ADDVOLT: Finalista dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI

‘Powerbanks’ para camiões de frio
 
A ADDVOLT - copromotora do projeto “Baterias 2030” cofinanciado pelo COMPETE 2020 - desenvolveu, patenteou e comercializou um sistema pioneiro Plug-in para alimentar o sistema de refrigeração em modo eléctrico, reduzindo o desperdício no transporte, consumo de combustível e emissões.
 
 
 
1. Enquadramento
 
Já foram apuradas as seis empresas finalistas para o Prémio PME Inovação COTEC-BPI; iniciativa que desde a sua criação (em 2005), distingue anualmente PME que se tenha destacado pela sua liderança, cultura, boas práticas de gestão, crescimento e criação de valor assente na utilização de conhecimento e inovação. O vencedor será anunciado a 30 de novembro de 2022, no encontro PME Inovação.
 
Alimentação funcional de alto valor, Vestuário para alta competição, Máquinas de controlo industrial, Vinhos distintos, Processamento de linguagem e Eletrificação do transporte de frio são as áreas de actuação das seis empresas finalistas.
 
 
Eis os projetos finalistas:
 
> ‘Powerbanks’ para camiões de frio: consiste num sistema pioneiro Plug-in para alimentar o sistema de refrigeração em modo eléctrico, reduzindo o desperdício no transporte, consumo de combustível e emissões. O projeto pertence à empresa ADDVOLT.
 
> Garantir a integridade da produção industrial: a CONTROLAR realiza sistemas inteligentes de teste e de automação para linhas de produção industrial em sectores tão exigentes com o automóvel, aeroespacial e a defesa.
 
> Alimentos funcionais de alto valor: A ITS-ETSA recolhe e transforma sub-produtos de origem animal, a nível industrial, em produtos funcionais de elevado valor económico para alimentação animal e humana, entre outras aplicações, garantido a segurança e controlo da cadeia alimentar.
 
> Produzir ‘vinhos perfeitos’: A Casa NIEPOORT, com quintas em cinco regiões vinícolas, “interpreta” solos, climas e castas para produzir vinhos diferenciados de alta qualidade, reconhecidos mundialmente, que combinam saber com tradição vitivinícola e as possibilidades da biodinâmica.
 
> Na alta-roda da competição desportiva: a P&R é especializada no desenvolvimento de produtos de vestuário técnico desportivo para alta competição, com elevada exigência de desempenho e adaptados às morfologias individuais dos atletas.
 
> Transcrição automática da linguagem humana: Os produtos da VOICEINTERACTION convertem em texto, legendam e analisam o conteúdo da linguagem humana a partir de algoritmos de modelação linguística e tecnologias de aprendizagem automática.
 
2. Sobre a Addvolt & COMPETE 2020 
 
Criada em 2014 no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a AddVolt desenvolveu o primeiro sistema Plug-in Elétrico do mundo para o setor do transporte. A sua tecnologia patenteada eletrifica as unidades de refrigeração dos veículos reduzindo a dependência do diesel, o nível de ruído e as emissões de CO2. Ao mesmo tempo, a AddVolt contribui para a redução da pegada de carbono e tem um impacto amplo e positivo na qualidade de vida do motorista.
 
Esta empresa portuguesa é um dos 23 copromotores do projeto mobilizador Baterias 2030 - cofinanciado pelo COMPETE 2020 - que alavanca a ciência e a tecnologia em torno da temática da produção, armazenamento e gestão sustentável de energia.
 
Este projeto está focado no desenvolvimento de tecnologias aplicadas às baterias do futuro e à sua transferência para o ambiente urbano.
 
Saiba mais sobre este projeto no artigo “Baterias 2030: Projeto nacional investe em formas alternativas de gestão de energia” e na entrevista de Susana Braga, administradora da DST Solar “Baterias 2030: Produção, armazenamento e gestão sustentável de energia”  
 
3. Links
 
 
Entrevista de Susana Braga, administradora da DST Solar | “Baterias 2030: Produção, armazenamento e gestão sustentável de energia” 
 
 
 

24/11/2022 , Por Cátia Silva Pinto
COMPETE 2020