HortiCover: Melhoria dos sistemas agrícolas de monocultura com recurso a culturas de cobertura

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projeto HortiCover visa desenvolver tecnologias que contribuíam para a melhoria da proteção das culturas e para a diminuição da dependência e uso exclusivo de pesticidas, explica Ana Barradas, Diretora de I+D da Fertiprado.
 
1. Síntese
 
A introdução de culturas de cobertura no itinerário técnico dos sistemas de monocultura intensiva que predominam na região do Vale do Tejo tem mostrado resultados muito positivos relativamente a bioindicadores do solo (Grupo Operacional MaisSolo), em especial quando utilizadas consociações de gramíneas e leguminosas. No entanto, o ciclo destas consociações carece de ser ajustado ao sistema cultural da região.
 
Com o projeto HortiCover pretende-se desenvolver novas misturas biodiversas contendo espécies de ciclo curto que, para além de proporcionarem uma melhor integração no sistema agrícola, promovam o enriquecimento do solo em organismos benéficos (microrganismos, nemátodes, artrópodes, anelídeos), representem uma resposta adequada ao problema atual das alterações climáticas e contribuam para a sustentabilidade dos sistemas horto-industriais.
 
 
2. Testemunho de Ana Barradas, Diretora de I+D da Fertiprado 
 
Ana Barradas | Diretora de I+D da Fertiprado 
 
O HortiCover tem como objetivo desenvolver produtos, cuja composição será uma mistura de sementes biodiversas devidamente selecionadas, a serem utilizados nas culturas de cobertura no Vale do Tejo durante o outono-inverno, contribuindo para uma reutilização dos nutrientes, maior biodiversidade no solo e sequestro de carbono.
O desenvolvimento das misturas está alinhado com o Eixo Temático 4 - Recursos Naturais e Ambiente e as suas áreas de atuação, respondendo aos domínios prioritários da Estratégia Nacional de Especialização Inteligente (ENEI):
2.1. Agro-alimentar: Biodiversidade
O HortiCover tem como objetivo desenvolver um novo produto (mistura biodiversa) introduzindo a seleção de ecótipos, que será utilizado como cultura de cobertura no Vale do Tejo. Assim, pretende-se que os produtores agrícolas utilizem estas misturas de sementes durante o período de outono - inverno contribuindo para o aumento da biodiversidade do solo. De facto, a introdução de culturas de cobertura à base de consociações de leguminosas e gramíneas no itinerário técnico das monoculturas intensivas tem o potencial de restabelecer o equilíbrio estável do solo e a sua capacidade de infiltração e retenção de água, promovendo a biodiversidade, aumentando a atividade biológica do solo e favorecendo os organismos benéficos.
Adicionalmente, salienta-se o total enquadramento desta proposta nas mais recentes estratégias temáticas com preocupações de sustentabilidade dos sistemas agrícolas, designadas pela Comissão Europeia como “Reforçar a resiliência da Europa” – travar a perda de biodiversidade e criar um sistema alimentar saudável e sustentável, que engloba a estratégia de Biodiversidade com o objetivo de trazer a natureza de volta às nossas vidas – e “Estratégia do Prado ao Prato” – defesa de um sistema alimentar justo, saudável e amigo do ambiente.
 
 
2.2. Água e Ambiente: Uso eficiente dos solos e ordenamento
Os sistemas agrícolas de monocultura apresentam sérios problemas fitossanitários devido a pragas e doenças, que implicam o aumento de tratamentos inseticidas que, por sua vez, conduzem à contaminação do solo e da água e à perda de biodiversidade, determinando o empobrecimento do solo ao nível de certos nutrientes, como o carbono, e o aumento da suscetibilidade aos agentes erosivos.
O HortiCover vem fomentar culturas que incluam sementes de gramíneas e leguminosas, com espécies de ciclo curto adaptadas às alterações climáticas e com efeitos positivos ao nível da gestão dos recursos e do uso eficiente dos solos, uma vez que estarão a ocupar o solo num período em que este, tradicionalmente, se encontra sem culturas.
A incorporação de misturas de cobertura nos sistemas de produção promove melhorias nas condições físico-químicas do solo e aumenta o rendimento das culturas principais, poderá contribuir para um maior incremento do sequestro de carbono e para o aumento da adição de resíduos não colhidos ao solo, favorecendo a acumulação de matéria orgânica. Além disso, a substituição parcial dos fertilizantes minerais pelo azoto fixado biologicamente pelas leguminosas pode resultar numa diminuição na libertação de N2O, diminuindo a libertação de gases com efeito de estufa.
Assim, este projeto pretende contribuir para o conhecimento, conservação, proteção, valorização e sustentabilidade da biodiversidade, privilegiando as espécies autóctones e os recursos genéticos endógenos – plantas e microrganismos, não só na região do Vale do Tejo, mas também em outras regiões, cuja divulgação junto do público-alvo permitirá potenciar os benefícios da utilização dos produtos desenvolvidos com este projeto.
O COMPETE 2020, além do incentivo à investigação e desenvolvimento tecnológico a nível empresarial, permitiu a integração de copromotores (INIAV, IPSantarém/ESA e COTHN/CC), que se unem à FERTIPRADO na recolha de um vasto conjunto de dados que se traduzirão em informação relativa às mais-valias das misturas desenvolvidas, em termos de indicadores de sustentabilidade, e que serão utilizados como ferramentas de marketing, visando alcançar novos mercados. 
Para além disso, os copromotores permitem o apoio ao nível do desenvolvimento experimental e da instalação dos campos piloto e de demonstração, no território. Mais ainda, pelo conhecimento e ligação que dispõe ao setor horto-industrial, contribuirão para a divulgação dos resultados e do novo produto a ser transacionado pela FERTIPRADO, visando novos utilizadores e mercados.
 
3. Apoio do COMPETE 2020 
 
Cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à I&DT, na vertente em co-promoção, o projeto HortiCover envolveu um investimento elegível de cerca de 327 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 208 mil euros.
 
4. Links
 
Fertiprado – Sementes e Nutrientes, Lda | Website 
Projeto HortiCover | Website 

13/10/2022 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia