Como carregar sensores subaquáticos através de wireless?

Entrevistámos Luís Pessoa, Investigador Sénior responsável pelo projeto Endurance do INESC TEC, cujo principal objetivo é o desenvolvimento de um sistema de transferência de energia sem fios em ambiente subaquático, um sistema de comunicações óticas subaquático, e um sistema de navegação e perceção.

Como explica o responsável do projeto, Luís Pessoa, investigador do CTM, o objetivo é transpor “o conhecido conceito de RFID (Radio-Frequency Identification) para o mundo subaquático”.
 
 
1. Entrevista
 
• Qual o ponto de situação do projeto?
 
O projeto encontra-se na fase de integração dos vários desenvolvimentos, nomeadamente 1) sistema de transferência de energia sem fios em ambiente subaquático, 2) sistema de comunicações óticas subaquático e 3) sistema de navegação e percepção. Concluída esta fase, serão conduzidos os testes do protótipo integrado, numa primeira fase em ambiente laboratorial, e numa segunda fase, em ambiente real. Devido a atrasos nos trabalhos laboratoriais provocados pela COVID19, o projeto foi estendido até ao final de 2020.
 
 
• De entre os resultados alcançados, há algum que gostaria de destacar?
 
O projeto conta já com 5 publicações em conferências internacionais, 1 capítulo de livro, 1 patente, e um artigo de revista em revisão. Realço o trabalho que resultou no capítulo de livro.
 
Este foi um trabalho onde foi desenvolvido um modelo do canal de comunicações óticas subaquáticas, que permite prever de forma precisa o comportamento de um sistema de comunicações em termos de níveis de potência recebida e largura de banda do canal, em função de diferentes parâmetros ao nível das propriedades do meio subaquático.
 
 
• Qual a mais valia do apoio do COMPETE 2020?
 
O contributo dos fundos provenientes do COMPETE 2020 tem sido extremamente importante para sustentar uma equipa de investigação de alta qualidade composta por doutorados e mestres, a qual tem sido capaz de responder a diversos desafios quer em projetos nacionais, quer projetos H2020, quer sejam de natureza mais científica, ou em parceria com empresas, tendo-nos permitido manter massa crítica e desenvolver estratégias de investigação de longo prazo, sendo disso um exemplo esta linha de investigação na área das comunicações e eletrónica em meios aquáticos.
 
 
2. Apoio do COMPETE 2020
 
O projeto “ENDURANCE: Comunicações e energia sem fios subaquática contribuindo para a presença de longo prazo no mar profundo” conta com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do SAICT - Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica envolvendo um investimento elegível de cerca de 239 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 203 mil euros.
 
 
 

28/05/2020 , Por Cátia Silva Pinto