Turismo de Portugal apresentou o Centro de Inovação do Turismo

O Turismo de Portugal apresentou no passado dia 22 de maio, o Centro de Inovação do Turismo, um projeto no âmbito do Programa do Turismo 4.0.

TurismodePortugal_GR1

O programa Turismo 4.0 é uma iniciativa conjunta do Ministério da Economia, da Secretaria de Estado do Turismo e do Turismo de Portugal. O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, defendeu que a "digitalização do setor é essencial ao seu crescimento e a implementação do Centro de Inovação do Turismo é o próximo passo lógico a dar".

O Centro de Inovação do Turismo, é uma estrutura para transformar Portugal num “hub global de inovação e desenvolvimento digital” no setor do turismo. Só em 2016, nasceram em Portugal 1500 startups na área do turismo, revelou a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que elogiou a “grande dinâmica” do setor. 

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Fotografia: MIGUEL A. LOPES/LUSA

 

 

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho. Fotografia: MIGUEL A. LOPES/LUSA

 

 

 

 

“Isto não é um lançamento. É a continuação do que tem sido feito de há alguns anos para cá, com a grande capacidade de inovação do país”, referiu a secretária de Estado. 

Jaime Andrez, Presidente do Programa Compete 2020, esteve presente para abordar a questão do financiamento e lembrou que está prevista, no âmbito do programa Indústria 4.0, uma majoração de 10% que se estende também a projetos relacionados com a digitalização do setor do turismo. O sector do turismo já apresentou, de acordo com o responsável, candidaturas a 526 projectos, que correspondem a um incentivo total de 216 milhões de euros. 

- Disponibilizamos a apresentação em formato pdf.

 

Este Centro de Inovação do Turismo, é, de acordo com o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, “uma alavanca para o setor”. Na sessão de encerramento da apresentação, o ministro disse ver, com agrado, que Portugal “não está a seguir os passos dos outros”, mas sim a “dar passos à frente”. 

Uma das funções do Centro de Inovação do Turismo será a de funcionar como laboratório para as startups da área do turismo, recorrendo para o efeito a uma rede de 27 incubadoras com mais de 250 empresas, ao abrigo de um protocolo que já existia e que ditou já a realização de 11 iniciativas.

 

Centro Nacional de Inovação um suporte no crescimento do Turismo

 

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho e o Secretário de Estado da Industria, João Vasconcelos. Fotografia: Hardmusica

 

 

 

 

Fontes: Dinheiro Vivo, Publituris, Jornal Hardmusica e Diário de Notícias.

23/05/2017 , Por Vanda Cardoso Pinheiro