Soluções inovadoras de preservação da vida, da segurança pública e do bem-estar do cidadão

A tecnologia desempenha um papel importante nestes tempos incertos de pandemia. A empresa TOMI fez vários desenvolvimentos para partilhar informações fidedignas e em tempo real, conforme explicou José Agostinho, CEO em entrevista ao COMPETE 2020. É este o âmbito, aliás, do projeto BIODI que tem desenvolvido serviços baseados na deteção de incidentes de segurança e de salvação, bem como pela consciencialização sobre hábitos saudáveis.
 
Clique na imagem para ver o Video
 
Este vídeo mostra que podem ser emitdas mensagens de sensibilização, em função do número de pessoas detetadas na rua. É sugerida a permanência em casa a quem é detetado sozinho. É recomendada a distância de segurança quando são identificados grupos de pessoas.
 
 
1. Enquadramento do projeto BIODI: Biometria e Detecção de Incidentes
 
Trata-se de uma solução interativa de comunicação e informação urbana que disponibiliza informação no local certo à hora certa. O objetivo do BIODI é aproximar as cidades das pessoas que nela vivem, trabalham ou simplesmente a visitam. É uma inovação user-friendly que promove atividades e pontos de interesse como turismo, cultura, comércio local, serviços públicos, entre outros. É um produto reconhecido mundialmente, tendo já recebido importantes prémios na área de design, inovação, tecnologia e smart cities.
 
“Perante a gravidade da situação atual, provocada pelo novo Coronavírus, o TOMI tomou um papel ativo na procura de soluções e mostra-se empenhado em ajudar desde logo na prevenção e consciencialização”, explicou José Agostinho, CEO da TOMI Portugal. Já iniciaram diversas ações, em parceria com entidades públicas oficiais, nomeadamente:

> “detetar a presença de humanos na rua e emitir mensagens de sensibilização, em função do número de pessoas detetadas. É sugerida a permanência em casa a quem é detetado sozinho. É recomendada a distância de segurança quando são identificados grupos de pessoas”

> “Identificar, e registar, o número de pessoas para posterior análise de dados e estudos de comportamentos e dinâmicas de circulação no decorrer da pandemia”.

 
2. Entrevista 
 
Quais foram os principais desafios com que se depararam no desenvolvimento do projeto BIODI: Biometria e Deteção de Incidentes?
A TOMI Portugal aposta amplamente na estratégia de I&D que dota o TOMI de novas potencialidades e inovações. Com o importante apoio do COMPETE 2020, a TOMI Portugal encontra-se a executar, em parceria com o Instituto de Telecomunicações, o projeto “BIODI: Biometria e Deteção de Incidentes”.
 
O projeto BIODI visa o desenvolvimento de modelos capazes de responder a necessidades no domínio da preservação da vida, da segurança pública e do bem-estar do cidadão. O projeto pretende criar novos serviços para o TOMI a partir da sua base de utilização, da multimédia instalada e da sua localização nos territórios que ocupa, bem como avançar o estado da arte da visão computacional em deteção e identificação biométrica.
 
Os principais desafios na conceção de algoritmos de visão computacional que operam em ambientes públicos a partir de dispositivos outdoor são os seguintes:
 
1) heterogeneidade do ambiente em termos das condições de iluminação, do número de pedestres na rua e consequente número de oclusões, e do ângulo de visão da câmara em relação à via pública;
 
2) necessidade de elevados recursos computacionais para executar os algoritmos de visão computacional em tempo real;
 
3) baixa qualidade dos dados, não só em termos de resolução da câmara, assim como da distância a que os pedestres se encontram do dispositivo neste tipo de ambientes.
De entre os resultados alcançados, há algum que gostariam de destacar?
O European Innovation Partnership on Smart Cities and Communities (EIP-SCC) destaca na medida “Infra Estruturas e processos integrados em energia, TIC e transportes” o papel das TIC na governança de territórios, nomeadamente no sentido de se tornarem no esqueleto crítico de ligação entre infraestruturas e informações em tempo real, que permita a esses territórios mudar de operações reativas para preditivas.
 
