DDM4Glass: Direct Digital Manufacturing for Molds for Glass

Em conversa com o COMPETE 2020, Jorge Ferreira, sócio gerente da Vidrimolde, falou do valor estratégico do projeto DDM4Glass e da importância dos Fundos Europeus:

     Jorge Ferreira - Sócio-gerente da Vidrimolde

 

"A participação neste projeto prende-se com a constante procura da Vidrimolde de soluções inovadoras para a Industria Vidreira para de alguma forma se demarcar das ofertas de produto tradicional vindas do Extremo Oriente.

O apoio do COMPETE 2020 a este projeto veio permitir o desenvolvimento de atividades I&DT das empresas em colaboração com as Entidades não empresariais do Sistema de I&I, e o apoio financeiro vem de certa forma mitigar o risco da participação em projetos desta natureza."

 

Enquadramento

A empresa Vidrimolde – Indústria Internacional de Moldes, Lda. conta com mais de 25 anos de atividade, dedicando-se ao ramo de atividade dos moldes, tratando da conceção, desenvolvimento, produção e comercialização dos mesmos.

Atualmente a Vidrimolde conta já com um vasto número de máquinas instaladas em múltiplos sectores, posicionando-se assim como uma fábrica com bens de equipamento inovadores, respondendo a um mercado nacional e internacional que procura novas soluções inovadoras. A Vidrimolde no âmbito da atividade de vigilância tecnológica que efetua, aos mercados em que atua, identificou a crescente necessidade/procura de processos de fabrico que permitam produzir ferramentas especificas de valor acrescentado, nomeadamente através de processos de fabrico direto digital (Direct Digital Manufacturing).

O consórcio liderado pela empresa Vidrimolde, composto ainda pela DRT Rapid – Protótipos de Moldes, Lda., especialista em moldes para injeção de termoplásticos e Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto -Instituto Politécnico de Leiria como entidade de I&D, através do projeto DDM4Glass pretende desenvolver soluções, metodologias e estratégias de construção de moldes para vidro através de processos de fabrico direto digital.

O Projeto

Para tal foram identificadas as tecnologias de fabrico que melhor se adequam, tendo em vista o potencial de industrialização da tecnologia e a sua mais-valia para o mercado alvo. Deste modo os processos tecnológicos eleitos foram SLM (Selective Laser Melting), DMLS (Direct Metal Laser Sintering) e processos híbridos, conjugando soluções aditivas (construir um modelo a partir do zero camada a camada a partir de um modelo tridimensional) com subtrativas (um processo onde partimos de um bloco de matéria prima e parcialmente removemos material deste bloco, por exemplo o torneamento), tornando o processo mais eficiente.

Atualmente existem diversos processos de fabrico aditivo e até híbridos (aditivo + subtrativo), conjugando um conjunto alargado de tecnologias num mesmo sistema. O projeto DDM4Glass tem como objetivo produzir moldes para vidro de elevada complexidade para produção de peças de elevado valor acrescentado, e ainda, produzir moldes de alto desempenho em relação aos produzidos através de processos convencionais.

Para tal serão desenvolvidos dois casos de estudo para objetivos distintos. Isto é, haverá lugar ao desenvolvimento de um caso de estudo de uma peça de elevada complexidade, tirando partido das soluções de fabrico aditivo, que de outra forma, seria impossível de produzir. Isto servirá de exemplo para demonstrar as possibilidades que se abrem com o desenvolvimento do presente projeto, bem como os produtos do futuro com a aplicação de fabrico direto digital na indústria dos moldes para vidro. Além disto, será ainda produzido um caso de estudo em que se recriará uma peça já desenvolvida e será feita uma otimização do desempenho do molde, possibilitando a comparação com um molde convencional e apresentar assim os ganhos obtidos através das estratégias e metodologias desenvolvidas.

Para avaliar os resultados produzidos, há ainda o objetivo de recriar condições de processamento através de unidades laboratoriais.

Estes testes serão compostos por dois sistemas distintos, sendo um dirigido ao estudo do desempenho do molde, recriando ciclos repetidos de aquecimento/arrefecimento, resultando num conjunto de dados que permite perceber os ganhos face a um molde convencional, bem como o cruzamento de dados que permitirá perceber os efeitos na estrutura do vidro processado.

Numa outra vertente, será analisado o comportamento do próprio material durante o processo, percebendo assim a influência direta da alteração de parâmetros na microestrutura do vidro, bem como no final do processo.

Com isto, serão recolhidos dados suficientes para delinear estratégias de desenvolvimento de moldes através de soluções de fabrico direto digital.

Com o projeto DDM4Glass a empresa promotora líder, Vidrimolde, posiciona-se, como empresa fornecedora de soluções/produtos inovadoras(es) na área dos moldes para vidro, nomeadamente com novas soluções, metodologias e processos de fabrico. Este projeto permite igualmente à empresa Vidrimolde posicionar-se em novos mercados com elevado potencial de criação de valor acrescentado.

O Apoio do COMPETE 2020

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico em Copromoção, envolvendo um investimento elegível de 830 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 547 mil euros.

Links

Vidrimolde : Website

DRT Rapid: Website

CDRsp | Instituto Politécnico de Leiria: Website | Facebook | Linkedin

17/11/2020 , Por Miguel Freitas
Portugal 2020
COMPETE 2020
Europa