SIMPLIFIED + proteção da propriedade intelectual e industrial através de um pedido de patente

O projeto SIMPLIFIED+ tem como objetivo proceder à proteção da propriedade intelectual e industrial através de um pedido de patente Europeia apresentada no INPI ou, alternativamente, na Organização Europeia de Patentes, resultante do projeto em co promoção SIMPLIFIED – Easy Tooth Abutment, cofinanciado pelo Portugal 2020… esclarece Ana Cortez, responsável de IDI da Celoplás.

Enquadramento

O projeto SIMPLIFIED enquadra-se na área médica da cirurgia dentária que se encontra em franca expansão, tentando dar resposta às limitações técnico-científicas existentes no campo das próteses dentárias.

Contudo, apesar das melhorias significativas das técnicas de manufatura da indústria dos componentes que integram os implantes, ainda não foi possível ultrapassar as maiores dificuldades de aplicação ao nível clínico, muito devido à extrema especificidade dos problemas e soluções técnicas adotadas. De facto, são necessários profissionais altamente qualificados para fazerem as próteses dentárias, sendo igualmente um trabalho muito manual e, portanto, diretamente dependente da habilidade individual, aumentando os custos de todo processo.

Numa pesquisa ao estado da arte, é possível encontrar múltiplos sistemas de implantes, tornando difícil para o profissional estar a par da sua existência, com componentes e instrumentos individuais adequados para o uso de cada sistema. Portanto, o próprio fabricante acaba por fidelizar o profissional dentário pela negativa, uma vez que torna o investimento nas ferramentas excessivamente dispendioso, forçando uma utilização continuada. Alternativamente, o profissional é obrigado a adquirir vários sistemas para satisfazer as necessidades dos seus clientes.

O Projeto

Em conversa com o COMPETE 2020, Ana Cortez, responsável IDI da Celoplás explicou o projeto SIMPLIFIED+ e falou da importância dos Fundos Europeus:

Ana Cortez | Responsável IDI da Celoplás

O projeto SIMPLIFIED+ tem como objetivo proceder à proteção da propriedade intelectual e industrial através de um pedido de patente Europeia apresentada no INPI ou, alternativamente, na Organização Europeia de Patentes, resultante do projeto em co promoção SIMPLIFIED – Easy Tooth Abutment, cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT). Este projeto iniciou em julho de 2019 e tem uma duração prevista de 36 meses, sendo já conhecido o Relatório de Pesquisa Europeu, relativo ao pedido de patente realizado. Conta com um investimento inicial de 29.820,00€ e com um incentivo de 14.910,00€.

Em detalhe visa proteger os resultados do Projeto SI&DT Simplified onde foram desenvolvidas soluções inovadoras para fixação de próteses dentárias, com recurso a sistemas totalmente mecânicos. Neste projeto foram ainda desenvolvidos sistemas de apoio à definição da posição relativa do sistema de fixação na prótese em relação ao implante dentário, salvaguardando as tradicionais técnicas de impressão e o recurso a técnicas de recolha de imagem por meios óticos (scanner). Todo o processo de desenvolvimento foi apoiado por Estudos de Elementos Finitos (FEM), com software específico. Para a materialização dos protótipos foram selecionadas matérias-primas disponíveis no mercado e com aprovação de acordo com a classe do dispositivo médico em questão. Estão ainda em curso ensaios pré-clínicos para validação do funcionamento do conceito in-vivo (fora de Portugal). O consórcio liderado pela Celoplás S.A., contou com a participação da Gadget Whisper Lda, a Faculdade de Engenharia de Universidade do Porto (FEUP) e o Instituto Ibérico de Nanotecnologia (INL).

A proteção da propriedade intelectual resultante do Projeto Simplified permitirá salvaguardar o investimento em I&D realizado pelo consórcio e pelo Portugal 2020 e em simultâneo acelerar o time-to-market da invenção.

O apoio do Compete na prossecução dos objetivos a longo prazo da exploração de resultados de projetos de I&D é muito importante. O incentivo concedido permite acelerar todo o processo de avaliação da viabilidade económica e técnica dos resultados alcançados, e em simultâneo fazê-lo com a propriedade intelectual protegida. Achamos por isso que esta tipologia de incentivos é fundamental para a exploração dos resultados de I&D em Portugal.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto é promovido pela Celoplás - Plásticos para a Indústria S.A. e cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistemas de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (Propriedade Intelectual e Industrial), envolvendo um investimento elegível de 30 mil euros, que resultou num incentivo FEDER de cerca de 15 mil euros.

27/04/2021 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa