FusionPole: Reutilização de postes de Pinheiro bravo

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto FusionPole visa a reutilização da madeira sã de postes de madeira de telecomunicações, retirados de serviço, no fabrico de postes compósitos, um produto inovador e configurável e com durabilidade, propriedades mecânicas e resistência ao fogo superiores ao comum poste de madeira.
 
Desenvolvido de maio de 2020 a abril de 2023, o consórcio deste projeto é composto pela empresa Pedrosa e Irmãos (promotor Líder), o Centro de Inovação e Competências da Floresta (SerQ), a Universidade de Coimbra (UC) e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
 
Em declarações ao COMPETE 2020, José Saporiti Machado, Investigador Auxiliar no LNEC sintetiza este projeto e a importância do apoio dos fundos comunitários.
 
 
1. Síntese
 
O suporte das linhas telefónicas é praticamente feito com uso exclusivo de postes de madeira de Pinheiro bravo. Trata-se de um material de qualidade com um baixíssimo nível de processamento, que garante baixos custos em termos económicos, energéticos e impactos ambientais e que existia em grande quantidade. Tendo em conta que um pinheiro até ter dimensão suficiente para produzir um poste médio pode levar entre 30 a 40 anos, e que os incêndios recentes dizimaram grande parte da mancha florestal de Pinheiro bravo nacional, não é expectável que nas próximas décadas se produzam árvores em quantidade e qualidade suficientes para suprir o mercado. Isto irá repercutir-se num aumento acentuado do preço do poste de madeira e, portanto, à perda de competitividade face a outras alternativas menos amigas do ambiente, como postes de betão e/ou ferro. 
 
Assim, o projeto FusionPole visa a reutilização das partes sãs de postes de pinheiro bravo retirados de serviço através da sua junção, de forma a criar postes com as medidas necessárias em termos de comprimento e diâmetro para suprir a procura. Pretende-se igualmente estudar e desenvolver técnicas que permitam que os postes criados possuam uma durabilidade e resistência ao fogo superior, com especial enfase na ligação de junção. 
 
 
2. Testemunho | José Saporiti Machado, Investigador Auxiliar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil
 
José Saporiti Machado | Investigador Auxiliar no LNEC
 
O projeto insere-se no âmbito da utilização de postes de madeira como suporte de linhas aéreas para telecomunicações, tendo como objetivos: 
a) atingir uma maior eficiência na utilização de recursos naturais; 
b) contribuir para um modelo de economia circular através da reutilização da parte sã de postes de pinheiro bravo retirados de serviço; 
c) melhorar o comportamento ao fogo dos postes de forma a limitar o seu potencial contributo para a propagação do incêndio em situações de fogo rasteiro, seguindo as recomendações emanadas da ANACOM em 2018 após os grandes incêndios de 2017.
 
A atividade desenvolvida neste primeiro ano envolve a definição de um procedimento de seleção e recolha de postes de serviço, definição do processo de avaliação do estado de conservação dos postes, estabelecimento de critérios de suporte à seleção da fração do poste reutilizável, avaliação da resistência e determinação da perda de eficácia do tratamento preservador devido ao tempo em serviço.
 
 
Neste âmbito foi já recolhido um lote inicial de postes, tendo sido realizados ensaios e recolha de amostras para subsequente ensaio laboratorial e análise dos dados. Novos postes estão de momento a ser avaliados para recolha e ensaio.   
 
 
A atividade compreendeu igualmente a elaboração de um relatório preliminar do estado dos conhecimentos relativo à tipologia de ligações de topo madeira-madeira, sendo este documento a base para o desenvolvimento de ligações entre a fração dos postes em serviço e o novo troço de madeira. Estas ligações deverão resistir a momentos fletores, apresentar bom comportamento à fadiga e requerer uma baixa complexidade de execução. 
 
Na atividade relativa ao comportamento ao fogo, foi efetuado um levantamento de soluções e produtos existentes no mercado. Este levantamento permitiu definir quatro produtos comercializados por empresas nacionais e que serão agora alvo de ensaio conduzidos na Unidade de Reação ao Fogo do LNEC (URF-LNEC), numa perspetiva de seleção de soluções para o ensaio final de protótipos de postes reconstruídos em situação de simulação de fogo real. 
 
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto FusionPole envolveu um investimento elegível de 475 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 283 mil euros.
 
4. Links
 
 

21/05/2021 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia