

O projeto CREATOUR tem como objetivo aliar atividades de investigação e atividades demonstrativas para desenvolver uma abordagem integrada sobre o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal. O projeto organiza-­se segundo dimensões-chave para favorecer a valorização e crescimento do sector criativo:

1) criar conhecimento,

2) promover o desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao território e

3) fortalecer a formação de redes e os fenómenos de aglomeração.

O CREATOUR vai desenvolver-­se no período 2016-­2019, e consiste numa iniciativa de investigação multidisciplinar com formato de demonstração baseada em processos colaborativos, que envolve cinco centros de investigação:

  1. Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra como entidade promotora
  2. CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora
  3. CIEO -Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Universidade do Algarve
  4. DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)
  5. Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho | >Lab2PT, Landscape, Heritage and Territory Laboratory, Universidade do Minho

O projeto CREATOUR conta ainda com um Conselho Consultivo que inclui membros de reputação nacional e internacional como os investigadores Professor Doutor Greg Richards (Universidade de Tilburg, Holanda) e Doutor Patrick Brouder (Universidade de Brock, Canadá), bem como a International Creative Tourism Network, a ADDICT -Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas e a CIMAC -­ Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

O objetivo geral do CREATOUR é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centrada no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais, fortalecendo ligações dentro e entre regiões portuguesas. Entrelaça teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo.

 

O projeto CREATOUR vai permitir:

  1. promover o conhecimento dos sectores criativo / cultural e turístico nas pequenas cidades e zonas rurais de Portugal;
  2. catalisar o desenvolvimento de uma rede de 40 ofertas de turismo criativo;
  3. conceber o desenvolvimento profissional e eventos de co-aprendizagem através de IdeaLabs regionais e nacionais;
  4. avaliar o desenvolvimento, receção e impactos dos projetos pilotos de turismo criativo;
  5. organizar três conferências internacionais anuais;
  6. e desenvolver cursos de formação avançada e uma série de publicações direcionadas a investigadores, profissionais e agentes envolvidos na formulação de políticas.

A primeira conferência internacional «The State of the Art in Creative Tourism: Leading Research | Advanced Practices | Future Trajectories», desenvolvida pelo CREATOUR, decorreu em Coimbra, nos dias 1 e 2 de junho de 2017.

 

Apoio

O projeto CREATOUR é financiado pelo Programa de Atividades Conjuntas (PAC) do Portugal 2020, através do COMPETE 2020, POR Lisboa, POR Algarve e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O projeto é promovido pelo Centro de Estudos Sociais e conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica (SAICT), envolvendo um Investimento elegível de 1,8 milhões euros o que resultou num Incentivo de 1,3 milhões euros.

 

Iniciativas de Interesse

Chamada de Projetos de “Turismo Criativo”

O projeto CREATOUR (“Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”) procurou propostas de todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) que tencionassem desenvolver e implementar projetos de turismo criativo.

Vinte propostas foram selecionadas para:

(a) desenvolver iniciativas-piloto na área do turismo criativo, nos próximos três anos, com a colaboração do projecto CREATOUR,

(b) e para participar em IdeaLabs (eventos) regionais e nacionais onde estas iniciativas-piloto deverão ser reajustadas, apresentadas e discutidas.

>Projetos selecionados na 1.a Chamada de Projetos Culturais/Criativos no âmbito do projeto CREATOUR [março de 2017]

 

Programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias

O programa Ciência Viva no Laboratório - Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF) - proporciona aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica. Este ano, o CES propõe dois estágios sendo um deles relacionado com o projeto CREATOUR.

Estágio 1 | «Investigação para o desenvolvimento de uma rede de turismo criativo em Portugal» (CREATOUR)

Investigador/a responsáveis: Nancy Duxbury e Tiago Castro

Nº Alunos: 6 Anos: 10º/11º/12º Data: 17 Julho 2017 – 21 Julho 2017 | 09h30-18h30 Local: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra Inscrições emhttp://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2017

 

Informações

Site | http://www.ces.uc.pt/creatour/

11/07/2017 , Por Célia Pinto