Easy Platform - Desenvolvimento de soluções inovadoras para acesso suspenso multi-weather

Cofinanciado pelo COMPETE 2020, o projecto Easy Platform resulta do consórcio entre a Eptune Engineering, um end-user; OnRope Lda e de um centro interface o ISQ e que visa criar soluções e tecnologias para permitir que a manutenção de pás eólicas possa ser feita em condições meteorológicas adversas. 
 
Em declarações ao COMPETE 2020, João Pedro Loureiro, Co-Founder e CEO da Eptune Engineering sintetiza a estratégia levada a cabo pela empresa, faz um ponto de situação sobre o projeto Easy Platform - destacando a parceria com a OnRope Lda e o ISQ - e a importância do apoio do COMPETE 2020.
 
João Pedro Loureiro, Co-Founder e CEO da Eptune Engineering
 
1. Enquadramento
 
O acesso exterior a torres eólicas para inspeção e manutenção é feito maioritariamente por plataformas metálicas, que só recentemente foram adaptados à geometria das pás e torres e estão muito limitados quanto às condições meteorológicas durante as quais se podem operar, de tal maneira que tipicamente só podem ser usados em cerca de 35% dos dias do ano. Esta limitação cria grandes perdas económicas na produção energética do aerogerador que pode ficar inoperacional durante dias ou semanas. 
 
 
 
Assim o projeto EasyPlatform visa desenvolver as tecnologias acessórias que permitirão que os trabalhos em altura possam decorrer em condição multi-weather. Para atingir este objetivo uma série de soluções inovadoras são propostas, tornando possível que as temporadas de manutenção passem das 20/25 semanas por ano, para 35/40. 
 
 
2. Objetivos Estratégicos 
 
Visam investigar e desenvolver:
2.1. Soluções que permitam realizar operações de manutenção em pás e torres em condições meteorológicas adversas, tais como chuva, humidade relativa elevada, vento moderado, período nocturno. E assim, aumentar os dias do ano em que é possível executar operações de manutenção de 35% para 70%.
2.2. Novas competências científicas em áreas estratégicas para o crescimento das empresas deste consórcio.
2.3. Uma camara de aplicação rápida e flexível que permita criar uma atmosfera protegida a nível de chuva e controlada ao nível da humidade e temperatura, e que envolva: a região a ser reparada, os técnicos e os equipamentos necessários.
2.4. Sistemas de ancoragem secundários, à torre e á pá, que permitam estabilizar e mobilizar a plataforma sob a influência de vento até 13m/s.
 
Serão realizados um conjunto de testes e ensaios necessários à verificação da viabilidade das soluções tecnológicas.
 
3. Cofinaciamento
 
O projeto Easy Platform contou com o cofinanciamento do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos á I&DT Empresarial, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de cerca de 303 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 218 mil euros.
 
4. Status
 
De forma a garantir que o projeto adere à realidade foram feitas várias reuniões com potenciais interessados bem como o acompanhamento de uma sessão de manutenção. O projeto está ainda numa fase de desenvolvimento de tecnologia tendo sido algumas das inovações validadas em ambiente laboratorial. Destas inovações já se afigura uma vantagem competitiva que irá ser convertida na submissão de uma patente a breve prazo. 
 
Este incentivo foi muito importante para que o nível de risco de desenvolvimento das inovações pudesse ser reduzido e desta forma tecnologia de elevado nível tecnológico possa ser estudada. Isto consubstanciou-se em que um dos elementos já investigado no âmbito deste projeto já está a progredir para níveis de TRL mais elevados, que possam validar de uma forma mais abrangente o benefício da solução e ir ao encontro do interesse identificado no sistema.
 
 
 
 

17/12/2020 , Por Cátia Silva Pinto
Portugal 2020
COMPETE 2020
União Europeia