Partindo destas preocupações, o projeto BIODI pretende responder a necessidades no domínio da preservação da vida, da segurança pública o do bem-estar do cidadão, a partir de serviços baseados em deteção de incidentes de segurança e de incidentes de salvação, bem como pela consciencialização sobre hábitos saudáveis. 
 
Desta forma, o TOMI responde às necessidades das Smart Cities e utiliza a sua tecnologia inovadora para disponibilizar melhores serviços à governança das cidades e melhor qualidade de vida aos cidadãos.
 
De entre os resultados já alcançados no âmbito do projeto BIODI, destaque para o desenvolvimento do módulo de visão computacional, o qual se encontra já em fase de utilização, utilização essa necessária no âmbito da situação atual (pandemia).
 
Perante a gravidade da situação atual, provocada pelo novo Coronavírus, o TOMI tomou um papel ativo na procura de soluções e mostra-se empenhado em ajudar desde logo na prevenção e consciencialização. Assim iniciámos um conjunto de ações que temos vindo a disponibilizar, em parceria com entidades públicas oficiais, garantindo total alinhamento na luta que é de todos, com as autoridades Nacionais. Para tal, através dos resultados já alcançados no âmbito do projeto BIODI, nomeadamente do desenvolvimento do módulo de visão computacional, tornou-se possível:
 
Detetar a presença de humanos na rua e emitir mensagens de sensibilização, em função do número de pessoas detetadas. É sugerida a permanência em casa a quem é detetado sozinho. É recomendada a distância de segurança quando são identificados grupos de pessoas. 
 
Identificar, e registar, o número de pessoas para posterior análise de dados e estudos de comportamentos e dinâmicas de circulação no decorrer da pandemia.
 
Para além dos desenvolvimentos mencionados, a solução TOMI, nesta fase da pandemia, contemplou diversas ações:
 
Disponibilização de alertas por email para as respetivas entidades do número anormal de pessoas a passar nos locais onde estão TOMIs, cabendo às entidades atuar da forma que entenderem adequada.
 
Desativação da interatividade do equipamento para evitar contágio.
 
Emissão de alertas para dissuadir o toque.
 
Disponibilização de informações fidedignas e oficiais da DGS sobre Covid-19, como recomendações para evitar contágio, medidas preventivas, esclarecimentos sobre o isolamento.
 
Partilha de atualizações dos casos confirmados, alertas e notícias em tempo real através de um inovador dynamic-ad que mostra os últimos tweets das entidades nacionais de saúde.
 
Publicação de alertas locais, em tempo real, em colaboração com municípios, autoridades de saúde e forças policiais, através de uma scrollbar horizontal dinâmico.
 
Divulgação de mensagens de esperança e tranquilidade “Vai ficar tudo bem”.
 
Divulgação de mensagens para a utilização segura de transportes públicos e acesso a serviços públicos, em colaboração com entidades de transportes e entidades governamentais.
 
Os desenvolvimentos apresentados tiveram grande impacto a nível nacional e internacional. Consulte mais informação.
Qual o contributo do COMPETE 2020 para o percurso da vossa empresa?
A TOMI Portugal aposta amplamente numa estratégia de investigação e desenvolvimento que dota o TOMI de novas potencialidades e inovações. Já em 2011, a TOMI Portugal fez o pedido de registo de patente para o TOMI que foi recentemente aceite. A concessão da patente vem confirmar a sua exclusividade para explorar esta invenção, bem como mostrar que o TOMI é uma inovação completamente distinta e única. Única também na sua capacidade de adaptação às necessidades (atuais) das pessoas e das cidades.
 
Apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), na vertente em co-promoção, o projeto BIODI envolveu um investimento elegível de cerca de 397 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 275 mil euros.
 
O presente projeto, de uma forma objetiva, permitiu já à Empresa disponibilizar informações e alertas importantes para todos neste momento difícil que o país atravessa.
 
 
3. Links
 
 
 
Tomi World LDA 

29/04/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia
FEEI