Pense Indústria i4.0

O Pense Indústria pretende de uma forma consistente, inovadora e prática, sensibilizar um largo conjunto de jovens para as atividades de base industrial e com isso, orientar estes jovens, no curto prazo, para atividades formativas ligadas à tecnologia, inovação e empreendedorismo, mas também, no médio prazo permitir-lhes um acesso mais fácil ao mundo laboral exercendo profissões relacionadas com a indústria.

Em declarações ao o COMPETE 2020, Sofia Pelayo, responsável do do Pense Indústria i4.0 falou do projeto e da importância dos Fundos Europeus:

Sofia Pelayo | Responsável do Pense Indústria i4.0
 

“A implementação do Pense Indústria i4.0 tem decorrido com muito entusiasmo!

Apesar de estarmos a viver um ano letivo atípico, conseguimos chegar às escolas e aos jovens e criar pontes entre o meio empresarial e a comunidade escolar.  Tem sido muito gratificante acompanhar a motivação e o interesse dos jovens pelas áreas tecnológicas, pelas temáticas abordadas e pelas atividades deste projeto.  A pandemia veio, de certo modo, acelerar a necessidade de evolução tecnológica e digital, o que torna ainda mais urgente a atração de talentos para os vários sectores industriais. 

Os Centros Tecnológicos estão 100% empenhados neste grande desafio de cativar os jovens para a qualificação e um futuro profissional de sucesso na Indústria.

A aposta do COMPETE 2020 nesta iniciativa é da maior importância para a vitalidade e sustentabilidade da indústria portuguesa.”

 

Enquadramento

A Estratégia de política industrial da UE sublinha a importância de reforçar a base industrial como um elemento essencial do futuro da Europa, tendo em conta que a indústria europeia continua a ser um dos principais motores da produtividade, do crescimento, da inovação e do emprego e uma pedra angular da prosperidade económica da Europa; reitera que um mercado interno plenamente funcional na era digital é um pilar fundamental para reforçar a competitividade industrial; apela à rápida execução das prioridades estratégicas a respeito da digitalização; salienta que é necessária uma abordagem estratégica estruturada e global a longo prazo; destaca que estimular o crescimento industrial da União exige ter as competências certas, e que aproveitar a transição digital, nomeadamente, exige uma resposta das competências digitais, bem como de licenciados em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, entre outros.

A aposta do Projeto Pense Indústria i4.0, na orientação e capacitação de jovens é importante, pois contempla uma visão de longo alcance, necessária à sustentabilidade das atividades de base industrial que são cruciais para o desenvolvimento social e económico, nos contextos nacional e europeu. É uma aposta para se garantir a captação de Recursos Humanos qualificados, sem os quais, nenhuma estratégia será eficaz.

O Projeto

O Projeto Pense indústria i4.0 pretende contribuir para a valorização dos jovens, enquanto agentes de mudança e progresso, e para a competitividade da indústria através da atração e captação de novos talentos.

No âmbito do projeto estão pensadas as seguintes atividades dirigidas aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário: Sessões de Sensibilização com Demonstração de Tecnologias Industriais i4.0, e outros; Laboratórios de Tecnologias i4.0 e Visitas de Imersão a Empresas e Centros Demonstradores i4.0; Concursos de Ferramentas Digitais i4.0 e empreendedorismo: F1inschools; e Concurso Nacional “Isto é uma ideia IoT”.

Deste modo, pretende-se com o projeto, no curto prazo estimular os jovens participantes a fazerem escolhas educativas/formativas ligadas às tecnologias, inovação e empreendedorismo, e no médio prazo, a enveredarem por profissões, nomeadamente no âmbito do Design e Criatividade, I&D+I e Produção; digitalização de processos, mercado digital, indústria 4.0., descarbonização e transição energética, economia circular e sustentabilidade.

O Projeto Pense Indústria i4.0 vai aproveitar as redes de colaboração e parcerias que os Centros Tecnológicos têm estabelecido ao longo dos anos, para envolver na implementação do projeto atores relevantes, dos quais se destacam as empresas, as universidades e politécnicos, as escolas, os municípios e diversos membros da comunidade educativa. O envolvimento das famílias, como parte da comunidade educativa está também considerado, quer através do apoio e autorização dada aos alunos para a frequência do projeto, quer através da sua própria mobilização para atividades. O projeto apostará no crescimento e consolidação da comunidade Pense Indústria. De salientar ainda o restabelecimento/reforço da colaboração com o INPI Instituto da Propriedade Industrial, na transmissão de conhecimentos inerentes à propriedade industrial e no apoio à atividade “Isto é uma ideia IoT”.

Sendo uma possibilidade que nos próximos meses existam constrangimentos no que se refere mobilidade e à concentração de pessoas por causa da pandemia provocada pelo COVID-19, os Centros Tecnológicos como entidades certificadas para formação e com saberes e experiência acumulada no âmbito das tecnologias digitais estão preparados para cenários de formação síncrona, assíncrona, teletrabalho, etc., que se podem adaptar a iniciativas de sensibilização e demonstração permitindo, se necessário, alinhar com um eventual funcionamento fora da normalidade por parte das escolas, minimizando eventuais dificuldades de participação dos jovens e professores.

Em suma, o Projeto Pense Indústria i4.0 pretende sensibilizar os jovens para os desafios da Indústria e demonstrar o interesse de cursos e profissões relacionados com a mesma. Deste modo, atuará na prevenção da escassez de Recursos Humanos qualificados e motivados para trabalhar na indústria. Por outro lado, o projeto proporciona a capacitação dos jovens e desenvolvimento de skills muito relevantes para o emprego e para a competitividade das empresas.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 3 milhões de euros o que resultou num incentivo FSE de cerca de 2,6 milhões de euros.

04/05/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa