COMPETE 2020 alavanca investimento da Solancis para aumento da capacidade de produção e inovação

Em declarações ao COMPETE 2020, Samuel Delgado, Administrador da empresa sintetiza o projeto cofinanciado pelo COMPETE 2020 que permitiu à Solancis “concretizar um grande investimento, aumentando a sua capacidade de produção, inovação e eficiência, preparando a empresa para o novo paradigma da Indústria 4.0”.
 
 
1. Síntese
 
Em declarações ao COMPETE 2020, Samuel Delgado, Administrador da Solancis sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa do Setor da Pedra Natural e a importância do apoio do COMPETE 2020 no âmbito do projeto “Manufacturing the Future by Solancis”.
 
 
“O apoio do COMPETE 2020 permitiu à empresa concretizar um grande investimento, aumentando a sua capacidade de produção, inovação e eficiência, preparando a empresa para o novo paradigma da Indústria 4.0.
Sem este apoio não teria sido possível realizar este investimento em 24 meses.
Destaca-se o aumento da produção, inovação, automatização e a combinação de várias tecnologias para a integração de atividades. Assim a empresa consegue manter o seu posicionamento no mercado de forma competitiva face aos países extracomunitários e diferenciadora face a concorrentes dos países mais evoluídos.”

 

2. Sobre o projeto “Manufacturing the Future by Solancis”
 
2.1. Enquadramento
 
SOLANCIS, empresa do Setor da Pedra Natural, iniciou a sua história na década de 1900, quando a extração e a transformação de pedra natural se faziam apenas com a ajuda de alavancas e serrotes. Atualmente a empresa é detentora de tecnologias de ponta e metodologias inovadoras, sendo uma das Empresas Líder do Setor da Pedra Natural em Portugal, e uma das mais fortes a nível Europeu.
 
2.2. Âmbito
 
O presente projeto visou reforçar a competitividade da empresa pela via da inovação.
Com este projeto, a empresa definiu como objetivo aumentar a sua capacidade de produção em cerca de 25%.
Para este aumento da capacidade de produção e aumento da inovação, a SOLANCIS aumentou a capacidade instalada, através do conceito de Fábrica do Futuro, aumentando a automatização e combinando várias tecnologias para a integração de todas as atividades.
O aumento da capacidade de produção continuou a respeitar a gestão lean (fazer mais, com menos, em menos tempo e melhor) e o modelo de negócio da SOLANCIS: apostar na produção de obra à medida.
 
2.3. Objetivos
 
O Plano de Investimento incidiu sobre um número alargado de áreas funcionais da Empresa, nomeadamente as Pedreiras, a Fábrica, os Escritórios e Showroom.
Os investimentos subdividiram-se em 6 grandes categorias:
Remodelação e ampliação de instalações.
Hardware e Software informático e Comunicações.
Equipamentos de produção - para a Extração e Transformação.
Equipamentos de movimentação de cargas - para a Extração e Transformação.
Equipamentos para controlo e optimização do consumo energético e controlo do desempenho dos equipamentos.
Equipamentos de tratamento de resíduos e subprodutos.
 
2.4. Resultados
 
Pelos resultados alcançados e posicionamento no mercado, a empresa SOLANCIS foi uma das empresas selecionadas, a nível nacional pela COTEC PORTUGAL e a AESE Business School, para participar em iniciativas de promoção e divulgação das melhores práticas em Gestão Industrial.
 
3. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “Manufacturing the Future by Solancis” contou com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Inovação, envolvendo um investimento elegível de cerca de 7 milhões de euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 4 milhões de euros.
 
4. Links úteis
 

08/05/2018 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa